AO VIVO: 186a Conferência Geral (Sessão de Domingo à Tarde)

Com este artigo, durante a sessão de conferência, vocês podem fazer comentários enquanto ouvem os discursos ou acompanham os resumos digitados aqui. Clique em “recarregar” no seu navegador para ler as atualizações sobre os discursos em tempo real.

Primeiro fim de semana de abril é tempo para Conferência Geral da Igreja SUD

Primeiro fim de semana de abril é tempo para Conferência Geral da Igreja SUD

Ouviu algo que você acha merecer maior ênfase? Comente! Acha que algo dito vai provocar reações negativas? Comente! Será que o discurso não é relevante para a vida no Brasil? Comente! Não gosta do cor da gravata do orador? Comente! Concorda muito com algo? Comente! Discorda de algo? Comente!

[Traduções rápidas — não serão iguais ao que se publica na Liahona!]

Discursante: Robert D. Hales, Apóstolo “O Espírito Santo” 

“Eu vou lembrar a todos nós que o Espírito Santo não nos é dado para nos controlar. Alguns de nós pouco sabiamente procuraram a direção do Espírito Santo em todas as decisões menores em nossas vidas. Isso banaliza Seu papel sagrado. O Espírito Santo honra o princípio da agência. Ele fala a nossa mente e nosso coração delicadamente sobre assuntos de importância.”

“Cada um de nós pode sentir a influência do Espírito Santo de forma diferente. Seus sussurros serão sentidos em diferentes graus de intensidade de acordo com as nossas necessidades e circunstâncias individuais.”

“Nestes últimos dias, afirmamos que apenas o profeta pode receber revelação através do Espírito Santo para toda a Igreja. Alguns se esquecem disso, como quando Aarão e Miriã tentaram convencer Moisés a concordar com eles. Mas o Senhor ensinou a eles e a nós: ‘Se há um profeta entre vós, eu, o Senhor me farei conhecido a ele. . . Com ele falarei boca a boca’.”

“Às vezes, o adversário tenta-nos com falsas idéias que podemos confundir com o Espírito Santo. Testifico que a fidelidade na obediência aos mandamentos e o cumprimento de nossos convênios vai nos proteger de sermos enganados. Através do Espírito Santo, seremos capazes de discernir esses falsos profetas que ensinam doutrinas que são mandamentos de homens.”

“À medida que recebemos o Espírito Santo por nós mesmos, é bom lembrar que não podemos receber revelação para os outros. Eu sei de um jovem que disse a uma jovem, ‘eu tive um sonho que você deveria ser minha esposa’. A jovem mulher ponderou a declaração e, em seguida, respondeu: ‘Quando eu tiver o mesmo sonho, eu venho falar com você’.”
Discursante: Gerrit W. Gong, Pres. dos Setenta “Sempre Se Lembram Dele”
“Baseando-nos em algumas das mais de 400 referências nas escrituras para a palavra ‘lembrar’, aqui estão seis maneiras que nós podemos recordá-Lo sempre.

Primeiro, podemos recordá-Lo sempre ao ter confiança em Seus convênios, Suas promessas e Suas garantias.

Em segundo lugar, podemos sempre nos lembrar d’Ele com gratidão reconhecendo a Sua mão ao longo de nossas vidas.

Em terceiro lugar, podemos sempre nos lembrar d’Ele, confiando que o Senhor nos assegura ‘aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, lembrar-me-ei deles nunca mais’.

Em quarto lugar, Ele nos convida a nos lembrarmos que Ele sempre nos acolhe em Sua casa.

Em quinto lugar, podemos sempre lembrar-nos d’Ele no sábado através do Sacramento.

Finalmente, em sexto lugar, o nosso Salvador nos convida a lembrar-nos sempre de como Ele sempre se lembra de nós.”

 Discursante: Patrick Kearon, Setenta “Refúgio da Tempestade”
“Há aproximadamente 60 milhões de refugiados no mundo de hoje, o que significa que ‘um em cada 122 seres humanos … foram forçados a fugir de suas casas’; e metade destes são crianças. É chocante considerar os números envolvidos e refletir sobre o que isso significa para cada vida individual.

