Steve Jobs e Alma 34

Não acredito que Steve Jobs tenha sido uma grande pensador que deixou à humanidade algo inovador em termos de ideias. Seu legado é muito mais em termos da beleza e recursos que produziu em seus produtos. Injusto seria buscar nele uma fonte de sabedoria. No entanto, ao rever o seu famoso discurso aos formandos da Universidade de Stanford em 2005, fiquei pensando que a maneira como ele tratou da morte me remete ao discurso de Amuleque no Livro de Mórmon.

Para Jobs, a morte era um referencial da vida e fazia com que ele tivesse uma “fome de viver” de forma mais intensa:

Lembrar de que em breve estarei morto é a melhor ferramenta que encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas da vida. Porque quase tudo – expectativas externas, orgulho, medo do fracasso – desaparece diante da morte, que só deixa aquilo que é importante. Lembrar de que você vai morrer é a melhor maneira que conheço de evitar armadilha de temer por aquilo que temos a perder. Não há motivo para não fazer o que dita o coração. (…)

Ninguém quer morrer. Mesmo as pessoas que desejam ir para o céu prefeririam não morrer para fazê-lo. Mas a morte é o destino comum a todos. Ninguém conseguiu escapar a ela. E é certo que seja assim, porque a morte talvez seja a maior invenção da vida. É o agente de mudanças da vida. Remove o velho e abre caminho para o novo. Hoje, vocês são o novo, mas com o tempo envelhecerão e serão removidos. Não quero ser dramático, mas é uma verdade.

As afirmações de Jobs podem ser lidas como ecos de uma geração que buscou novas experiências sensoriais e rompeu regras sociais. Mas elas também me fizeram lembrar do tema em Alma, onde lemos sobre a necessidade de fazer o necessário hoje, em termos da nossa condição espiritual:

Pois eis que esta vida é o tempo para os homens prepararem-se para encontrar Deus; sim, eis que o dia desta vida é o dia para os homens executarem os seus labores.

 E agora, como vos disse antes, já que haveis tido tantos testemunhos, peço-vos, portanto, que não deixeis o dia do arrependimento para o fim; porque depois deste dia de vida que nos é dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, eis que, se não fizermos melhor uso de nosso tempo nesta vida, virá noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá ser executado.

Com certeza, a morte é um tema universal, presente entre todas as culturas e crenças. Não quero aqui forçar a barra para ver paralelos perfeitos entre os dois textos acima. Nem sugerir que Jobs estava falando sob inspiração divina. Não necessariamente. Mas é difícil não perceber que Alma também parece querer apressar, por assim dizer, sua audiência a tomar decisões que só podem ser tomadas antes da morte. Também para Amuleque, a morte serve como uma marca que devríamos ter em mente para fazer um melhor uso desta vida, que afinal de contas é mortal.

6 comentários sobre “Steve Jobs e Alma 34

  1. “Não acredito que Steve Jobs tenha sido uma grande pensador que deixou à humanidade algo inovador em termos de ideias. Seu legado é muito mais em termos da beleza e recursos que produziu em seus produtos…Injusto seria buscar nele uma fonte de sabedoria…”
    Se informe mais meu caro porque Steve Jobs realmente foi um grande gênio e um visionário que fará muita flata a humanidade!

    • nossa meu caro James, você se preocupa tanto em defender Steve Jobs, e dizer que ele foi um Gênio.. Porem gostaria de te informar que desde que existe o português eu jamais vi essa tal palavra Flata. Me explique que palavra é essa e qual é o seu significado.. depois venha conversar comigo…

      • Caro Rafael gostaria de te informar que desde que existe o português é de conhecimento de muitos talvez não seja o seu que, não se inicia uma frase com letra minúscula. Comece seus comentários com letra maiúscula depois venha conversar conosco….

  2. Pingback: 2011 | Vozes Mórmons

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.