Crise na Igreja SUD Influencia Novos Programas?

Ontem, o Apóstolo Dale Renlund discursou, junto com sua esposa Ruth, em uma devocional transmitida mundo afora para os jovens e jovens-adultos da Igreja SUD com o tema central de dúvidas intelectuais e fé.

O Apóstolo Dale Renlund e sua esposa Ruth discursam em devocional mundial em 13 de janeiro de 2019 dedicado a coibir dúvidas entre jovens SUD (Foto: YouTube)

O tema de dúvidas entre jovens e jovens-adultos na Igreja parece ser um problema muito importante no momento. Coincidentemente, um testemunho postado nas redes sociais na semana passada ilustra a preocupação nas alas SUD em Utah de que estão vivendo uma crise de fé ou de dúvidas entre seus jovens:

“Eu tenho freqüentado a igreja com minha esposa desde que retornamos a Utah no verão passado, quando ela me disse que não gostava de ir sozinha, e achei que era um sacrifício pequeno. Eu geralmente assistia à reunião sacramental e depois ia para casa, embora algumas vezes eu ficasse para a Escola Dominical.

Ontem, fiquei para a segunda hora, principalmente por curiosidade. A lição foi essencialmente uma introdução ao programa “Venha, siga-me”. Eles começaram com alguns videoclipes de Russel Nelson explicando os objetivos do programa da conferência de outubro passado e, depois de esboçar como iria funcionar, começaram a falar sobre as razões por trás das mudanças. Essa parte foi fascinante.

Quase todas as pessoas que comentaram falaram sobre quantas pessoas estão se afastando da igreja e como o novo programa obviamente tem a intenção de evitar que isso aconteça. As pessoas falavam de amigos e entes queridos que deixaram a igreja, e instaram uns aos outros a levarem mais a sério o estudo do evangelho em suas vidas diárias para que também não sofressem esse destino. Um homem, chorando, disse: “Uma guerra está chegando e vai ser ruim”. Uma mulher falou sobre como seus filhos estavam constantemente fazendo perguntas sobre problemas na história da igreja, como o método de tradução “pedra no chapéu”. Ela disse que, embora ela não tivesse pesquisado essas questões, se apenas nos concentrarmos no evangelho e não no passado, ficaremos bem. Outra mulher declarou que não se importava o que os líderes da igreja no passado tivessem feito ou dito, contanto que o Livro de Mórmon fosse verdadeiro.

A impressão que tive é de uma igreja sitiada por forças externas, mas também de uma instituição desmoronando por dentro. O medo e a ansiedade na sala eram palpáveis. Obviamente, não estou prevendo o colapso iminente da igreja, mas parece-me que se caiu a ficha, que o número de membros afetados pelo aumento do conhecimento da história e doutrina da igreja atingiu uma espécie de massa crítica. Não muito tempo atrás, era incomum que a maioria dos membros conhecesse um adulto participante ativo na igreja que saísse como uma escolha deliberada. Todos nós conhecíamos pessoas que tinham desaparecido de atividade, geralmente na adolescência, mas um portador do sacerdócio – quanto mais um líder – que se afastara teria sido um grande choque. Hoje em dia, a maioria dos membros da igreja tem amigos e familiares que se afastaram do que antes havia sido um compromisso pesado com a igreja.

Não sei se alguma dessas preocupações e questões desempenhou um papel no desenvolvimento desse novo programa da igreja. Dito isto, os membros da minha ala, pelo menos, acreditam que esta é uma tentativa de fortalecer a igreja contra ataques graves, erosão e decadência.”

Veja o post original aqui:

O discurso do Apóstolo Renlund parece confirmar as observações colocadas acima.

Assista o discurso em sua íntegra aqui:

Renlund relata o caso de um conhecido seu que teria exibido dúvidas intelectuais sobre a historicidade da Primeira Visão (porque descobrira que Joseph Smith foi mudando os detalhes de sua visão com o passar do tempo), as mentiras que a Igreja contou sobre abandonar poligamia (porque descobrira que profetas e apóstolos continuaram praticando poligamia após o Manifesto de 1890, conhecido hoje como Declaração Oficial 1), e o passado da segregação racial oficial (porque descobrira da proibição contra negros que durou mais de um século). De acordo com o Apóstolo, apesar de tais fatos históricos serem verídicos, eles podem ser “explicados” intelectualmente. Contudo, Renlund não os “explica” e limita-se a afirmar que tais “explicações” não são importantes, pois membros da Igreja devem simplesmente “querer acreditar” e, consequentemente, terão “fé” em tais “explicações”. O que, no frigir dos ovos, seria o mais importante.

Não obstante as protestações apostólicas, o fato objetivo e inquestionável é que Renlund, e portanto a liderança da Igreja, admite que há um problema de “dúvidas intelectuais” entre os jovens da Igreja com relação a questões históricas. Aparentemente, a resposta da Igreja não é discuti-las aberta e francamente, ou engajar com os fatos honestamente, mas simplesmente exigir que seus jovens “tenham fé”, e se não tiverem fé ainda, “queiram acreditar” e ignorar tais dúvidas.

