A Relação Entre Mormonismo e Maçonaria

A relação histórica entre o mormonismo e a maçonaria é reconhecida por ambas as instituições e tem sido objeto de muitos estudos. Poucos, infelizmente, estão disponíveis em língua portuguesa. No próximo sábado, essa lacuna talvez se torne menor. Baseado em sua experiência pessoal e pesquisa, Luciano Lucas na apresentação A relação entre mormonismo e maçonaria, a qual pretende, nas palavras do autor, “desmistificar a relação” entre as duas organizações. Essa relação, segundo o historiador Reed C. Durham, seria “chave para o futuro entendimento de Joseph Smith e a Igreja”.

Alguns autores sud têm reduzido a iniciação de Joseph Smith na fraternidade maçônica como uma estratégia na sua busca de proteção política aos santos, enquanto críticos a interpretam como um esforço de copiar grotescamente os rituais maçônicos. Ambas as abordagens são pobres demais para apreender a complexidade e beleza dessa relação entre maçonaria e mormonismo. Como comentou um autor a respeito desses dois extremos,

Aqueles que negam qualquer relação, ou argumentam que as semelhanças entre os dois [maçonaria e mormonismo] são superficiais, estão preocupados que o uso de rituais maçônicos por Joseph Smith seja inconsistente com seu papel profético. Outros se concentram nas semelhanças para fortalecer a ideia de que Smith fez muitos empréstimos da franco-maçonaria sem o benefício de inspiração. Esta abordagem “tudo ou nada” se combina com o segredo associado aos rituais para criar uma relutância em discutir o assunto em qualquer detalhe significante. (Michael W. Homer, “Similarity of Priesthood in Masonry”: The Relationship between Freemasonry and Mormonism. Dialogue: A Journal of Mormon Thought 1994: p. 02)

Luciano Lucas falará sobre a semelhança de cerimônias e símbolos que se originaram juntamente com vários outros desenvolvimentos doutrinários no período de Nauvoo. Outro aspecto tratado em sua apresentação será os motivos para o distanciamento que ocorreu entre a Igreja e a maçonaria e seus reflexos atuais, incluindo “os preconceitos [que] estão sendo dissolvidos através da tolerância e divulgação da verdade”, escreve Luciano, “sem a influência de doutrinas espúrias e dogmas religiosos duvidosos de outros seguimentos (…) cristãos”. Luciano nos faz um convite para viajar “no tempo até a época da Restauração do Evangelho do mormonismo e voltando aos tempos de hoje”.

Os leitores estão convidados a deixar comentários ou perguntas abaixo, as quais serão encaminhadas para o Luciano Lucas.

Leia também Mórmons, maçons e anti-maçons

Patriarcas: pais para os órfãos

106 comentários sobre “A Relação Entre Mormonismo e Maçonaria

  1. A igreja Mórmon é uma igreja maçônica, esse fato é relevante para qualquer seguidor do mormonismo. A relação entre essas duas instituições religiosa é secular. O sincretismo religioso é observado claramente pelo empréstimo de rituais que o então profeta mórmon Joseph Smith fez.Essa sociedade secreta influenciou o mormonismo e seus lideres até hoje. Assim como a igreja, outros costunes tbem foram herdados pelos mormons, exemplo a proibição da admissão de pessoas negras para a entidade. Existe outras semelhanças, mas fica para você pesquisar sobre a relação dessas duas instituições religiosas.

  2. Jean Martinelli agradeco sua explicacao mas para alguem que nao seja tao familiar com a Maconaria como vc, os rituais do templo Mormon sao muito parecidos com os da Maconaria. Como vc bem explicou existe diferencas em graus mas nao fundamentais. BY, Joseph Smith e outros lideres da Igreja participaram da Maconaria e eu nao tenho duvida que foi justamente da Maconaria que eles elaboraram os rituais do templo, sem duvida houve mudancas e adaptcaoes ao longo dos anos mas os fundamentos sao muito semelhantes. Os rituais, as penalidades,os simbolos do compasso e algumas frases ditas no templo.

    • Estudei algumas vezes esse assunto, mas na verdade falta material sobre, porém percebi que não foi os profetas que tiraram da maçonaria, mas sim na época do Rei Davi, quando havia o tabernaculo, a Tenda do Senhor, onde se guardava a Arca do Tesouro, tinha 3 salas, Átrio Exterior, Santo Lugar e Santo dos Santos. Os Sacerdotes faziam rituais sagrados e usavam a roupa muito parecida com a que usamos hoje. Um grupo de pessoas não podiam fazer parte desses rituais, por alguns fatores, por não fazerem parte do convênio, eles criaram uma ordem muito parecida com a maçonaria hoje em dia, talvez seja o inicio dela.
      Sobre sentir o espírito Santo em outra denominação, que bom, sinal que você esta conectado com o Senhor Fabio, podemos sentir o Espírito em diversos lugares, na rua, em casa, no trabalho, na faculdade.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.