Chapéus e Óculos Solares Para Missionários Mórmons

Dentre os diversos desafios do serviço missionário feito por jovens mórmons, estão os rigores do clima e o esforço físico realizado enquanto vestem “trajes profissionais e conservadores“. Todos os que serviram missões de proselitismo, ou observaram o cotidiano desses jovens, notam que tais trajes nem sempre são tão confortáveis ou adequados ao clima.

missionários mórmons roupas

Missionários SUD com chapéus e óculos de sol (Imagens: lds.org)

Uma recente mudança nas diretrizes de vestuário para missionários de ambos os sexos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias é a possibilidade de usarem chapéus e óculos de sol.  A mudança é muito saudável – literalmente, pois incorpora ao vestuário missionário formas simples e eficazes de proteção solar.

As sugestões da página oficial da Igreja ainda trazem modelos de diferentes origens étnicas e acessórios joviais, mais adequados ao gosto da chamada geração milenial. Dada a ênfase mórmon em vestuário conservador e a certa negligência com que são tratados alguns dos problemas enfrentados por jovens missionários, apesar de pequena, a mudança será provavelmente bem-vinda entre os adolescentes que se preparam para servir missões de tempo integral. Estatísticas oficiais mostram uma queda recente no número de missionários, a qual pode estar relacionada ao contexto maior de evasão de jovens no mormonismo.

Curiosamente, nem tudo é novidade na história dos missionários mórmons. Na década de 1950, missionários  norte-americanos no Brasil usavam chapéus brancos cotidianamente.

Que outras mudanças no vestuário você acha que seriam benéficas para os missionários SUD?

21 comentários sobre “Chapéus e Óculos Solares Para Missionários Mórmons

  1. Eu fiquei esperto no segundo ano da missão, se estava doente não trabalhava, pday eram o dia todo…. não saia a noite, acordava ás 8 da manhã, estudava e saiamos, ouvia música pra me distrair, mudava as palestras (servi de 2001 á 2003, na epoca vc era obrigado a decorar as palestras) eu adaptava as palestras, simplificava, tinha mensagens diferentes, tomava coca cola.

    Posso dizer que meu primeiro ano foi uma tortura, milhares de regras sem sentido, usava óculos, andava com pouquissimo peso, (ás vezes só levava um livro de mormon nas mãos ou a triplice e folhetos…e só)

    Não me arrependo das ‘pequenas fubecagens’ do meu segundo ano, eu tinha somente 20 anos, e essas foram minhas valvulas de escape, nunca pedi conselhos ‘médicos” pra esposa do presidente, pq sabia que não valia de nada, sou inativo hoje em dia pq não acho certo essa dependência que os membros tem com os lideres, é esperado que tomemos decisões e não somente seguir cegamente lideres que as vezes estão mais perdidos que nós!

    Servi em Minas Gerias, morros gigantescos, areas enormes, nao tinha dinheiro pra pegar onibus e cheguei a passar fome, pois a missão era conhecida como a mais mão de vaca do mundo, pedi dinheiro pra comer e o presidente mandou eu pedir para meus pais, que estavam desepregados há meses…

    Aprendi muita coisa na missão, mas se eu pensasse como penso hoje em dia, não teria ido! a igreja está muito errada em fazer os missionários a passar pos essas coisas, e paga um preço enorme por isso, vários missionários inativos após a missão.

    • Na minha missao o Presidente era um pouco mais generoso e apesar das dificuldades nao cheguei a passar fome mas se tivesse nao teria sido problema, afinal o proposito da missao era servir o proximo. Algo que nao gostava e que os missionarios Americanos recebiam dinheiro atraves de cartas dos pais e eles sempre estavam em melhores condicoes ou algumas vezes eles recebiam pacotes com varios produtos de alimentos dos EUA e escondiam embaixo da cama, (Atitude bem Crista mesmo). Apesar de tudo a missao de uma oportunidade de novas experiencias, poucas espirituais mas valeu a pena. A vida nos da varias oportunidades de aprender, amar o proximo, perdoar e ser perdoado. Sei que Deus continua a olhar e abencoar a todos independente se eles estao ativos ou nao.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s