Será que essa é uma estratégia frutífera a médio ou longo prazo? Quão diferente é essa estratégia do que já vinha sendo feito nas últimas décadas? Quão profunda será essa tendência geracional do mileniais e membros da geração Z de questionar e explorar intelectualmente suas tradições religiosas?

22 comentários sobre “Crise na Igreja SUD Influencia Novos Programas?

  1. Bom Dia!!

    Eu acho interessante essa expressão “dúvida intelectual” por que na verdade não é. Quando eu recebi as palestras dos elderes Thomas Whitney Welch e Cary Lowel Curtis, eles tinham material fornecido pela igreja como o peitoral e o urim e tumim que pareciam uma armadura de soldado e os urim e tumim, um óculos. Também aprendemos que a poligamia tinha sido abolida e na verdade não tinha (vejam o que aconteceu com aqueles da igreja fundamentalista que seguiram as ordens dos profetas e foram mortos por obedecerem a ordem de Deus. No mesmo momento os profetas de Deus mentindo para as pessoas e fazendo de conta que obedecem ao estado e na verdade estavam enganando os santos e o governo). Isso é muito mais do que uma dúvida intelectual, é olhar e ver um homem que está na posição de profeta de Deus e saber que ele é mentiroso. Hoje em dia se vemos alguém mentindo sobre uma coisa começamos a vasculhar para saber o que mais tem de mentira no todo que aprendemos. Não é uma questão de acreditar e pronto, as pessoas foram enganadas e os ditos “apostatas” são os que fizeram isso. Minha cunhada fez missão na praça do templo, em Salt Lake City e quando voltou falou que os fundamentalistas foram falar com ela na praça do templo e provaram, com documentos que a igreja estava mentindo a anos sobre vários assuntos, o ela disse que ao falar com seu presidente de missão ele falou que ela deveria orar e perguntar ao Pai Celestial se os profetas eram verdadeiros e depois deixar isso pra la. Tem um missionário que fez missão comigo que, em seu diário, ele falou que o dia mais feliz da vida dele foi o dia que o pai dele o levou para ser inciado na KKK (KU KLUX KLAN) depois vemos essas questões raciais? Isso já está na cultura do país, no livro de mórmon. Agora pensamos como um membro da igreja, missionário em que o pai dele é bispo, pode ficar gritando em frente uma cruz em chamas, poder branco? Então quando EU questionei meu presidente de missão, meu companheiro da KKK foi transferido e eu quase fui mandando embora pra casa, pela confusão que eu arrumei com o presidente da missão. O que os lideres precisam saber é que nós não somos indoutos, somos seres pensantes, e oração não funciona com publicações assinadas pelos profetas, videntes e reveladores. Como acreditar em um profeta que muda, a seu bel prazer, o relato do que REALMENTE ACONTECEU com ele na primeira visão, ou foi a segunda, ou terceira, ou quarta… ou oitava! Uma vez que isso foi exposto tentar encobrir é pior, fazer essa remoção de livros, textos, tentar “passar um pano” não resolve. Agora o pior que eu ja ouvi é o apostolo dizendo que a pedra de vidente é como um celular… isso foi o absurdo dos absurdos… aquela sensação de que somos o povo de Deus, do Israel antigo, foi embora.
    Como na experiencia de um missionário em sua investidura que eu tive o privilégio de lhe conceder como oficiante regular, ao adentrar a sala celestial ele disse: Achei que seria como na antiga israel, não como na maçonaria (ele era maçom), depois de um tempo ao retornar da missão, tinha havido uma mudança nas ordenanças e a mesma pegunta que fazem hoje ja fizeram antes: Mas pode mudar, isso não é eterno? O profeta disse que não podia mudar!!
    Como quando Joseph Smith chamou Deus o Pai de Jeová e seu filho de Jesus Cristo e no livro do sacerdócio, para evitar questionamentos eles omitiram esta parte.
    Vemos que o igreja tem tentando e com sucesso tem conseguido mentir, mentir e mentir. Como confiar num profeta que mente? que compactua com a mentira? segundo a bíblia, um profeta que mente, podemos ou sequer precisamos confiar nele? Esse vai ser um dos grandes problemas que a igreja vai ter de transpor, porém a que custo?

