A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou, às vésperas de sua Conferência Geral anual, que pretende doar USD 100 bilhões (R$ 474 bilhões na cotação de hoje) para várias ações humanitárias, entidades sem fins lucrativos, e fundos de auxílio a refugiados de zonas de conflito.

Entenda o contexto
O anúncio ocorre apenas alguns anos após reportagem do The Washington Post acusar a “Igreja Mórmon engana membros [da Igreja] sobre fundo de investimentos isento de impostos de USD 100 bilhões”.
O prestigioso jornal recebera documentos da denuncia de um funcionário d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias registrada com a Receita Federal dos EUA alegando que a Igreja malversa e desvia USD 100 bilhões de um fundo supostamente destinado à caridade e a ajudas humanitárias, o que gerou enorme críticas contra a aparente avareza da Igreja SUD.
Ajuda humanitária?
Apesar de muitos membros da Igreja crerem que ela é uma potência em termos de caridade e ajuda humanitária, o então Apóstolo Dallin H. Oaks, em 2016, confessara publicamente que a Igreja SUD doava apenas uma média de USD 40 milhões anualmente em ajuda humanitária.
Certamente USD 40 milhões pode parecer uma soma impressionante. Esse valor representa, porém, de toda sua renda em doações voluntárias como dízimos e ofertas de jejum cerca de 0,5% de seu rendimento total, considerando que a renda anual estimada de dízimos e ofertas da Igreja SUD é de USD 7 bilhões. A título de comparação, apenas a Cruz Vermelha investiu USD 2,8 bilhões em 2021 em ajuda humanitária.
Limpando o nome da Igreja
De acordo com a Sala de Imprensa da Igreja de Jesus Cristo, outrora conhecida como Sala de Imprensa Mórmon, o anúncio oficial aos membros será lido durante a Conferência Geral por um dos conselheiros na Primeira Presidência, e será submetida ao voto dos congregantes no Centro de Conferências logo após os votos de apoio aos líderes da Igreja. Caso o voto seja unânime em positivo, a revelação do Profeta Nelson quanto à doação de grande parte dos fundos financeiros da Igreja atualmente destinados à especulação financeira será reconduzida para fins humanitários.
Eric Hawkins, do Departamento de Relações Públicas da Igreja, e cujo email de contato apropriadamente foi alterado de seu antigo newsmedia@ldschurch.org para newsmedia@churchofjesuschrist.org, leu o anúncio oficial e respondeu algumas perguntas de repórteres presentes na coletiva de imprensa.
“É certamente um evento emocionante para todos os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Nós tratamos as palavras dos Profetas e Apóstolos como a vontade de Deus, mas uma mudança tão profunda na maneira como a Igreja conduz sua missão de seguir os ensinamentos do Salvador Jesus Cristo impacta todas as futuras gerações de membros da Igreja e delineia todo o curso de história e da doutrina da Igreja de Jesus Cristo por décadas e décadas.”
Perguntado se esse anúncio não seria uma manobra para melhorar o nome da Igreja na opinião pública após anos de críticas sobre como ela investe (e especula) com seus ganhos financeiros, e de como ela parece muito mais focada em suas empreitadas com fins lucrativos do que com ajuda humanitária, Hawkins limitou-se a responder que o importante “é seguir os ensinamentos de Cristo e ajudar o próximo”.
Artigo original publicado aqui e reproduzido com permissão.
[Não deixe de ler esta informação mais recente e pertinente aqui]
Piada de 1 de Abril hahah…
Embora seja mera brincadeira e uma piada para nós entreter, penso que a Igreja já não tem tanto poderio financeiro como tinha no passado.
De qualquer forma, a Igreja Mormon nunca foi tão generoso quanto muitas denominações religiosas, e quando doou, este fez com interesse.
Primeiro de Abril! Essa Igreja jamais vai doar seus bilhões até porque Deus não autorizou. O dinheiro é para um evento futuro, entenderam?