Perdendo Membros? Como Resgatá-los?

A Igreja Mórmon está perdendo membros. Muitos membros. Milhares de membros.

Isso é um fato incontestável. Análises estatísticas, avaliando tanto o Brasil, como a Igreja global, demonstram clara e inequivocadamente que a taxa de crescimento da Igreja vem se mantendo, em média, nas mesmas proporções que a respectiva taxa de crescimento populacional. O que significa que a Igreja SUD cresce ao mesmo ritmo em que nascem bebês.

Tempos difíceis para a Igreja Mórmon?

Tempos difíceis para a Igreja Mórmon?

Contudo, essa não é o único dado estatístico relevante. A Igreja SUD faz um investimento ímpar em esforços missionários e em proselitismo para conquistar e recrutar novos membros, e não apenas manter os filhos e os netos dos membros já existentes. O fato da Igreja investir tamanho intenso investimento e ainda assim apresentar um crescimento relativo nulo só pode significar que a taxa de retenção é muito baixa, ou a taxa de evasão é muito alta.

Todo membro ativo, que já serviu ou serve como mestre familiar ou professora visitante, sabe disso em sua experiência pessoal. Quantas centenas de membros da Igreja encontram-se nos registros oficiais de sua ala ou ramo mas nunca frequentam a capela? Ou sequer conhecem os membros que frequentam? Ou sequer moram nos endereços anotados nas fichas oficiais?

No Brasil, essa taxa de evasão gira em torno de 75%! Nos Estados Unidos, país sede do mormonismo, em torno de 60%! Portanto, vê-se esforços intensos (e até milionários) por parte da liderança da Igreja para reverter essa sangria de fiéis.

A Igreja SUD, aparentemente, tem uma nova tática nos esforços para reverter essa abismal taxa de evasão: Spam eletrônico.

Vejamos esse email, enviado de maneira não solicitada para uma membro em registro da Igreja SUD (que já não se identifica como mórmon e não mantém filiação de facto à Igreja há anos) por uma funcionária da Igreja no departamento de “Serviços de Membros SUD”:

member-locator

De: Localizadores de Membros SUD
Para: Fulana

8 de dezembro de 2016

Estimada [Fulana],

Nós estamos entrando em contato com você através do endereço de email que você forneceu para o uso da Igreja SUD.

Fomos notificados que sua irmã, [Beltrana], se mudou, e nós não mais temos o endereço atualizado dele/dela. Por favor ajude-nos a enviar o seu registro de membro para o seu respectivo ramo ou ala enviando-nos seu endereço e telefone atualizados em um email de resposta.

O endereço residencial é o preferido.

Obrigada.

Meady Meyers
Serviços de Membros SUD
Localizador de Membros SUD [arroba] Igreja SUD [ponto] ORG

Naturalmente, essa tática levanta uma série de questões. Seria uma forma eficaz de manter contato com membros (ou, mais apropriadamente, ex-membros) que não desejam contato ficar enviando spam eletrônico para seus parentes? Não seria mais eficaz investir em estudar os motivos que levam às elevadas taxas de evasão? Não seria intrusivo bisbilhotar na vida privada das pessoas (e.g., que se mudaram) quando elas não demonstram interesse em atualizar a Igreja de mudanças?

Quem acha essa tática válida e produtiva, diga-nos seus raciocínios.

Quem acha outras questões que tal prática levanta, diga-nos quais.

13 comentários sobre “Perdendo Membros? Como Resgatá-los?

  1. A igreja como instituição precisa mudar, os membros precisam mudar, a forma de lidar com assustos difíceis precisa mudar.
    Eu não frequento a igreja a meses e meu status de membro continua ativo.
    Porque será?
    Mas, nunca recebi visita nem telefonemas, creio que o foco ė buscar membros novos.
    Me sentiria ofendida em receber um email como exemplo acima.
    Outro detalhe e a forma que os membros te tratam fofocas,mentiras e claro muitos viram a cara quando te encontram na rua.
    Ou existe um conceito de união irmandade ou a igreja perderá cada dia mais membros.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.