Profeta Nelson Anuncia Nova Revelação

De acordo com o Presidente Dallin Oaks, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência da Igreja SUD, os membros ouviram hoje em plena Conferência Geral “um anúncio revelatório do Presidente Russell M. Nelson”.

Profeta Russell M. Nelson anuncia mudanças no Sacerdócio de Melquisedeque durante a 188a Conferência Geral Anual (Foto: Scott G Winterton, Deseret News)

Qual seria o conteúdo revolucionário desse “anúncio revelatório”?

Nas reuniões dominicais, ao invés de separarem os homens adultos (acima de 18 anos de idade) entre Élderes e Sumo-Sacerdotes para as suas aulas do Sacerdócio, todos irão assistir aulas juntos.

Mas isso não é tudo. Prevê-se ainda uma revolução administrativa! Élderes e Sumo-Sacerdotes deverão, agora, formar apenas um único quórum em suas respectivas alas, trabalhar juntos, conversar entre si, e ter uma única liderança sob o Presidente do Quórum de Élderes e seus 2 conselheiros, quaisquer dos 3 podendo ser Élderes ou Sumo-Sacerdotes.

Mas nem todos Sumos-Sacerdotes! Alguns continuarão sendo mais especiais que estes misturados com os Élderes. Sumos Sacerdotes servindo nos Bispados, na Presidência da Estaca, no Sumo Conselho da Estaca, e como Patriarca da Estaca pertencerão ao extra-especial  Quórum de Sumo Sacerdotes da Estaca.

Essa “revelação”, como estilou Dallin Oaks, não surgiu do nada. O próprio Nelson admitiu que tais mudanças burocráticas estavam sob estudo “há muitos meses”. Obviamente, o programa não está tão bem definido assim, pois a Igreja anunciou a publicação de um site explicativo em conjunto com o anúncio profético, mas a página em português está quase vazia.

Contudo, a seção de Perguntas e Respostas contém algumas informações:

Nas alas, os membros do quórum de élderes e do grupo dos sumos sacerdotes serão agora reunidos em um quórum com apenas uma presidência. Esse quórum, que terá um número maior de membros e mais união, será chamado de “quórum de élderes”, e o grupo de sumos sacerdotes foi descontinuado.

O quórum de élderes inclui todos os élderes e os élderes em perspectiva da ala, bem como os sumos sacerdotes que não estiverem servindo atualmente no bispado, na presidência da estaca, no sumo conselho ou como patriarcas operantes.

O presidente da estaca, auxiliado por seus conselheiros, desobrigará as lideranças de grupo de sumos sacerdotes atuais e as presidências de quórum de élderes. Em seguida, o presidente da estaca chamará um novo presidente do quórum de élderes para cada ala. E o presidente da estaca, um de seus conselheiros que ele designar ou um sumo conselheiro designado chamará os conselheiros recomendados para servir na presidência do quórum de élderes. A nova presidência do quórum de élderes pode ser composta de élderes e de sumos sacerdotes com idade e experiências variadas, que juntos vão servir na presidência do quórum. Um élder ou um sumo sacerdote pode servir como presidente do quórum ou como conselheiro.

O presidente do quórum de élderes responde diretamente ao presidente da estaca, que proporciona treinamento e orientação por meio da presidência da estaca e do sumo conselho. O bispo, que é o sumo sacerdote presidente da ala, também se reúne regularmente com o presidente do quórum de élderes. O bispo conversa com ele e lhe dá orientação adequada no tocante a como melhor servir e abençoar os membros da ala, trabalhando em harmonia com todas as organizações da ala.

Os élderes permanecem élderes e os sumos sacerdotes continuam sendo sumos sacerdotes no que diz respeito a seu ofício do sacerdócio. Entretanto, os élderes continuarão a ser ordenados sumos sacerdotes quando forem chamados para a presidência da estaca, para o sumo conselho ou para o bispado — ou em outras situações conforme determinado pelo presidente de estaca por meio de fervorosa consideração e inspiração.

No espírito de Doutrina e Convênios 107:89, quando uma ala tiver um número excepcionalmente grande de portadores ativos do Sacerdócio de Melquisedeque, os líderes podem organizar mais de um quórum de élderes. Quando esse for o caso, cada quórum deve ter um equilíbrio razoável em termos de idade, experiência, força e ofícios do sacerdócio.

A presidência da estaca continua a servir como presidência do quórum de sumos sacerdotes. Os membros desse quórum são apenas os sumos sacerdotes que atualmente servem na presidência da estaca, nos bispados, no sumo conselho ou como patriarcas operantes. Os secretários e secretários executivos da ala e da estaca não são membros do quórum de sumos sacerdotes.

Os membros do quórum de sumos sacerdotes da estaca de modo geral se reunirão com o quórum de élderes se não forem designados para outro lugar.