  2. O que a Igreja enfrenta, não é um fenômeno dela. Como nos querem fazer acreditar o “VM”. É um movimento universal. A Europa tem igrejas católicas vazias, o protestantismo perde força nos EUA e outro dia uma jovem pediu ajuda da ONU por desertar do Islã. Então não é algo que afeta só a Igreja SUD.
    As pessoas estão se preocupando só com a COBERTURA do bolo, invés de querer chegar ao RECHEIO. Não importa se Joseph Smith olhava no chapéu para interpretar, não importa se Jonas foi engolido por uma baleia, se era uma maçã o fruto proibido, não importa se os israelitas tinham escravos mesmo depois de terem sido escravizados, não importa Moisés vou mesmo ou não Deus. Não importa se o sacerdócio foi negado aos negros por que algum profeta lá atrás disse que era assim. Que não acharam evidências arqueológicas do Livro de Mórmon. Até hoje acham coisas em Israel. E lá se topa com um arqueólogo tanto quanto no Egito. O que IMPORTA é se a religião faz bem à você enquanto indivíduo. Se te mudou como pessoa. Se você ficou mais tolerante, amável e bondoso. Se as pessoas a sua voltam sentem que você evoluiu como indivíduo. A Igreja nos dá disciplina, senso de organização e uma explicação de Deus. Mas não devemos perder tempo com o passado ou assuntos teológicos. O que IMPORTA é DEUS! É nossa relação com ele. As pessoas perdem sua fé por serem fracas, superficiais e dadas a criar Desculpas para vive a sua vida de forma egoísta. Não é a cobertura, é o recheio que me interessa.

    • Antes de mais nada, Cliferthon, vamos pedir um pouco mais de honestidade na sua parte.

      1) Em nenhum momento, seja nesse artigo, seja em quaisquer outros artigos publicados no nosso site, escrevemos que apenas a Igreja SUD está em crise de evasão de membros.

      2) Em nenhum momento, aqui ou acolá, “querem[os] fazer acreditar” que apenas a Igreja SUD está em crise de evasão de membros.

      3) Nós publicamos vários artigos sobre a crise de evasão de membros da Igreja SUD durante os últimos 8 anos [ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui] , e em alguns deles afirmamos claramente que outras religiões passavam pelo mesmo problema [ver aqui, aqui, aqui, e aqui].

      4) Nosso foco é o mormonismo, e não todas as religiões do mundo, e portanto qualquer leitor honesto e razoável perceberá que a maioria, se não a totalidade, de nossos artigos focarão no mormonismo e não em todas as religiões do mundo.

      5) Nosso foco ampla e claramente expresso aqui é discutir o mormonismo sob os prismas da história, sociologia, antropologia, e demais ferramentas racionais. Nosso foco não é religioso ou devocional. Nunca prometemos fazer distinções sobre “cobertura” e “recheio” de “bolo”, aproveitando a metáfora mística. Portanto, qualquer leitor honesto e razoável saberá que não encontrará discussões metafísicas ou espiritualistas aqui.

      (Quem vai a um site dedicado a política econômica e reclama não encontrar debates sobre futebol?)

      6) Nós, também, discutimos o “recheio” do “bolo” aqui. Se pegarmos a definição de “recheio” a transformação de pessoas para uma versão “mais tolerante, amável e bondos[a]”, nós temos muitos artigos sobre a institucionalização e incentivo de racismo [ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui] e homofobia [ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui] e misoginia [ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui], e cultura de estupro [ver aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui], entre outros, o que é o exato oposto de “tolerante, amável e bondoso”.

      Agora, se você acha que criticar preconceito e intolerância contra minorias raciais, mulheres, pessoas e famílias LGBT, e criticar uma cultura que protege e incentiva estupradores e pedófilos é apenas “cobertura”, então provavelmente não encontrará nada que lhe interesse aqui. Lembre-se que você é livre para não vir nos visitar.

      • Eu oro para que nunca eu receba um aqui, aqui, aqui, aqui, aqui dos Vozes Mórmons, rsrs… Aliás sou fã e admirador já faz anos, viu…

    • Acredito que a “Cobertura ou Recheio” Importam sim, afinal essa e a narrativa da historia que a igreja vem ensinando por quase 200 anos, milhoes de pessoas tomaram decisoes importantes na vida baseado nessa narrativa, decisoes como onde morar, quando e com quem casar, quantos filhos terem, quanto tempo dedicar a igreja ao inves de dedicar a familia, quantas horas passam na igreja, quanto de sua renda doar para a igreja, muitos missionarios continuaram na missao quando a mae ou pai morreram e nao voltaram para o funeral, enfim ha muitas decisoes feitas baseado naquilo que a igreja pregou e agora milhares desses membros estao descobrindo que essa narrativa e falsa e enganosa, por isso milhares, especialmente nos EUA, estao deixando a igreja. Quanto ao recheio, ou seja o relacionamento com Deus como voce declara, isso qualquer um pode ter sem ter que pertencer a qualquer religiao, ou pessoas de outras religioes tambem tem esse relacionamento com a divinidade, entao qual a importancia e relevancia da igreja SUD e qual o valor em declarar que ela seja a unica Igreja verdadeira na terra quando ha dezenas de erros doutrinarios feitos pelos supostos Profetas e Reveladores? Quantas pessoas negras sofreram por muitos anos acreditando que eles eram inferiores na pre existencia, que eram descendetes de Cain? Imagine o trauma espiritual e emocional que essas pessoas tiveram? E agora a igreja em seu Site official declara que aqueles Profetas daquela epoca estavam equivocados. Se voce tiver um pingo de senso critico voce percebera que a cobertura e tao importante como o recheio.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.