Mórmons Proibidos de Teatro Sobre Jesus?

Crianças da Igreja SUD podem participar de uma encenação da Paixão de Cristo?

Alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental encenando a Paixão de Cristo no auditório do Colégio São Francisco de Sales Diocesano (Foto: YouTube)

Recebemos essa pergunta de uma leitora e gostaríamos de compartilhá-la com todos nossos leitores para que possam nos ajudar a elucidá-la esta dúvida. Eis sua pergunta (editada para clarificação):

“Boa noite.

Por favor, me tirem uma dúvida. Eu sou membro da Igreja há quase 30 anos. Atualmente estou servindo como Segunda Conselheira da Primária da ala há pouco tempo, mas trabalho com jovens também.

Minha dúvida é em relação a uma atividade que iríamos fazer com relação à Paixão de Cristo. Existe, por acaso, alguma restrição específica em se fazer um teatro envolvendo as crianças fazendo os personagens envolvidos na narrativa da Paixão de Cristo, inclusive um que seria Jesus? Especialmente considerando que todos estão nas escrituras e fizeram parte dessa história?

Gostaria de saber se esse teatro sobre a Paixão de Cristo é proibido por alguma regra específica. A Presidente da Primária me vetou falando que “não pode” Eu queria saber se é apenas uma coisa da liderança local mesmo ou se há algo escrito, alguma regra, que nos proibisse de encenar a Paixão de Cristo.”

Não encontramos nenhuma diretriz oficial nos manuais vigentes, mas compartilhamos a pergunta com nossos leitores para que ofereçam alguma informação oficial, se conhecerem, para tirar a dúvida dessa leitora. É óbvio, como é nosso costume aqui, sempre balizados em informação verificável e documentada.


RESPOSTA: O leitor “Curioso SUD” rapidamente nos enviou a resposta certa – que nós havíamos passado por cima por ter checado o Manual de Instruções da Igreja de 2006, e não o atual.

A resposta é SIM, membros da Igreja são realmente proibidos de participar de peças teatrais sobre Jesus. No Manual de Instruções da Igreja (atualização de 2018) lê-se:

13.6.15

Representação dos membros da Trindade

Deus, o Pai, e o Espírito Santo não são retratados em reuniões, peças teatrais ou musicais.

Caso se vá fazer uma representação do Salvador, deve ser com a maior reverência e dignidade. Só se deve dar o papel a homens íntegros, que sejam membros da Igreja. A pessoa que faz o papel do Salvador não deve cantar nem dançar. As falas da pessoa que representa o Salvador devem se restringir às escrituras proferidas por Ele.

Ao fim da apresentação, a pessoa não deve permanecer com o traje no salão ou nenhum outro local. Deve se trocar imediatamente e usar roupas comuns.

O Salvador não deve ser representado por crianças em dramatizações, exceto na representação do nascimento de Jesus.

7 comentários sobre “Mórmons Proibidos de Teatro Sobre Jesus?

  1. Sei que não tem nada a ver, já tem um tempo que estou afastada, e há pouco tempo atrás eu fiquei sabendo que não era mais para procurar ou ficar visitando membros afastados. Gostaria de saber se isso é verdade e o porque dessa mudança em não buscar mais os pessoas que foram membros. Pq está mudando tanto as coisas? Ficarei grata em ter resposta.

    • Eliene, é verdade que há uma ênfase reduzida na buscar por membros inativos.

      Os motivos para essa mudança são complexas, e nenhuma resposta simples lhe poderia fornecer uma justificação plena.

      Por isso, vamos lhe sugerir alguns artigos recentes que talvez lhe poderão elaborar um contexto para tais mudanças: 3 de janeiro, 14 de janeiro, 6 de fevereiro, 17 de fevereiro, e 6 de março.

      Muitas mudanças em meros 2 meses (espera-se mais mudanças para o próximo mês), mas se vistas em conjunto, algumas tendências começam a surgir naturalmente.

  2. Olá, gostaria de saber se o site desativou as partes dos comentários, onde está, entrei em 2 navegadores e não achei, foi removido?

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.