Mulheres SUD aproveitaram ontem durante a 186ª Conferência Geral semi-anual da Igreja para realizar um protesto respeitoso contra a discriminação de mulheres mórmons.

Mahalia Lotz (esq) e Debra Jenson unem-se a outras mulheres SUD em frente à sede da Igreja SUD para solicitar uma reunião com autoridades gerais. (FOTO: Scott Sommerdorf | The Salt Lake Tribune)
Entre 30 e 40 mulheres membros da Igreja SUD fizeram uma passeata pela cidade de Lago Salgado entre sessões matutinas e vespertinas da conferência carregando guardas-chuvas roxos, por si e outras 300 peticionárias, saindo do Parque City Creek, próximo ao Centro de Conferências da Igreja SUD, atravessando o centro da cidade e parando na sede da Igreja para reivindicar uma reunião com a Primeira Presidência e os Doze Apóstolos sobre a questão de ordenar mulheres ao sacerdócio.
Os guardas-chuvas servem de metáfora para o sacerdócio, vindo de um ensinamento mórmon de que o homem carregaria nele o guarda-chuva para proteger toda sua família.
Explica Debra Jenson, ex-diretora do movimento “Ordain Women” (Ordene as Mulheres):
“Nós temos pais celestiais que nos amam e se preocupam conosco, que creem que tanto o homem como a mulher são capazes de carregar seus próprios guardas-chuvas, que creem que tanto homens quanto mulheres são igualmente capazes de receber revelações diretas, que nos veem como parceiros iguais no compartilho desse evangelho.”
Enquanto isso, nos escritórios da Igreja, vários funcionários e seguranças recusaram-nas acesso ao prédio ou mesmo o privilégio de explicar-lhes a natureza de sua reivindicação. Ninguém saiu para conversar com as mulheres ali ao sol, em seu protesto silencioso.
∼¤∼
Na Conferência Geral de abril de 2014 nós cobrimos o primeiro protesto da organização de mulheres SUD “Ordain Women” para tentar entrar na Sessão do Sacerdócio da Conferência e reivindicar ordenação ao sacerdócio.
No Parque City Creek, perto do Centro de Conferências, o movimento Ordain Women (Ordene as Mulheres) se reunira às 16 horas para oração e testemunhos.
Tinesha, do estado de Washington, veio à Utah para estudar na BYU. Ao trabalhar com a Organização das Moças, disse ter percebido que deveria haver uma busca por maior igualdade.
Mary Ellen disse que é difícil argumentar contra a ordenação de mulheres ao Sacerdócio, especialmente numa igreja com o clero laico e onde as mulheres já tem muitos papeis ativos. Perguntada se ela acha que o movimento Ordain Women (Ordene as Mulheres) está pronto para chegar ao membro médio da Igreja, ela responde: “Talvez ainda não estejamos no mainstream, mas o importabnte é que abrimos o diálogo sobre um tema que era tabu. Mesmo quando as pessoas se opõem, elas estão tendo que pensar a respeito”.
Rostos conhecidos do Vozes Mormons: Kristy Money e Rolf Straubhaar.
Contrariando o pedido feito pela Igreja de permanecerem fora da Praça do Templo, o grupo do Ordain Women (Ordene as Mulheres) fora em direção à Sessão Geral do Sacerdócio.

Mulheres do Ordene as Mulheres aguardam no Largo do Templo para entrar na 184a Sessão do Sacerdócio da Conferência Geral

Mulheres do Ordene as Mulheres aguardam no Largo do Templo para entrar na 184a Sessão do Sacerdócio da Conferência Geral
Como já esperavam, a entrada de mulheres foi negada. Mas fizeram questão de manter o simbolismo do ato. Sua ideia era chamar a atenção das autoridades gerais para que orem a respeito da ordenação feminina.
Mulheres aguardando na fila de entrada da Sessão do Sacerdócio.
Ao fundo, teto prateado do Tabernáculo, onde tradicionalmente acontece a Sessão Geral do Sacerdócio, aberta exclusivamente a homens (de qualquer idade e independente de serem ou não portadores do sacerdócio).
A brasileira-americana Caitlin apos sair da fila. Em alguns meses ela estará servindo como missionaria de tempo integral no Paraná.
Naquele ano, e provavelmente em resposta ao movimento em si, a Igreja incluira pela primeira vez uma recepcionista mulher (de casaco azul). Paciente, ela conversava com as mulheres atentamente e até distribuiu alguns abraços.
No ano seguinte, elas tentaram participar das sessões de sacerdócio em suas respectivas estacas, com resultados variáveis. Esse ano, portanto, foi uma passeata em protesto silencioso.
∼¤∼
Outro evento passado organizado por esses membros da Igreja fora a comemoração do aniversário de 185 anos da Restauração do Sacerdócio. O movimento ‘Ordain Women’ (‘Ordene as Mulheres’) lançou 6 palestras sobre a questão de ordenação de mulheres ao Sacerdócio. A primeira palestra, lançada no dia 15 de maio, aniversário histórico da restauração do Sacerdócio Aarônico, e, está disponível no site oficial delas ou no seu canal do YouTube, junto com subsequentes eventos e palestras.

