Shopping de Luxo em Salt Lake Sofre Financeiramente

Shopping de luxo em Salt Lake City, construído como um modelo de renovação urbana e alardeado como a salvação para o dilapidado e deteriorado centro da cidade de Lago Salgado a meras 3 quadras do icônico Templo de Lago Salgado, sofre enorme revés financeiro por causa da Igreja Mórmon.

The Gateway Mall

The Gateway Mall

A Igreja SUD investiu bilhões de dólares para construir um shopping center para rivalizar o shopping The Gateway Malls. Situado a uma quadro do Templo Mórmon, o apelidado “shopping Mórmon” City Creek Center fora justificado pela Igreja como um investimento social e cívico, estabelecido para aprimorar o dilapidado e deteriorado centro da cidade de Lago Salgado. Agora, por causa da presença e existência do shopping Mórmon, há temores sobre o futuro deste imenso shopping bem no meio do centro da cidade. Desde a inauguração do shopping Mórmon, o The Gateway Malls sofreu queda no seu rendimento anual de USD 210 milhões anuais a USD 100 milhões, enquanto o shopping da Igreja saltava para USD 250 milhões anuais. Nos primeiros 10 meses de 2014, este rendeu USD 190 milhões enquanto aquele agonizou com apenas USD 70 milhões. Enquanto diversas lojas de grife (como a Apple Store, Forever 21, e Anthropologie) abandonaram o Gateway Malls pelo shopping Mórmon nestes 2 anos, reduzindo sua taxa de ocupação de 96% para 78%, ela sofreu queda de mais de 50% em seu valor de mercado e uma drástica e dramática redução em qualificação pela Agência Moody, fomentando especulações de falência.

Templo de Salt Lake visto a partir do City Creek Center. Imagem:  Antônio Trevisan Teixeira/Vozes Mórmons.

Templo visto a partir do City Creek Center. Imagem: Antônio Trevisan Teixeira.

Analistas questionam o futuro do empreendimento comercial e imobiliário. Construído em 2001 por uma pequena fração do valor do shopping Mórmon (USD 375 milhões), o Gateway Malls ocupa espaço similar em zona urbana próxima ao empreendimento da Igreja, e os números sugerem que a competição entre ambos aparenta ser mais predatória que mutualmente benéfica. Se o Gateway Malls falir por causa da competição do Shopping Mórmon, qual será o impacto social, econômico e imobiliário final sobre o centro e a cidade de Salt Lake?

Saiba mais sobre o Shopping da Igreja aqui.

Saiba mais sobre as finanças da Igreja aqui.

Saiba mais sobre o que o Jesus dos Evangelhos diria sobre um shopping de luxo.

13 comentários sobre “Shopping de Luxo em Salt Lake Sofre Financeiramente

  1. Curioso… Mas ‘business is business’… A propósito, alguém sabe algo sobre os ‘acionistas’ da ‘igreja’ (ou melhor dizendo, acionistas das empresas ‘SUD’)?

    • Tendo em vista todos estes fatos, é absolutamente insensato e tolo criticar a Igreja por desenvolver projetos que melhoram a qualidade de vida de sua população local, quando muitos membros em diversas partes do mundo são direta ou indiretamente beneficiados pelas bençãos que tal estabilidade financeira da Igreja trás ao mundo. A obra missionária, assim como os diversos programas de bem estar e ajuda humanitária anteriormente citados, caminham a todo vapor por causa de tal estabilidade e boa utilização dos recursos da Igreja.

      Sejamos mais vagarosos ao julgar, mais diligentes ao pesquisar informações atiradas ao vento, mais sensatos ao tirar conclusões e principalmente, mais determinados a defender o que sabemos ser verdadeiro e mais sensíveis para reconhecer que apesar das limitações da Igreja como instituição e imperfeição de seus líderes, o mundo é um lugar melhor porque o Evangelho foi restaurado.

  2. A consciência capitalista e selvagem está sendo aplicada com muita determinação pela Igreja Mórmon. A queda dos rendimentos do Gateway Malls, já era esperado por lá, pois já sabiam que a fidelidade dos mormons vai além da fronteira religiosa. Essa grande obra serve para marcar território financeiro e dizer a outros investidores quem manda aqui.

