Piada SUD Machista

Brasileiros gostam de piadas.

Missionárias da Igreja SUD no Brasil viram meme machista após foto bem-humorada durante tragédia ecológica

Missionárias da Igreja SUD viram meme machista após foto bem-humorada durante tragédia ecológica

Brasileiros são reconhecidos mundialmente como mestres dos memes de internet. Santos dos Últimos Dias brasileiros não são muito diferentes dos demais brasileiros, e gostam de piadas e memes, também.

Contudo, algumas piadas se baseiam, e reforçam, noções preconceituosas. Uma página em rede social de membros da Igreja SUD dedicada a “humor dentro dos padrões” publicou justamente uma piada que promove o preconceito contra mulheres:

Não é segredo que há uma forte cultura de machismo e sexismo entre mórmons. Existe, ademais, o preconceito entre mórmons que mulheres se voluntariam para servir missão apenas para “caçar maridos”, ou porque “encalharam”, ou mesmo na esperança de serem “abençoadas” com um casamento como “recompensa” por seu serviço missionário. A piada em questão obviamente se baseia nessa crença popular e preconceituosa.

Na foto vê-se duas jovens missionárias da Igreja SUD posando para uma foto bem-humorada no meio de uma trágica enchente na cidade argentina de Concórdia. A piada, cujo humor depende exclusivamente do preconceito machista em torno de missionárias mulheres, lê:

“Quanto mais chuva na missão, mais lindo o maridão”

“Essas vão casar com o Brad Pitt e o Chris Evans”

Vocês já ouviram piadas sobre missionários em busca de esposas? Quando mais dedicado o missionário, mais bonita sua futura esposa? Vocês já ouviram comentários maliciosos sobre rapazes que servem missão apenas para achar esposas? É saudável fazer gracejos que se baseiam em estereótipos e preconceitos estabelecidos de uma classe de membros que costumeiramente sofre com estereótipos e preconceitos?

19 comentários sobre “Piada SUD Machista

  1. Sempre ouvi a piada do tipo: Quanto mais vezes voce pegar chuva mais bonita vai ser sua esposa.Sempre tem dois lados,nao existe exclusivismo.

  2. Isso não é piada machista. Meu marido brinca que adorou pegar enchente na missão é muita chuva porque a brincadeira era exatamente está, que quanto mais chuva o missionário tomasse mais bonita seria a esposa. Se vale pra eles, vale pra elas. Sem mimimi de feminazi né.

    • Obrigado por ilustrar a misoginia da piada citada no artigo com sua reação obviamente machista, Mariane.

      Em primeiro lugar, “feminazi” é o termo preferido por misóginos utilizado para desmoralizar e desmerecer quaisquer expressões feministas. Além do profundo e sacrilegioso desrespeito de comparar feministas a nazistas (i.e., genocídio, tortura, guerras, massacres, fascismo, etc.), é o tipo de expressão de um opressor abusivo que ridiculariza e ignora a humanidade do oprimido.

      Em segundo lugar, demonstra profunda ignorância do próprio conceito do que é feminismo. Feminismo não é uma ideologia que defende genocídio, tortura, guerras, massacres, fascismo, etc., mas o simples conceito central que mulheres merecem ser tratadas como iguais dos homens.

      Em terceiro lugar, você e seu marido objetificam mulheres rotineiramente com uma “piada” cujo conceito central é que a qualidade mais importante em uma esposa é sua beleza. Essa “piada” que você acha que “vale para eles” nada mais é uma outra expressão de misoginia e machismo. Imagine, por exemplo, que um colega branco lhe conte uma piada sobre como ele é tão fraco que ele precisa contratar um negro forte para carregar suas malas, e talvez consiga imaginar que apenas um racista acharia que a “graça” da piada reside no homem branco que é fraco, e não no homem negro, cuja única esperado contribuição é trabalho braçal.

      QUando você diz “mimimi de feminazi”, você nada mais está expressando o seu machismo (e, sim, algumas mulheres são machistas e misóginas) e uma perturbadora inabilidade de empatizar com outras pessoas que expressam opiniões divergentes das suas, reduzindo suas próprias identidades a um termo pejorativo e grosseiramente divorciado dos fatos.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.