Seis Palestras do Ordene As Mulheres: 1) Reconheça os sintomas; 2) Conheça a história; 3) Estude as escrituras; 4) Deleite-se na revelação; 5) Enxergue nosso potencial; 6) Seja a mudança








A mulher que concorde com essa ideia nao compreende nada sobre a religião que pertence, isso é bem claro quando vamos ao templo, o convênio que é feito com o Senhor. Essas mulheres precisam horar pedindo horientacao do Senhor. A Igreja é a mesma hoje é sempre, os mandamentos do Senhor não mudam pq as pessoas querem que sejam mudados, e sim nós mudamos para que possamos segui-los, se fosse ao contrário porque teríamos que nos sacrificar para sermos dignos de frequentar o templo, deixamos de fazer muitas coisas em nosso dia-a-dia para que possamos estar mais próximos de Cristo. O papel da mulher é muito importante no plano do Senhor, mais até que o homem, pois ele tem q conquistar o direito de ter o sacerdocio, a mulher já não, ela já vem com esse poder da pre-existência, por isso nao existe ordenação a ela… Nos mulheres podemos servir ao Senhor mas homem se nao tiver o sacerdocio ele nao é nada, nao pode servir, nao pode entrar no templo… A mulher não precisa do Sacerdocio pois ela é muito mais forte e fiel na fé, agora o homem é fraco e precisar algo para que o mantenha na fé. Mulheres olhem para seus maridos e vejam como tempo que tratá-los no dia-a-dia, se eles não têm uma mulher os empurrando eles se acomodam e não crescem, mesmo caso na igreja a mulher é o apoio.
Amanda, você não conhece nossa história, o próprio Joseph ordenava mulheres e elas tinham o sacerdócio. O ideal talvez seja conhecer e entender como a igreja foi fundada. Olhe para uma das dissidentes da igreja de Joseph, hoje comunidade de Cristo la ordenam homens e mulheres para o sacerdócio..Conheça nossa história e depois repense no que você acha certo.
Quem não conheci é vc !!! Ou vc pertence a outra igreja, porque A igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias que eu pertenço não foi assim , vc está mto mal informada. Vc deve pertencer a outra ! Eu sinto vergonha dessas mulheres, mulheres Sud não devem ser !….. Pq quem faz um negócio desse, não tem um testemunho do profeta vivo hj e nem de Cristo.
Nathali,
Sua educação mostra que tipo de sud você é.
Mas uma que não conhece a sua própria história.
Antes peço a gentileza de ler o livro a historia da igreja, não sei se você sabe existem livros da igreja em inglês infelizmente nem tudo foi traduzido para português que fala sobre esse assunto
Agora se quiser dar palpites errados, e quiser morrer na ignorância isso é um problema seu.
Mas, o que vejo hoje, são membros que nada conhecem sobre a igreja e falam sua opinião pessoal.
E antes de prestar falso testemunho sobre a minha pessoa. Sou membro sim e ja fui missionária.
Agora fica aqui uma dica de leitura.
Também percebi isso com o tempo. Fico abismado quando a pessoa não sabe sobre a crise de sucessão de 1844 ou vem dizer que a poligamia foi para “cuidar das mulheres de homens que morreram em guerras”.
Está muito equivocada, a igreja muda sim conforme o povo abre a boca, foi assim com o racismo SUD.
Esse site está divulgando notícias falsas. Nota-se claramente nos guarda-chuvas que essas mulheres na realidade são funcionárias do wordpress.com. 😉
HAHAHAHAHAHAHAHA!
É um crime uma piada boa dessas ser anônima.
👏👏👏