2 Novos Apóstolos, Primeiro Apóstolo Brasileiro, Novo Profeta

O primeiro Apóstolo mórmon brasileiro foi anunciado hoje na Conferência Geral d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Junto com o anúncio histórico do primeiro Apóstolo latino-americano, a Igreja SUD confirmou seu novo Profeta e o primeiro Apóstolo de origem étnica asiática.

Ulisses Soares e Gerrit Gong durante a 188a Conferência Geral da Igreja SUD (Foto: Rick Egan | The Salt Lake Tribune)

Como esperado, a Conferência apoiou o novo Profeta Russell Nelson no lugar do falecido Thomas Monson, e seus conselheiros Dallin Oaks e Henry Eyring. A grande surpresa veio com o anuncio do primeiro Apóstolo latino-americano e brasileiro Ulisses Soares, e do primeiro americano de origem étnica asiática Gerrit Gong.

Gong, 64 anos de idade, é descendente de chineses que emigraram para os Estados Unidos no século 19, fez faculdade e mestrado na BYU e doutorado em relações internacionais em Oxford e serviu como assistente do embaixador norte-americano na China na década de 1980. Gong serviu como Autoridade Geral desde 2010 como Setenta, e desde 2015 na Presidência dos Setenta.

[Assista vídeos vazados de reuniões privadas entre Gerrit Gong e os então Apóstolos entre 2007 e 2011]

Soares, 59 anos de idade, é paulistano e formou-se em economia pela PUC-SP. Antes de ser chamado como Presidente de Missão (Porto, Portugal 2000-2003), Soares trabalhava como contador da Pirelli  e outras multinacionais quando foi convidado para trabalhar para a Igreja como contador sênior, sendo promovido nos escritórios da Igreja como Diretor de Assuntos Temporais para substituir Donald Clark que saíra para servir como Presidente de Missão, e antes de ser chamado como Autoridade Geral em 2005 estava novamente trabalhando para os escritórios da Igreja, desta vez para o Bispado Presidente em Salt Lake. Soares também servia na Presidência dos Setenta desde 2013.

9 comentários sobre “2 Novos Apóstolos, Primeiro Apóstolo Brasileiro, Novo Profeta

  1. Só agora? Para mim é só estratégia deles, afinal a maioria dos que estão saindo da igreja através do site quitmormon são brazucas.

  2. Representatividade. O Brasil é o segundo país com maior número de membros batizados, apesar de mais de 60% inativos.
    Ásia possui diversas nações com numerosos membros da igreja.

    Com as questões de que a liderança é toda americana, etc e o Oaks dando satisfação sobre a origem dos 70 autoridades gerais, é razoavelmente compreensível o pq desses apóstolos terem sido chamados

  3. Realmente essa foi a novidade para nós pois ter algum brasileiro no quórum dos doze não passava na cabeça de nenhum membro. De qualquer forma parabéns aos dois por conseguirem chegar a essa posição e que sejam sábios na luta por uma sociedade melhor(embora isso seja utopia rs…) pois sabemos que já não é de hoje que a igreja focaliza mais no marketing e números que a necessidade espiritual e social de cada membro por sí próprio.

    Não sei como anda a reação dos membros no Brasil, mas imagino eles felizes por esse anúncio. Eu mesmo particularmente nunca liguei para isso mesmo porque os apóstolos assim como um membro novo são a mesma coisa. Ou seja simples homens que são sujeitos a erros e até mesmo fazer declarações equivocadas.

    Mas ai alguém vai dizer “você claramente não sabe o papel de um apostolo e sua importância”. Na verdade sei e justamente por isso que disse isso rs…

  4. Eu creio que eles foram obrigados a fazerem isto, na entrevista coletiva da nova presidência umas das primeiras perguntas era quando veríamos mais alguém de fora de EUA numa das lideranças máximas da igreja. Demostrando mais uma vez a pressão que a igreja estava recebendo devido a isso e outras coisas como o grupo LGBT por exemplo. O Dieter que foi o primeiro a ser chamado em 2005 por volta tinha sido a excessão, desde dai foi seguindo a regra clara, o presidente dos setenta Sênior e de preferência americano de utah era chamado ao quórum dos doze.

  5. Um vez vi uma publicação com um link que mostra a configuração dos membros do Quorum dos Doze cronologicamente. Eu procurei essa publicação mas não a encontrei mais, será que alguém poderia me ajudar a encontra-lo?

  6. Vozes mórmons li um artigo esquecido envolvendo o Elder Gong, sobre o vazamento dos vídeos de reuniões do quórum dos doze, com certeza devem lembra, ele ministrou algumas palestras não foi ?

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s