A relação histórica entre o mormonismo e a maçonaria é reconhecida por ambas as instituições e tem sido objeto de muitos estudos. Poucos, infelizmente, estão disponíveis em língua portuguesa. No próximo sábado, essa lacuna talvez se torne menor. Baseado em sua experiência pessoal e pesquisa, Luciano Lucas na apresentação A relação entre mormonismo e maçonaria, a qual pretende, nas palavras do autor, “desmistificar a relação” entre as duas organizações. Essa relação, segundo o historiador Reed C. Durham, seria “chave para o futuro entendimento de Joseph Smith e a Igreja”.
Alguns autores sud têm reduzido a iniciação de Joseph Smith na fraternidade maçônica como uma estratégia na sua busca de proteção política aos santos, enquanto críticos a interpretam como um esforço de copiar grotescamente os rituais maçônicos. Ambas as abordagens são pobres demais para apreender a complexidade e beleza dessa relação entre maçonaria e mormonismo. Como comentou um autor a respeito desses dois extremos,
Aqueles que negam qualquer relação, ou argumentam que as semelhanças entre os dois [maçonaria e mormonismo] são superficiais, estão preocupados que o uso de rituais maçônicos por Joseph Smith seja inconsistente com seu papel profético. Outros se concentram nas semelhanças para fortalecer a ideia de que Smith fez muitos empréstimos da franco-maçonaria sem o benefício de inspiração. Esta abordagem “tudo ou nada” se combina com o segredo associado aos rituais para criar uma relutância em discutir o assunto em qualquer detalhe significante. (Michael W. Homer, “Similarity of Priesthood in Masonry”: The Relationship between Freemasonry and Mormonism. Dialogue: A Journal of Mormon Thought 1994: p. 02)
Luciano Lucas falará sobre a semelhança de cerimônias e símbolos que se originaram juntamente com vários outros desenvolvimentos doutrinários no período de Nauvoo. Outro aspecto tratado em sua apresentação será os motivos para o distanciamento que ocorreu entre a Igreja e a maçonaria e seus reflexos atuais, incluindo “os preconceitos [que] estão sendo dissolvidos através da tolerância e divulgação da verdade”, escreve Luciano, “sem a influência de doutrinas espúrias e dogmas religiosos duvidosos de outros seguimentos (…) cristãos”. Luciano nos faz um convite para viajar “no tempo até a época da Restauração do Evangelho do mormonismo e voltando aos tempos de hoje”.
Os leitores estão convidados a deixar comentários ou perguntas abaixo, as quais serão encaminhadas para o Luciano Lucas.
Só o evangelho de Jesus Cristo é a verdade. Eu nao acredito em religiao apenas no Filho de Deus que morreu na cruz pelos nossos pecados .Gloria a Deua
Prezada Laudicéia, realmente existem coisas que são difícieis de entender e também de explicar, mas todas as vezes que me questionei sobre este assunto e recorri ao Pai Celestial em fervorosa oração a respeito do livro de Mórmom, ele confirmou para mim que o livro é verdadeiro, que a história do povo nefita aconteceu e que o Salvador visitou não só as américas como também outros lugares que não tenho conhecimento.
também sempre confirma para mim que Joseph Smith foi chamado por ele para ser um profeta e que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias foi reestabelecida na terra da forma que o Pai Celestial desejou.
e a prova disso hoje é a conferência geral que ao assistir com um coração humilde e sincero em oração, vai sentir o espírito santo testificando a veracidade da restauração.
Joseph não era perfeito, ele também cometeu erros, mas quem sou eu para dizer quais foram os erros dele, sou um pecador que vou a Igreja para tentar ser melhor a cada dia e me arrepender dos meus erros diários.
mas não vou desistir, e sei que devido a expiação de Jesus Cristo, serei justificado pela graça do Deus todo poderoso, depois que eu fizer tudo que estiver ao meu alcance para me arrepender e guardar os mandamentos, eu sei que estas coisas são verdadeiras tive muitos testemunhos tanto antes da missão, na missão e agora quase 10 anos depois, são minhas humildes palavras que espero ajudar alguém e ao mesmo tempo entendo que as pessoas que não acreditam, pois eu mesmo demorei a acreditar, levei 7 anos para ser batizado após ser apresentado a Igreja por meu Pai, mas quando eu decidi com sinceridade de coração e com humildade, tendo em vista que Deus sabe todas as coisas, busquei saber se a primeira visão era verdadeira, o Senhor me respondeu de diversas formas, não tenho como negar, ainda que devido a minha fraqueza eu venha a me afastar da Igreja, ela nunca deixará de ser verdadeira, mesmo que eu perca este conhecimento devido ao meu distanciamento das escrituras e do Senhor.
não gosto muito de escrever em blogs ou redes sociais, pois meu Português é péssimo, as vezes me sinto como o Profeta Morôni no livro de éter capítulo 12, mas este é meu testemunho em nome de Jesus Cristo, amém.