A Relação Entre Mormonismo e Maçonaria

A relação histórica entre o mormonismo e a maçonaria é reconhecida por ambas as instituições e tem sido objeto de muitos estudos. Poucos, infelizmente, estão disponíveis em língua portuguesa. No próximo sábado, essa lacuna talvez se torne menor. Baseado em sua experiência pessoal e pesquisa, Luciano Lucas na apresentação A relação entre mormonismo e maçonaria, a qual pretende, nas palavras do autor, “desmistificar a relação” entre as duas organizações. Essa relação, segundo o historiador Reed C. Durham, seria “chave para o futuro entendimento de Joseph Smith e a Igreja”.

Alguns autores sud têm reduzido a iniciação de Joseph Smith na fraternidade maçônica como uma estratégia na sua busca de proteção política aos santos, enquanto críticos a interpretam como um esforço de copiar grotescamente os rituais maçônicos. Ambas as abordagens são pobres demais para apreender a complexidade e beleza dessa relação entre maçonaria e mormonismo. Como comentou um autor a respeito desses dois extremos,

Aqueles que negam qualquer relação, ou argumentam que as semelhanças entre os dois [maçonaria e mormonismo] são superficiais, estão preocupados que o uso de rituais maçônicos por Joseph Smith seja inconsistente com seu papel profético. Outros se concentram nas semelhanças para fortalecer a ideia de que Smith fez muitos empréstimos da franco-maçonaria sem o benefício de inspiração. Esta abordagem “tudo ou nada” se combina com o segredo associado aos rituais para criar uma relutância em discutir o assunto em qualquer detalhe significante. (Michael W. Homer, “Similarity of Priesthood in Masonry”: The Relationship between Freemasonry and Mormonism. Dialogue: A Journal of Mormon Thought 1994: p. 02)

Luciano Lucas falará sobre a semelhança de cerimônias e símbolos que se originaram juntamente com vários outros desenvolvimentos doutrinários no período de Nauvoo. Outro aspecto tratado em sua apresentação será os motivos para o distanciamento que ocorreu entre a Igreja e a maçonaria e seus reflexos atuais, incluindo “os preconceitos [que] estão sendo dissolvidos através da tolerância e divulgação da verdade”, escreve Luciano, “sem a influência de doutrinas espúrias e dogmas religiosos duvidosos de outros seguimentos (…) cristãos”. Luciano nos faz um convite para viajar “no tempo até a época da Restauração do Evangelho do mormonismo e voltando aos tempos de hoje”.

Os leitores estão convidados a deixar comentários ou perguntas abaixo, as quais serão encaminhadas para o Luciano Lucas.

Leia também Mórmons, maçons e anti-maçons

Patriarcas: pais para os órfãos

106 comentários sobre “A Relação Entre Mormonismo e Maçonaria

  1. Se Jesus Cristo gostaria que um prédio fosse construído e que colocassem uma placa e lá seria a igreja dele, pense ELE teria deixado bem claro em seus ensinamentos.
    Pensem, seus discípulos disseram que outros pregavam em Seu nome, Jesus disse se não são contra noz que mal tem. Não importa quem leva a mensagem, contudo que entendem o que Jesus quis passar a humanidade, o AMOR!!!

  2. Sugiro a leitura do link abaixo, de autoria de um irmão da igreja SUD, que é maçom a muitos anos e pesquisador da História da Igreja com relação a Igreja e Maçonaria.

    http://pt.scribd.com/doc/9775032/Os-Construtores-de-Templos-Os-Mormons-e-a-Maconaria

    Eu pessoalmente conheço muitos líderes SUD maçons, desde Bispos, Presidentes de Estaca, Setentas e algumas autoridades Gerais. Eu mesmo no período em que trabalhei no templo de Campinas, conheci um conselheiro da presidência do templo que era maçom. Eu enquanto estive na igreja nunca escondi minha condição de maçom e membro da igreja, tendo atuado como oficiante do templo, Coordenador Financeiro do Templo e Coordenador do SRE Campinas.

    Não vejo nenhum problema em ser maçom, em torcer para algum time de futebol, em fazer parte de algum clube do livro, ou em participar de alguma associação beneficente, pois sigo a 13ª regra de fé, e para mim me agregou muita coisa até agora em ser maçom, uma vez que maçonaria não é religião, não existe conflito entre ser maçom e ser mórmon.

    • ola querido, por favor analise melhor seus pensamentos e convicções.

      …uma vez que maçonaria não é religião, não existe conflito entre ser maçom e ser mórmon…. maçonaria não é religião?????????????????? kkkkkkkkkkkkkkkk
      é muito engraçado.

      vamos ver alguns exemplos:

      .. eles dizem que não são igreja e nem religião, e que seus simbolos são apenas para reverenciar, homenagear, um deus, ou um homem importante de nossa história, que muitas vezes representava um deus, ou deusa, certo? além de que seus símbolos e rituais fazem parte do trabalho de lapidação da pedra bruta(o homem) pois dizem que assim o trabalho de aprendizagem fica mais fácil…

      .. bom, pelo que eu li, me informei em sites de lojas maçônicas, existe muita contradição, um exemplo revistauniversomaconico. lá você encontra o isentivo a estudos como misticismo,zodíaco, magia, astrologia, Urim Tumim (citado na bíblia, como algo espiritual com finalidade de dar visão espiritual). magia divina, esoterismo, etc, etc…

      ..entre tantas filosofias uma chama a atenção é a cabalá, que tem ligação com torah, que tem ligação com DEUS. além da maçonaria reverenciar salomão, e seus símbolos e rituais e sua sabedoria. se isso não é igreja, nem religião, é o que então? eles se defendem e dizem que não são satanistas, salomão escreveu A ARTE da GOETIA, livros para invocar demônios.