Minha missão atual é na Europa, onde 1.25 milhão desses refugiados chegaram ao longo do último ano a partir de partes dilaceradas pela guerra no Oriente Médio e na Africa. Vemos muitos deles vindo com apenas as roupas que estão vestindo e o que podem carregar em uma bolsa pequena. Uma grande parte deles são bem educados, e todos tiveram de abandonar casas, escolas e postos de trabalho.

Sob a direção da Primeira Presidência, a Igreja está trabalhando com 75 organizações em 17 países europeus. Essas organizações vão desde grandes instituições internacionais até iniciativas de comunidades pequenas, desde agências governamentais até instituições de caridade baseadas em fé ou seculares. Temos a sorte de sermos parceiros e aprender com os outros que trabalham com refugiados pelo mundo afora há muitos anos.”

“Pense em termos de fazer algo perto de casa, em sua própria comunidade, onde você vai encontrar pessoas que precisam de ajuda na adaptação às suas novas circunstâncias. O objetivo final é a sua reabilitação à uma vida empregada e auto-suficiente. As possibilidades para darmos uma mão e sermos amigos são infinitas. Você pode ajudar refugiados reinstalados a aprender a sua língua do país de acolhimento, atualizar suas habilidades de trabalho, ou se preparar para entrevistas de emprego. Você poderia oferecer para orientar uma família ou uma mãe solteira em transição para uma cultura desconhecida, mesmo com algo tão simples como acompanhá-los ao supermercado ou a escola. Algumas alas e estacas já gozam de organizações parceiras por pert. E, de acordo com suas circunstâncias, você pode doar para o extraordinário esforço humanitário da Igreja.

Além disso, cada um de nós pode aumentar a nossa consciência dos eventos mundiais que expulsam essas famílias de suas casas. Devemos tomar uma posição contra a intolerância e defender o respeito e a compreensão entre culturas e tradições. Encontrar-se com famílias de refugiados e ouvir suas histórias com seus próprios ouvidos, e não a partir de uma tela ou jornal, vai mudar você. Amizades verdadeiras irão se desenvolver, e irão promover a compaixão e uma integração bem sucedida.”

Discursante: Dallin H. Oaks, Apóstolo “Oposição em Todas as Coisas”

“A Igreja, na sua missão divina e nós em nossas vidas pessoais parecem enfrentar uma crescente oposição hoje. Talvez como a Igreja cresce em força e nós os membros crescemos na fé e obediência, Satanás aumenta a força de sua oposição por isso vamos continuar a ter ‘oposição em todas as coisas’.

Parte dessa oposição ainda vem de membros da igreja. Alguns usam o raciocínio pessoal ou sabedoria para resistir a orientação profética dando-se o rótulo emprestado de instituições democráticas – ‘oposição leal’. Mesmo que apropriado para uma democracia, não há nenhuma garantia para este conceito no governo do reino de Deus, onde perguntas são honradas, mas a oposição não é.

Como outro exemplo, há muitas coisas no início da história da Igreja, como o que Joseph Smith fez ou deixou de fazer em cada circunstância, que alguns usam como base para oposição. Para todos eu digo, exerçam fé e coloquem sua dependência no ensinamento do Salvador que devemos ‘conhecê-los pelos seus frutos’ (Mateus 7:16). A Igreja está fazendo grandes esforços para ser transparente com os registros que temos, mas depois de tudo o que podemos publicar os nossos membros são muitas vezes deixados com perguntas básicas que não podem ser resolvidas pelo estudo. Essa é a versão da história da Igreja de ‘oposição em todas as coisas’. Algumas coisas só são aprendidas pela fé (D&C 88:118). Nossa dependência final deve ser a fé no testemunho que recebemos do Espírito Santo.”

Discursante: Paul V. Johnson, Setenta “E Não Haverá Mais Mortes”
“Cada um de nós tem limitações físicas, mentais e emocionais, e fraquezas. Estes desafios, alguns dos quais parecem tão intratáveis agora, acabarão sendo resolvidos. Nenhum desses problemas que nos afligirão após a ressurreição.”
“O milagre da ressurreição, a cura definitiva, está além do poder da medicina moderna. Mas não está além do poder de Deus. Sabemos que pode ser feito porque o Salvador é ressuscitado e vai levar a efeito a ressurreição de cada um de nós, também.”

