A relação histórica entre o mormonismo e a maçonaria é reconhecida por ambas as instituições e tem sido objeto de muitos estudos. Poucos, infelizmente, estão disponíveis em língua portuguesa. No próximo sábado, essa lacuna talvez se torne menor. Baseado em sua experiência pessoal e pesquisa, Luciano Lucas na apresentação A relação entre mormonismo e maçonaria, a qual pretende, nas palavras do autor, “desmistificar a relação” entre as duas organizações. Essa relação, segundo o historiador Reed C. Durham, seria “chave para o futuro entendimento de Joseph Smith e a Igreja”.
Alguns autores sud têm reduzido a iniciação de Joseph Smith na fraternidade maçônica como uma estratégia na sua busca de proteção política aos santos, enquanto críticos a interpretam como um esforço de copiar grotescamente os rituais maçônicos. Ambas as abordagens são pobres demais para apreender a complexidade e beleza dessa relação entre maçonaria e mormonismo. Como comentou um autor a respeito desses dois extremos,
Aqueles que negam qualquer relação, ou argumentam que as semelhanças entre os dois [maçonaria e mormonismo] são superficiais, estão preocupados que o uso de rituais maçônicos por Joseph Smith seja inconsistente com seu papel profético. Outros se concentram nas semelhanças para fortalecer a ideia de que Smith fez muitos empréstimos da franco-maçonaria sem o benefício de inspiração. Esta abordagem “tudo ou nada” se combina com o segredo associado aos rituais para criar uma relutância em discutir o assunto em qualquer detalhe significante. (Michael W. Homer, “Similarity of Priesthood in Masonry”: The Relationship between Freemasonry and Mormonism. Dialogue: A Journal of Mormon Thought 1994: p. 02)
Luciano Lucas falará sobre a semelhança de cerimônias e símbolos que se originaram juntamente com vários outros desenvolvimentos doutrinários no período de Nauvoo. Outro aspecto tratado em sua apresentação será os motivos para o distanciamento que ocorreu entre a Igreja e a maçonaria e seus reflexos atuais, incluindo “os preconceitos [que] estão sendo dissolvidos através da tolerância e divulgação da verdade”, escreve Luciano, “sem a influência de doutrinas espúrias e dogmas religiosos duvidosos de outros seguimentos (…) cristãos”. Luciano nos faz um convite para viajar “no tempo até a época da Restauração do Evangelho do mormonismo e voltando aos tempos de hoje”.
Os leitores estão convidados a deixar comentários ou perguntas abaixo, as quais serão encaminhadas para o Luciano Lucas.
ola Transcendental, veja outros videos então. a verdade sobre mormons e maçonaria.
amigo Transcendental. maçonaria não é igreja e nem religião??? kkkkkkkkkkkkkk. e isso aqui ? http://www.youtube.com/watch?v=n8xocwg-qKE . consagração de rosa é coisa de fé de igreja e religião. é acreditar que segundo minha oração e fé eu vou orar e pedir a deue e ele vai ungir, abençoar tal objeto e então esse objeto vai possuir um poder magico, milagro, espiritual. vai abençar até curar pessoas, igauis aos relatos da biblia , tipo os lenços de paulo que curavam doentes. ou a toalhinha magica do bispo valdomiro, kkkkkkkk.