Em seu papel de presidência, a presidência da estaca se reúne conforme a necessidade com os membros do quórum de sumos sacerdotes da estaca para prover treinamento e auxiliar os membros do quórum em seus chamados. As reuniões de estaca já existentes, conforme explicado no Manual 2, seção 18.3, continuam com os seguintes ajustes:

As reuniões do comitê executivo do sacerdócio da estaca passarão a se chamar “reuniões do sumo conselho”.
A reunião anual de todos os sumos sacerdotes ordenados da estaca não será mais realizada. Entretanto, a presidência da estaca realizará uma reunião anual do quórum dos sumos sacerdotes da estaca.

Ter um único quórum do Sacerdócio de Melquisedeque na ala unirá os portadores do sacerdócio a fim de que cumpram todos os aspectos do trabalho de salvação, inclusive o trabalho de templo e história da família, que era coordenado anteriormente pelo líder do grupo de sumos sacerdotes. Isso permitirá que membros do quórum de todas as idades e em todas as circunstâncias se beneficiem com a perspectiva e experiências daqueles que estão em diferentes estágios da vida. Também proporcionará aos portadores do sacerdócio mais experientes oportunidades adicionais de aconselhar outras pessoas, como os élderes em perspectiva, membros novos, jovens adultos e aqueles que estão voltando à Igreja.

Esses ajustes vão ajudar os quóruns de élderes e a Sociedade de Socorro a coordenar seu trabalho. Eles também vão simplificar a coordenação entre o quórum, o bispado e o conselho da ala. Vão também permitir que o bispo delegue mais responsabilidades ao presidente do quórum de élderes e à presidente da Sociedade de Socorro para que ele e seus conselheiros possam se concentrar em seus principais deveres — particularmente o de presidirem o Sacerdócio Aarônico e as moças.

6 comentários sobre “Profeta Nelson Anuncia Nova Revelação

  1. Fica uma dúvida em quem consiste essa “revelação” e qual objetivo teria para fazer essa união entre Sumo Sacerdotes e Elders.

    De qualquer forma me parece que isso já estava em estudo já a tempos e não uma orientação divina.

  2. As minha e as nossa Revelações são assim mesmo as escrituras não negam! Elas podem ser recebidas nas mais variadas formas INCLUSIVE PARA NÓS MESMOS , PODEMOS RECEBER REVELAÇÕES! segue algumas escrituras o modo como o Senhor revela a nós sua vontade:
    https://www.lds.org/scriptures/dc-testament/dc/6.15,22-23?lang=por&clang=por#p14
    14 Em verdade, em verdade te digo: Bem-aventurado és pelo que fizeste; porque me procuraste e eis que, tantas vezes quantas inquiriste, recebeste instruções de meu Espírito. Se assim não fora, não terias chegado ao lugar onde agora estás.
    15 Eis que tu sabes que me inquiriste e que te iluminei a mente; e agora te digo estas coisas para que saibas que foste iluminado pelo Espírito da verdade;
    16 Sim, digo-te para que saibas que ninguém há, a não ser Deus, que conheça teus pensamentos e os intentos de teu coração.
    17 Digo-te estas coisas como um testemunho a ti de que as palavras, ou seja, a obra que estás escrevendo é verdadeira.
    22 Em verdade, em verdade eu te digo: Se desejas mais um testemunho, volve tua mente para a noite em que clamaste a mim em teu coração a fim de saberes a respeito da veracidade destas coisas.
    23 Não dei paz a tua mente quanto ao assunto? Que maior testemunho podes ter que o de Deus?

    https://www.lds.org/scriptures/dc-testament/dc/43.34?lang=por&clang=por#p33
    https://www.lds.org/scriptures/dc-testament/dc/68.4?lang=por&clang=por#p3
    4 E tudo que disserem, quando movidos pelo Espírito Santo, será escritura, será a vontade do Senhor, será a mente do Senhor, será a palavra do Senhor, será a voz do Senhor e o poder de Deus para a salvação.
    https://www.lds.org/scriptures/dc-testament/dc/9.8?lang=por&clang=por#p7
    8 Mas eis que eu te digo que deves estudá-lo bem em tua mente; depois me deves perguntar se está certo e, se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto, sentirás que está certo.
    9 Mas se não estiver certo, não terás tais sentimentos; terás, porém, um estupor de pensamento que te fará esquecer o que estiver errado; portanto, não podes escrever aquilo que é sagrado a não ser que te seja concedido por mim.
    https://www.lds.org/scriptures/dc-testament/dc/8.2?lang=por&clang=por#p1
    2 Sim, eis que eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti e que habitará em teu coração.
    https://www.lds.org/scriptures/dc-testament/dc/102.23?lang=por&clang=por#p22
    23 Em caso de dificuldade com respeito a doutrina ou princípio, se não houver material escrito suficiente para tornar claro o caso na mente do conselho, o presidente poderá consultar e obter a vontade do Senhor por revelação.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.