Sobre Nós

O site Vozes Mórmons busca promover a informação e reflexão sobre temas relacionados à tradição mórmon em um ambiente de liberdade intelectual e respeito a crenças.  O Vozes Mórmons é mantido pela ABEM – Associação Brasileira de Estudos Mórmons. O conteúdo de cada artigo ou comentário é de responsabilidade do seu autor, não representando necessariamente a visão oficial da ABEM ou das diversas denominações que compõem o movimento mórmon. O Vozes Mórmons não representa nem recebe respaldo de nenhuma igreja.

ABEM

A ABEMAssociação Brasileira de Estudos Mórmons – tem como missão incentivar, promover e divulgar estudos acadêmicos e expressões artísticas sobre mormonismo no Brasil. Ela cumpre sua missão ao impulsionar os estudos mórmons, incentivando a produção de conhecimento pela qual a tradição mórmon possa ser lida, debatida, interpretada, e analisada de maneira aberta, honesta, e diversificada, além de criar um espaço para compartilhar essa produção dentro de uma comunidade de aprendizado e produção intelectual entre mórmons brasileiros e estrangeiros, bem como entre mórmons e não-mórmons, e entre a comunidade acadêmica brasileira. Para tanto, ela também organiza anualmente a Conferência Brasileira de Estudos Mórmons. A ABEM não representa nem recebe respaldo de nenhuma igreja.

O Conselho da ABEM é formado, atualmente, por quatro membros:

Antonio Trevisan Teixeira (RS) é formado em Letras pela UFRGS e trabalha com ensino e tradução. Descobriu o mormonismo em 1999, tendo servido como missionário no Japão. Seus artigos sobre tradução, história do templo, políticas raciais e a interação religião e política buscam explorar a doutrina e história mórmons de um jeito que – ele pretensiosamente imagina – você nunca viu.

Emanuel SantanaEmanuel Araújo Santana (CE) é dentista formado pela UFC. Nascido na condição de membro da Igreja, teve o mormonismo como herança materna. Serviu uma missão de tempo integral no Rio Grande do Sul (2005-2007). Seus artigos, entre outras coisas, exploram a história local da Igreja, o estudo comparado das religiões e a construção das crenças, práticas e escrituras mórmons.

Kent LarsenKent Larsen (EUA) é editor e livreiro de livros em português para o mercado dos Estados Unidos e de livros mórmons. Mórmon de seis gerações, serviu uma missão em Portugal nos anos 80. Formado em contabilidade e em português na BYU, também possui MBA na New York University. Trabalha no mercado editorial nos Estados Unidos durante mais de 20 anos. É membro fiel da Igreja, sumo sacerdote e, em 2012-2013, professor do seminário. Em geral seus artigos tratam da cultura e vida mórmon e seu desenvolvimento através do mundo, bem como da história regional da Igreja no Brasil e em outros lugares no mundo.

MarcelloMarcello Jun de Oliveira (SP) é médico formado pela UNICAMP, mas sua paixão de infância é História. Nascido e criado como Mórmon de terceira geração, serviu uma missão de curto prazo no Espírito Santo, e uma missão de longuíssimo prazo na Eslováquia e na República Tcheca. Seus artigos costumam focar em História Mórmon, História Cristã, e a intercessão entre Ciência, Religião, e Justiça Social, embora episodicamente pareça que sarcasmo e ironia sejam os focos principais.

Publique Conosco

Vozes Mórmons incentiva contribuições dos seus leitores. Envie seus relatos, entrevistas, textos de opinião, fotos, vídeos, etc.

Contate-nos pelo contato@vozesmormons.org ou através do formulário abaixo:

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção
Atenção

Atenção!

57 comentários sobre “Sobre Nós

  1. O debate e o diálogo são muito importantes, cada um tem seu ponto de vista sobre todas as coisas, por que não emitir uma opinião pessoal sobre a doutrina da Igreja? Tem um artigo em que o Élder Bruce R, MacConkie ensina que os profetas também tem sua opinião pessoal sobre as coisas, até mesmo o Profeta Joseph Smith tinha suas opiniões, desde que essas opiniões estejam em consonância com aquilo em que você acredita isso só mostra que você não está sendo enganado, mas que busca por si mesmo saber a verdade de todas as coisas. Acredito que as pessoas com idéias fracas e um emocional fraco, que se deixam levar por diferentes opiniões não deveriam ler esse site, mas as pessoas que sabem no que acreditam e tenham seu testemunho pessoal, as coisas desse site não vão fazer muita diferença na vida espiritual delas, mas vão trazer mais experiência e conhecimento acadêmicos.

    Dennys Roa, 30 anos,
    Membro desde Março de 2005
    Sumo Sacerdote – Conselheiro no Bispado
    Universitário de Logística

  2. O conselho da ABEM é composto por um “timaço”, gosto dos textos dos quatro. Porém, penso que nos textos do Marcello Jun é com um toque de anti-mórmon, gosto muito de ler seus textos, mas também gostaria de ver um texto seu com palavras positivas sobre o mormonismo. Acima diz que o David e Kent são membros ativos e o Antônio e Marcello não são?

    • Obrigado, Daison.

      Eu posso lhe assegurar que não há nada de anti-Mórmon nos meus textos. Pelo contrário. Eu acho que os verdadeiros anti-Mórmons são os apologistas que mentem, distorcem, e enganam para tentar “proteger” e “sanitarizar” a Igreja.

      Na minha opinião, uma sociedade madura e intelectualmente saudável é aquela que encara os seus problemas e os seus erros com a mente aberta para uma multiplicidade de opiniões, aberta para os fatos e dados estatísticos e a Ciência, e acima de tudo aberta para aprender. Uma sociedade que acredita saber tudo não aprende nada e apenas se ilude.

      Com isso em mente, eu vejo tudo o que eu escrevo como sendo “positivo” sobre o Mormonismo. Afinal, como disse George Santayana: “[Q]uando a experiência não é conhecida… a infância é perpetua. Aqueles que não se recordam do passado serão condenados a repeti-lo.” O Mormonismo SUD está, atualmente, apenas em sua infância intelectual. Não seria hora de avançar para a adolescência? Ela é confusa, é difícil, e às vezes dolorosa, mas essencial para se atingir a maioridade.

      • Fico feliz pelas tuas palavras, mas como diz na tua biografia acima, sempre tem um tom de sarcasmo e ironia, e isto tu tens que concordar, hehehe…

        Como tu fizeste missão na Eslováquia e na República Tcheca, seria interessante fazer um texto sobre tua missão nestes países relatando a cultura SUD nesta região.

        Abraço.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.