Igreja Mórmon Anuncia Doação Bilionária

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou, às vésperas de sua Conferência Geral anual, que pretende doar USD 100 bilhões (R$ 474 bilhões na cotação de hoje) para várias ações humanitárias, entidades sem fins lucrativos, e fundos de auxílio a refugiados de zonas de conflito.

Salt Lake Temple Blue Hour
Templo de Lago Salgado (FOTO: Manish Prabhune)

Entenda o contexto

O anúncio ocorre apenas alguns anos após reportagem do The Washington Post acusar a “Igreja Mórmon engana membros [da Igreja] sobre fundo de investimentos isento de impostos de USD 100 bilhões”.

O prestigioso jornal recebera documentos da denuncia de um funcionário d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias registrada com a Receita Federal dos EUA alegando que a Igreja malversa e desvia USD 100 bilhões de um fundo supostamente destinado à caridade e a ajudas humanitárias, o que gerou enorme críticas contra a aparente avareza da Igreja SUD.

Ajuda humanitária?

Apesar de muitos membros da Igreja crerem que ela é uma potência em termos de caridade e ajuda humanitária, o então Apóstolo Dallin H. Oaks, em 2016, confessara publicamente que a Igreja SUD doava apenas uma média de USD 40 milhões anualmente em ajuda humanitária.

Certamente USD 40 milhões pode parecer uma soma impressionante. Esse valor representa, porém, de toda sua renda em doações voluntárias como dízimos e ofertas de jejum cerca de 0,5% de seu rendimento total, considerando que a renda anual estimada de dízimos e ofertas da Igreja SUD é de USD 7 bilhões. A título de comparação, apenas a Cruz Vermelha investiu USD 2,8 bilhões em 2021 em ajuda humanitária.

Limpando o nome da Igreja

De acordo com a Sala de Imprensa da Igreja de Jesus Cristo, outrora conhecida como Sala de Imprensa Mórmon, o anúncio oficial aos membros será lido durante a Conferência Geral por um dos conselheiros na Primeira Presidência, e será submetida ao voto dos congregantes no Centro de Conferências logo após os votos de apoio aos líderes da Igreja. Caso o voto seja unânime em positivo, a revelação do Profeta Nelson quanto à doação de grande parte dos fundos financeiros da Igreja atualmente destinados à especulação financeira será reconduzida para fins humanitários.

Eric Hawkins, do Departamento de Relações Públicas da Igreja, e cujo email de contato apropriadamente foi alterado de seu antigo newsmedia@ldschurch.org para newsmedia@churchofjesuschrist.org, leu o anúncio oficial e respondeu algumas perguntas de repórteres presentes na coletiva de imprensa.

“É certamente um evento emocionante para todos os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Nós tratamos as palavras dos Profetas e Apóstolos como a vontade de Deus, mas uma mudança tão profunda na maneira como a Igreja conduz sua missão de seguir os ensinamentos do Salvador Jesus Cristo impacta todas as futuras gerações de membros da Igreja e delineia todo o curso de história e da doutrina da Igreja de Jesus Cristo por décadas e décadas.”


Clique aqui para entender por que publicamos esta notícia

Perguntado se esse anúncio não seria uma manobra para melhorar o nome da Igreja na opinião pública após anos de críticas sobre como ela investe (e especula) com seus ganhos financeiros, e de como ela parece muito mais focada em suas empreitadas com fins lucrativos do que com ajuda humanitária, Hawkins limitou-se a responder que o importante “é seguir os ensinamentos de Cristo e ajudar o próximo”.

Artigo original publicado aqui e reproduzido com permissão.​

[Não deixe de ler esta informação mais recente e pertinente aqui]

7 comentários sobre “Igreja Mórmon Anuncia Doação Bilionária

  1. Ao meu ver é só desespero mesmo, afinal, vazou os bilhões escondidos dele e agora estão tentando amenizar a situação e eu nem confio que vão realmente repassar essa grana para a caridade.

    • Hahah…Lembrando que essas doações não são verdadeiras uma vez que o post é de 1 de Abril. De qualquer forma, doações bilionárias jamais serão feitas. Maravilhoso ver sua presença aqui Magnólia. Muita saúde para você.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.