  3. O que torna a Igreja SUD tão próxima das “falsas” Igrejas cristãs que existem no mundo é a demasiada ênfase em dízios e ofertas. E para constatar que a semelhança entre a Igreja SUD e as outras é maior do que imaginamos, basta uma simples pesquisa sobre o que é feito com o dízimo: Algumas igrejas falsas constroem templos fabulosos e luxuosos , outras investem na bolsa de valores, outras acumulam dízimos e aplicam esse dinheiro dando uma vida de luxo a seus líderes, outras constroem indústrias , universidades e redes de ensino , outras constroem shopping centeres – tudo isso com um único objetivo: multiplicar e maximizar os lucros. Qualquer semelhança entre a Igreja SUD e as falsas igrejas cristãs não é mera coincidência…

  4. Não concordo com a criação desse shopping de gasto exorbitante, considero lamentável. Em contrapartida, é assim que as coisas funcionam dentro do sistema capitalista. Essa livre concorrência faz parte e quem não tem ousadia não se estabelece. Se a maioria da população em Salt Lake é mórmon, natural que a preferência esteja voltada para o shopping mórmon. Se a população fosse somente feminina, não teria como querer vender roupas masculinas.

  5. Agora fiquei um pouco confuso e, quero fazer uma pergunta. Se alguém souber por favor me responda? O shopping da igreja abre aos domingos e, se abrir como se explicar o fato de domingo ser o dia do Senhor onde é ensinado que os adeptos da igreja não trabalhem e façam compras nesse dia?

      • Entendo a critica mas tudo tem um proposito de ajudar aos filhos do Senhor Nosso Deus, criador do seu e da terra: Vejam alguns trabalhos que a Igreja faz ao mundo em ajuda humanitárias. http://www.mormon.org.br/ajuda-humanitaria
        http://osmormons.com/tag/ajuda-humanitaria/
        8. Quanto a Igreja já contribuiu em obras de caridade e auxílio humanitário?

        Uma das divisões do departmanto de Bem Estar da Igreja é o “LDS Charity” (Caridade SUD), divisão responsável pela organização de obras humanitárias e de auxílios emergenciais em todo o mundo. Apenas entre 1985 e 2011, celebrando os 25 anos do evento que reuniu US$ 6 milhões em doações para a Etiópia, o serviço humanitário da Igreja doou:[8]

        * US$ 1.4 Bilhão de Dólares em espécie
        * 61,308 mil toneladas de alimentos
        * 12,829 mil toneladas de suprimentos médicos
        * 84,681 mil toneladas de roupas
        * 8,6 milhões de kits de higiene e kits escolares

        Tais recursos ajudaram mais de 30 milhões de pessoas em aproximadamente 179 países.[9]

        Os impressionantes dados acima entretanto, não incluem mais de um século de programas de ajuda como o Armazém do Bispo e doações provenientes de ofertas de Jejum, que tem sido administradas desde o início da Restauração. Não incluem também serviços e materiais utilizados em projetos regulares como o “Mãos que Ajudam”, milhares de cadeiras de rodas, campanhas de vacinação e da obra contínua de jovens missionários e missionários de serviço, que em diversos países provém assistência e treinamento gratuito à população e comunidades, que se contabilizados, elevariam drasticamente as estatísticas de obra humanitária da Igreja

  6. Acho que a ‘Descoberta de uma Antiga Cidade Nefita’, não foi tão marcante, no sentido de ajudar a checar as fontes. Até achei possível, mas depois olhei o link, e lembrei da data! 1º de Abril!!

  7. Como podemos ver a criação desse shopping não foi tão inspirada. Não perguntaram aos membros se eles achavam correto pegar o dízimo da viúva e investir tanto dinheiro. E pensar que o nosso dinheirinho do terceiro mundo ajudou. Acho melhor os membros darem somente uma pequena oferta, já que os dízimos não estão sabendo como usar. E os bobinhos dos membros do terceirão todos engravatados no domingo, sem um centavo no bolso.

  8. Engraçado que não foi citado o fato de vários ladrilhos do shopping ter o nome de cada família que ajudou a construir o templo, financeiramente, ou seja, que não foi com dízimos. Muito conveniente vcs. A propósito, sei que não irão publicar esse comentário, ,mas não tem problema, espero que consigam dormir em paz com essas falsas postagens ou postagens com meias verdades. Boa sorte pra vcs. Site infeliz.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s