Profeta Nelson Anuncia Nova Revelação

De acordo com o Presidente Dallin Oaks, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência da Igreja SUD, os membros ouviram hoje em plena Conferência Geral “um anúncio revelatório do Presidente Russell M. Nelson”.

Profeta Russell M. Nelson anuncia mudanças no Sacerdócio de Melquisedeque durante a 188a Conferência Geral Anual (Foto: Scott G Winterton, Deseret News)

Qual seria o conteúdo revolucionário desse “anúncio revelatório”?

Nas reuniões dominicais, ao invés de separarem os homens adultos (acima de 18 anos de idade) entre Élderes e Sumo-Sacerdotes para as suas aulas do Sacerdócio, todos irão assistir aulas juntos.

Mas isso não é tudo. Prevê-se ainda uma revolução administrativa! Élderes e Sumo-Sacerdotes deverão, agora, formar apenas um único quórum em suas respectivas alas, trabalhar juntos, conversar entre si, e ter uma única liderança sob o Presidente do Quórum de Élderes e seus 2 conselheiros, quaisquer dos 3 podendo ser Élderes ou Sumo-Sacerdotes.

Mas nem todos Sumos-Sacerdotes! Alguns continuarão sendo mais especiais que estes misturados com os Élderes. Sumos Sacerdotes servindo nos Bispados, na Presidência da Estaca, no Sumo Conselho da Estaca, e como Patriarca da Estaca pertencerão ao extra-especial  Quórum de Sumo Sacerdotes da Estaca.

Essa “revelação”, como estilou Dallin Oaks, não surgiu do nada. O próprio Nelson admitiu que tais mudanças burocráticas estavam sob estudo “há muitos meses”. Obviamente, o programa não está tão bem definido assim, pois a Igreja anunciou a publicação de um site explicativo em conjunto com o anúncio profético, mas a página em português está quase vazia.

Contudo, a seção de Perguntas e Respostas contém algumas informações:

Nas alas, os membros do quórum de élderes e do grupo dos sumos sacerdotes serão agora reunidos em um quórum com apenas uma presidência. Esse quórum, que terá um número maior de membros e mais união, será chamado de “quórum de élderes”, e o grupo de sumos sacerdotes foi descontinuado.

O quórum de élderes inclui todos os élderes e os élderes em perspectiva da ala, bem como os sumos sacerdotes que não estiverem servindo atualmente no bispado, na presidência da estaca, no sumo conselho ou como patriarcas operantes.

O presidente da estaca, auxiliado por seus conselheiros, desobrigará as lideranças de grupo de sumos sacerdotes atuais e as presidências de quórum de élderes. Em seguida, o presidente da estaca chamará um novo presidente do quórum de élderes para cada ala. E o presidente da estaca, um de seus conselheiros que ele designar ou um sumo conselheiro designado chamará os conselheiros recomendados para servir na presidência do quórum de élderes. A nova presidência do quórum de élderes pode ser composta de élderes e de sumos sacerdotes com idade e experiências variadas, que juntos vão servir na presidência do quórum. Um élder ou um sumo sacerdote pode servir como presidente do quórum ou como conselheiro.

O presidente do quórum de élderes responde diretamente ao presidente da estaca, que proporciona treinamento e orientação por meio da presidência da estaca e do sumo conselho. O bispo, que é o sumo sacerdote presidente da ala, também se reúne regularmente com o presidente do quórum de élderes. O bispo conversa com ele e lhe dá orientação adequada no tocante a como melhor servir e abençoar os membros da ala, trabalhando em harmonia com todas as organizações da ala.

Os élderes permanecem élderes e os sumos sacerdotes continuam sendo sumos sacerdotes no que diz respeito a seu ofício do sacerdócio. Entretanto, os élderes continuarão a ser ordenados sumos sacerdotes quando forem chamados para a presidência da estaca, para o sumo conselho ou para o bispado — ou em outras situações conforme determinado pelo presidente de estaca por meio de fervorosa consideração e inspiração.

No espírito de Doutrina e Convênios 107:89, quando uma ala tiver um número excepcionalmente grande de portadores ativos do Sacerdócio de Melquisedeque, os líderes podem organizar mais de um quórum de élderes. Quando esse for o caso, cada quórum deve ter um equilíbrio razoável em termos de idade, experiência, força e ofícios do sacerdócio.

A presidência da estaca continua a servir como presidência do quórum de sumos sacerdotes. Os membros desse quórum são apenas os sumos sacerdotes que atualmente servem na presidência da estaca, nos bispados, no sumo conselho ou como patriarcas operantes. Os secretários e secretários executivos da ala e da estaca não são membros do quórum de sumos sacerdotes.

Os membros do quórum de sumos sacerdotes da estaca de modo geral se reunirão com o quórum de élderes se não forem designados para outro lugar.

Em seu papel de presidência, a presidência da estaca se reúne conforme a necessidade com os membros do quórum de sumos sacerdotes da estaca para prover treinamento e auxiliar os membros do quórum em seus chamados. As reuniões de estaca já existentes, conforme explicado no Manual 2, seção 18.3, continuam com os seguintes ajustes:

As reuniões do comitê executivo do sacerdócio da estaca passarão a se chamar “reuniões do sumo conselho”.
A reunião anual de todos os sumos sacerdotes ordenados da estaca não será mais realizada. Entretanto, a presidência da estaca realizará uma reunião anual do quórum dos sumos sacerdotes da estaca.

Ter um único quórum do Sacerdócio de Melquisedeque na ala unirá os portadores do sacerdócio a fim de que cumpram todos os aspectos do trabalho de salvação, inclusive o trabalho de templo e história da família, que era coordenado anteriormente pelo líder do grupo de sumos sacerdotes. Isso permitirá que membros do quórum de todas as idades e em todas as circunstâncias se beneficiem com a perspectiva e experiências daqueles que estão em diferentes estágios da vida. Também proporcionará aos portadores do sacerdócio mais experientes oportunidades adicionais de aconselhar outras pessoas, como os élderes em perspectiva, membros novos, jovens adultos e aqueles que estão voltando à Igreja.

Esses ajustes vão ajudar os quóruns de élderes e a Sociedade de Socorro a coordenar seu trabalho. Eles também vão simplificar a coordenação entre o quórum, o bispado e o conselho da ala. Vão também permitir que o bispo delegue mais responsabilidades ao presidente do quórum de élderes e à presidente da Sociedade de Socorro para que ele e seus conselheiros possam se concentrar em seus principais deveres — particularmente o de presidirem o Sacerdócio Aarônico e as moças.

6 comentários sobre “Profeta Nelson Anuncia Nova Revelação

  1. Que revelação maravilhosa do nosso amado Profeta Nelson,vai ser muito maravilhoso estar mos juntos com os sumos e unirmos forças e nos fortalecer mos e fortalecer nosso sacerdócio!!!!!!

  2. Entre orar e receber a resposta pode existir um tem curo ou muito longo, e se o Senhor dar poder pra agir em seu nome esses homens mesmo tendo autoridade para agir na terra buscam a orientação do espirito pra não erra em suas ações .Digo que revelação vem por meio de oração e junto com ela a inspiração .

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.