Chapéus e Óculos Solares Para Missionários Mórmons

Dentre os diversos desafios do serviço missionário feito por jovens mórmons, estão os rigores do clima e o esforço físico realizado enquanto vestem “trajes profissionais e conservadores“. Todos os que serviram missões de proselitismo, ou observaram o cotidiano desses jovens, notam que tais trajes nem sempre são tão confortáveis ou adequados ao clima.

missionários mórmons roupas

Missionários SUD com chapéus e óculos de sol (Imagens: lds.org)

Uma recente mudança nas diretrizes de vestuário para missionários de ambos os sexos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias é a possibilidade de usarem chapéus e óculos de sol.  A mudança é muito saudável – literalmente, pois incorpora ao vestuário missionário formas simples e eficazes de proteção solar.

As sugestões da página oficial da Igreja ainda trazem modelos de diferentes origens étnicas e acessórios joviais, mais adequados ao gosto da chamada geração milenial. Dada a ênfase mórmon em vestuário conservador e a certa negligência com que são tratados alguns dos problemas enfrentados por jovens missionários, apesar de pequena, a mudança será provavelmente bem-vinda entre os adolescentes que se preparam para servir missões de tempo integral. Estatísticas oficiais mostram uma queda recente no número de missionários, a qual pode estar relacionada ao contexto maior de evasão de jovens no mormonismo.

Curiosamente, nem tudo é novidade na história dos missionários mórmons. Na década de 1950, missionários  norte-americanos no Brasil usavam chapéus brancos cotidianamente.

Que outras mudanças no vestuário você acha que seriam benéficas para os missionários SUD?

21 comentários sobre “Chapéus e Óculos Solares Para Missionários Mórmons

  1. Eu fico com pé atrás, em geral essas mudanças não vieram sem um preço alto (parece que só quando ocorre algo grave esses que vivem nos escritórios com climatização começa a se preocupar com quem está na rua, mas é especulação). Teria algum neto ou similar deles contraído alguma doença de pele ou mesmo mais grave devido a essa exposição?

    Eu afirmo isso porque diversas vezes durante a missão mudaram regras tacanhas e idiotas só porque viram que geravam mais problemas do que solução.

    Certa vez alguns espertinhos ‘assistentes’ do presidente resolveram que toda missão deveria ter o mesmo horário de sair e voltara para casa. Em Cuiabá saíamos 8h30min para trabalhar, parávamos no almoço e só depois das 15h30min (entre almoço e esse horário poderíamos planejar ou fazer o estudo de alguma coisa) poderíamos retornar à rua. Temperaturas médias nessa cidade, à sombra, beiram 40ºC! Com a nova regra, teríamos que sair só depois das 10h00min. Sair do almoço exatas 13h00min e não parar mais até 21h00min.

    O presidente da missão nem questionou isso e deixou aprovar. Três meses após, depois de fazerem várias divisões em Cuiabá, esses espertinhos resolveram convencer o presidente a retornar com a regra antiga. Eu, pessoalmente, vi os outros sêniores fazerem esses sem noção andaram nas ruas entre 13h00min e 15h30min sem nada para fazer, intencionalmente. Pelo menos dessa vez deu certo.

    Sem grana para tratamentos desse tipo, eu e minha esposa carregamos até hoje manchas na pela por conta dessa exposição desnecessária ao sol sem grana para um protetor solar de qualidade. Até porque, quem foi missionário no Brasil, sabe que a pior hora para tentar ensinar alguém é logo depois do almoço e algumas horas depois. Seria uma ótima oportunidade para visitar membros mais carentes ou prestar outros tipos de serviços mais eficientes e que ao mesmo tempo auxiliassem na integridade física do missionário.

    • Eu adquiri uma espécie de mancha no olho. Eu não a vejo no dia a dia, mas se eu olhar pra uma parede branca e concentrar, a manchinha preta aparece. A médica falou que é como aqueles manchas esbranquiçadas da clara do ovo. Não é grande coisa, mas é algo que poderia ter sido evitado com um simples óculos de sol na missão. Imagina os que são extremamente brancos.. o risco de câncer de pele, mesmo com protetor solar, é grande. Essa medida, como sempre, vem com atraso! Mas antes tarde do que nunca.

  2. Eu sofri muito na missão que fiz pois não podíamos voltar para casa em horário algum depois do almoço, quando saímos só voltávamos quando acabava o dia ou seja, umas nove horas, mas a missão do estado que nasci, onde fiz curto prazo, podia voltar depois do almoço e só depois das 2 podia sair o que era perfeito, não é um bom horário para proselitismo, é sim um horário muito perigoso para se trabalhar, realmente regras ridículas existem na missão, tipo aquelas envolvendo coca-cola, na missão que fiz podia tomar na calçada mas não podia dentro de casa, vai entender.
    Eu acho que podia dar aos missionários o dia inteiro de p-day, não acho necessário ainda sair as 6 horas da noite, o corpo precisaria descansar um pouco mais já que os missionários trabalham quase que de domingo a domingo, e além das milhares de coisas acumuladas para se fazer no p-day ainda tem que sair à noite e fazer no máximo uma visita.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.