Discursante: Kent F. Richards, Setenta “O Poder da Divindade”

“Como o Senhor revelou, a plenitude do Sacerdócio de Melquisedeque é encontrada no templo e em suas ordenanças, ‘pois aqui estão as chaves do santo sacerdócio, para que possa receber honra e glória’. ‘Portanto, em suas ordenanças, o poder da divindade se manifesta’. Esta promessa é para você e para sua família.”

Discursante: Jeffrey R. Holland, Apóstolo “Amanhã o Senhor Fará Milagres Entre Vocês”

“Primeiro de tudo, se nos próximos dias você vê não apenas limitações naqueles que o rodeiam, mas também encontrar elementos em sua própria vida que ainda não estão à altura das mensagens que você ouviu neste fim de semana, não se abata em espírito e não desista. O evangelho, a Igreja e essas reuniões semestrais maravilhosos são destinadas a dar esperança e inspiração, não desânimo. Apenas o adversário, o inimigo de todos nós, irá tentar convencer-nos de que os ideais descritos na conferência geral são deprimentemente realistas, que as pessoas realmente não melhoram, que ninguém realmente progride. E por que Lúcifer faz esse discurso? Porque ele sabe que não pode melhorar, que ele não vai progredir, que por mundos sem fim, ele nunca terá um futuro brilhante. Ele é um homem miserável preso por limitações eternas e ele quer que sejamos infelizes também. Não caia por isso. Com o dom da Expiação e da força dos céus para nos ajudar, podemos melhorar, e que a grande coisa sobre o evangelho é que recebemos crédito por tentar, mesmo que nem sempre consigamos.

Quando havia uma controvérsia no início da Igreja a respeito de quem tinha o direito das bênçãos do céu e quem não tinha, o Senhor declarou ao Profeta Joseph Smith: ‘Em verdade vos digo que, [os dons de Deus] são dados para o benefício de aqueles que me amam e guardam. . . os meus mandamentos, e [para eles] que assim procuram fazer’. Rapaz, não estamos todos gratos por essa disposição adicional: ‘que assim procuram assim fazer’! Isso tem sido um salva-vidas, porque às vezes é tudo o que podemos oferecer! Nós ganhamos algum consolo no fato de que se Deus fosse premiar apenas os perfeitamente fiéis, Ele não teria uma lista de distribuição considerável.

Então, por favor, lembre-se amanhã e todos os dias depois que o Senhor abençoa aqueles que querem melhorar, que aceitam a necessidade de mandamentos e tentam mantê-los, que prezam virtudes semelhantes a Cristo e se esforçam para adquiri-los. Se você tropeçar tentando, o mesmo acontece com todos; O Salvador está lá para ajudá-lo a continuar. Se você cair, invoque Sua força para dar a volta por cima. Então se arrependa, repare, corrija o que você tem que corrigir, e continue. Em breve você terá o sucesso que você procura. ‘À medida que você deseja de mim assim será feito a ti’, o Senhor declarou. ‘Põe tua confiança naquele Espírito que leva a fazer o bem, sim, a agir justamente, a andar em humildade, a julgar com retidão … [então] o que quer que desejar de mim em retidão, obterá’. Eu amo essa doutrina! Ele diz ainda que seremos abençoados pelo nosso desejo de fazer o bem, assim como nós realmente nos esforçamos para ser assim. E isso nos lembra que para se qualificar para essas bênçãos, devemos ter certeza de que não os negamos aos outros: estamos lidando com justiça, não injustamente; estamos andando em humildade, não em arrogância; estamos julgando com retidão, não auto-retidão.

Irmãos e irmãs, o primeiro grande mandamento de toda a eternidade é amar a Deus com todo o coração, poder, mente e força, mas a primeira grande verdade de toda a eternidade é que Deus nos ama com todo seu coração, poder, mente e força. Esse amor é a pedra fundamental da eternidade e deve ser a pedra fundamental da nossa vida diária. Na verdade, só com essa garantia queimando na nossa alma que podemos ter a confiança para continuar acreditando, para continuar a tentar melhorar, para continuar buscando o perdão de nossos pecados, e para manter a estender essa graça para o nosso vizinho.”

2 comentários sobre “AO VIVO: 186a Conferência Geral (Sessão de Domingo à Tarde)

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s