      … pesquisando esse site Grand Lodge of British Columbia, ele mostra que Karl Theodor Reuss fundou uma “Academia Maçônica”, que ficou conhecida como a Ordo Templi Orientis, ou OTO. Ele foi o antecessor de Aleister Crowley, bruxo, satanista. Eliphas Levi, foi um mago, bruxo, satanista e criou Baphomet, Levi foi associado á maçonaria. Helena Petrovna Blavatsky foi maçom, Satanista, bruxa, cabalista. todas essas pessoas ou estudaram, ou contribuíram com as filosofias maçonicas…

      Um dos ensinamentos principais de Aleister Crowley é a lei de Thelema. Ele ensina que:
      “Não existe deus senão o homem.”
      A maçonaria ensina o homem a ser um deus, para ser adorado por outros homens.

      O livro da lei

      capitulo 2. 22 “Eu sou a Serpente que dá o Conhecimento e a Delícia e a glória que brilha,”…

      51. Com minha cabeça de Falcão eu bico nos olhos de Jesus enquanto ele está pendurado no alto da cruz.

      70-Eu sou o Senhor da Cabeça de Falcão do Silêncio & da Força; minha nêmesis recobre o céu noturno. …cabeça de falcão… o deus HÓRUS, DEUS SOL.

      • sim !!existem conflitos!!Mas quem somos nós para julgar as pessoas? elas querem servir dois senhores…vai responder para DEUS.!! mas cada um segue o que manda sua consciência.. não perca seu precioso tempo..viva sua vida e não olhe para isso…pois só ira atrasar sua felicidade.Um abraço!

      • A maçonaria não publica nada, essas fontes e estudos não são ensinados em lugar algum dentro de uma loja. Já cheguei ao grau 25 e nunca ouvi nada disso. Você não é Maçom portanto não tem respaldo algum. Essas falacias que você falou kkkk só rindo mesmo kkk.

      • Caro, você me faz rir de tanta baboseira que escreveu! kkkkkk Cara, estude melhor. Dentro dos ritos maçônicos não existe nada disso. Kkkkk Só rindo de tanta baboseira sem nexo! kkkk

    • tem mais uma:

      …não existe conflito entre ser maçom e ser mórmon….

      como mórmon EU SOU OBRIGADO A ENSINAR ISSO:

      os mórmons ensinam que é pecado batizar criancinhas :

      O batismo de crianças pequenas e´uma abominação maligna. Moroni 8
      14 Eis que vos digo que aquele que pensa que as criancinhas necessitam de batismo, esta no Fel da amargura e nos laços da iniqüidade: … portanto ,se morrer com esse pensamento, deverá ir para inferno. Moroni 8.14
      20 E aquele que diz que as Criancinhas necessitam de batismo, nega as misericórdias de jesus…
      21 Ai desses,porque estão perigo de morte, inferno e tormento sem fim.

      agora se eu fosse maçom, SERIA OBRIGADO a pregar isso:

      ANTIGOS DEVERES DE UM MAÇOM
      I — Concernente a Deus e à Religião.
      Um Maçom é obrigado, por sua dependência ( à Ordem) a obedecer à Lei moral; e se entender corretamente o Ofício, jamais será um estúpido ATEU nem um LIBERTINO irreligioso. Porém, embora nos Tempos antigos os Maçons fossem obrigados, em todos os países, a seguir a religião daquele país ou daquela nação, qualquer que ela fosse, presentemente julgou-se mais conveniente de só obrigá-los para com a religião na qual todos os homens estão de acordo, deixando a cada um suas opiniões pessoais. Esta religião consiste em ser HOMENS BONS E SINCEROS, homens honrados e probos, quaisquer que sejam as denominações ou crenças que os possam distinguir; motivo pelo qual a Maçonaria há de se tornar o Centro da UNIÃO e o meio de conciliar por uma amizade sincera, pessoas que teriam, perpetuamente, permanecido separadas.

      então, como mórmon eu desprezo o católico e sua fé e doutrinas, já como maçom tenho que ser manso e aceitar, apoiar, defender TODA religião e doutrinas.

    • Concordo quando diz que não existe conflito entre ser maçom e mórmon, pois o mormonismo possui elementos da maçonaria, o fundador do mormonismo era um maçom, no entanto existe sim, conflito entre ser um Cristão e ser maçom. Toda simbologia que envolve a maçonaria não está em harmonia com o Cristianismo, e sim com o paganismo. Esses fatos não pode andar de mãos dadas com a verdade bíblicas, pois a luz não mistura-se com as trevas. A maçonaria não é mais um mistério. Os rituais secretos , pactos e juras não condiz com a mensagem do evangelho.

      • Vc nao sendo membro da igreja mormom, pode ir no templo mormon ver as ordenanças???? Vc nao sendo da diretoria da Petrobras, vc pode participar das reunioes de diretoria da empresa??? Vc nao sendo presidente dos EUA, pode entrar na Area 51???? Preciso mesmo responder???

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.