Utah, Estado Com Menor Igualdade de Gêneros

Dentre os 50 estados norte-americanos, sede mundial do mormonismo tem a pior disparidade entre homens e mulheres, de acordo com estudo publicado esta semana.

mulheres mórmons Utah emprego

O ranking elaborado pelo site de finanças WalletHub considerou três categorias: (1) igualdade de tratamento no ambiente de trabalho; (2) igualdade de oportunidades para educação e saúde; e (3) empoderamento político. As três foram avaliadas usando 15 métricas, em uma escala de 100 pontos, comparando a diferença entre homens e mulheres por categoria em cada estado.

Utah foi classificado em

  • 40º lugar em empoderamento político;
  • 43º  em ambiente de trabalho;
  • 46º em posições executivas;
  • 48º em número médio de horas de trabalho;
  • 50º em nível educacional avançado.

Fundado por imigrantes mórmons e sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o estado ainda foi pontuado como o pior em educação e saúde para mulheres.

Por outro lado, Utah foi o melhor em termos de disparidade de desemprego entre homens e mulheres com uma diferença de apenas 0,3%. Além disso, foi sexto na disparidade de empregados com salário mínimo. De acordo com reportagem da KUTV,

Os dados sugerem que Utah tem muitas mulheres trabalhando ao invés de desempregadas, com muitas trabalhando pelo salário mínimo, enquanto menos mulheres trabalham em cargos executivos em comparação a homens, e o estado é quase o último na disparidade de renda, em 48º.

De acordo com o estudo do WalletHub, o Havaí é o estado americano com o tratamento mais igualitário das mulheres, seguido por Nevada. De acordo com o site,

Em 2016, os EUA não conseguiram ficar entre os 10 melhores — ou mesmo os 40 melhores — do ranking do Fórum Econômico Mundial de 144 países com base na igualdade de gênero. Na verdade, os Estados Unidos caíram da posição anterior de 28º para 45º.

O desempenho de Utah no ranking de igualdade entre homens e mulheres dificilmente pode ser explicado sem analisarmos o forte componente machista na cultura mórmon. De acordo com o Pew Research Center, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias compõem 55% da população adulta do estado.

Outro estudo, publicado pelo site 24/7 Wall St. no final de 2016, avaliou as 100 maiores regiões metropolitanas dos EUA e elaborou uma lista das regiões com os maiores e os menores índices de diferenças salariais entre os gêneros. Dentre as cinco regiões metropolitanas com as maiores diferenças salariais médias, três são tradicionais enclaves mórmons, além de uma quarta com alta concentração de mórmons (leia os resultados aqui). Dessas cinco cidades, três estão em Utah, incluindo sua capital, Salt Lake City.

 

 

3 comentários sobre “Utah, Estado Com Menor Igualdade de Gêneros

  1. O homem sempre foi colocado acima da mulher na religião Mormon. As mulheres simplesmente são colocadas em posição submissa a qual tem que acatar o que os homens falam ou ditam. Não é algo incomum se você pensar que o mundo inteiro vive esse tipo de sistema. O problema é que por se tratar de uma religião que diz promover a igualdade e liberdade dos seus membros tanto do sexo masculino como do feminino tal atitude chega ser estranha.

    Mas no tocante ao tópico, creio que essas diferenças de salários e gêneros tem mais a ver com a política adotada nesses estados e cidades do que a religião em sí. Embora a influência religiosa e doutrinária conta muito quando governantes decidem fazer suas leis ou aprovar algumas ações.

    • Sim, acontece no mundo inteiro, mas é infinitamente pior no meio mórmon, conheço muitas que dentro e fora do Brasil são submissas a vontade do marido, muitas querem trabalhar, mas eles não deixam e a liderança só apoia os homens para que eles não saiam da igreja.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s