A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou, às vésperas de sua Conferência Geral anual, a construção de 3 shopping centers na América Latina, um deles no Brasil.
A Igreja SUD, popularmente conhecida como Igreja Mórmon, inaugurou há 3 anos um shopping center de luxo na sua cidade-sede de Salt Lake City, a uma quadra do icônico templo de Lago Salgado. O sucesso financeiro do City Creek Center, apelidado como “shopping Mórmon”, é tamanho que a Igreja decidiu expandir esta operação para outras cidades do continente, espelhando-se no modelo de concentrar os negócios próximos a seus templos de alta visibilidade e com grande tráfego de membros da Igreja.
Eric Hawkins, do departamento de relações públicas da Igreja, anunciou esta semana a construção de 3 shoppings na América Latina, todos em grandes centros urbanos, próximos a templos SUD, e direcionados ao mercado de alto consumo.
O sucesso do shopping City Creek Center demonstrou à liderança da Igreja que os membros sentem-se privilegiados de comprar seus bens de uma instituição que reflita seus valores pessoais, familiares, e religiosos. Ao mesmo tempo, é uma excelente oportunidade para a Igreja influenciar a sociedade como um todo e, também, para convidar as demais pessoas a virem conhecer a Igreja de Jesus Cristo restaurada na terra.
Os 3 empreendimentos anunciados incluem os arredores do templo da Cidade do México, México, do templo de Bogotá, Colômbia, e do templo de São Paulo, Brasil.

O luxuoso shopping City Creek Center servirá de modelo para os novos shoppings da Igreja SUD no México, Colômbia, e Brasil. A Igreja espera captar o mercado de luxo de consumidores de classes alta e média alta.
O anúncio dos empreendimentos não veio acompanhado de muitos detalhes, como custos, dimensões, construtoras, ou mesmo sítios específicos. Tanto os templos de Bogotá como o da Cidade do México encontram-se em regiões urbanas relativamente esparsas, permitindo fácil apropriação para construções de grande porte. O templo de São Paulo, contudo, encontra-se numa região mais concentrada, e já conta com um grande shopping center a uma quadra de si.
“Embora não tenhamos maiores detalhes para oferecer nesse momento, os projetos já se encontram todos finalizados e os terrenos devidamente apropriados,” garantiu Eric Hawkins, durante o anúncio oficial. “Estamos aguardando apenas a confirmação das autoridades locais para poder anunciar detalhes e iniciar as obras.”
Especula-se que o shopping da Cidade do México seja o primeiro a entrar em fase de construção. Destes 3 templos, o do México é de longe o maior, inclusive em seu terreno e prédios adjacentes. Inclusive, ele já se encontra em reconstrução, possivelmente incluindo preparações para o shopping adjacente, desde janeiro de 2014 e está planejado para re-dedicação em setembro de 2015. Enquanto isso, o templo de Bogotá encontra-se numa região de fácil acesso, porém distante do centro urbano e de aglomerados populacionais (ver vista aérea aqui), o que lhe certamente facilitará o início de obras. A grande dúvida remanescente do anúncio resta sobre o shopping no Brasil, posto as dificuldades urbanas já mencionadas e a decisão da Igreja de optar por São Paulo, ao invés de um sítio próximo ao novo templo do Rio de Janeiro, atualmente em construção. É possível que a Igreja planeje comprar o shopping vizinho já existente em São Paulo e reformá-lo a seus moldes, o que muito agilizaria e facilitaria para sua inauguração, além de economizar em custos de construção e se beneficiar de uma clientela já estabelecida, mas nem representantes da Igreja, nem autoridades brasileiras contactadas ofereceram informações sobre quaisquer negociações.
Talvez a maior dúvida remanescente gira em torno da questão do retorno do investimento. Em Utah, onde a maioria da população é membro da Igreja, o sucesso financeiro do shopping era praticamente assegurado. Apesar de situá-los próximos a regiões de alto tráfego de membros, pela proximidade aos templos, serão os mercados brasileiros, mexicanos, e colombianos tão receptivos ao comércio Mórmon para lhes fornecer os lucros que justifiquem tais investimentos? Apenas o tempo dirá.
Artigo original publicado aqui e traduzido com permissão.
[Não deixe de ler esta informação mais recente e pertinente aqui]
____________________________________
Relacionados
Juíz Nega Pedido de Processo Contra Thomas Monson
Conheça o famoso Shopping da Igreja em Utah!
Mórmons Candidatos à Presidência dos EUA
O Conselho dos 50 de Joseph Smith
Estou sem palavras.
Não se preocupe. É um texto mentiroso. Clique no “aqui” da ultima frase e vc vai ver que eh uma pegadinha, de mau gosto, de 1º de abril.
Depois eu vi hehehhe ainda bem que fiquei sem palavras…
Caroline, talvez lhe interesse ler a reação oficial da Igreja à nossa brincadeira de Primeiro de Abril! “Mau gosto”, você diz?
Ainda bem. 😉
Sabe quem não estava sem palavras, Suzana? A página oficial da Igreja, que comentou a nossa brincadeira de Primeiro de Abril!
Aliás, você estava lá quando eles comentaram, né?! 😀
Sim, estava. Mas quase não estou mais, estou sendo apagada. Estou magoada com isso pois não falei absolutamente nada contra a Igreja. Aliás, defendi.
Investir em escolas ou hospitais não deve dar “retorno” necessário, De onde veio essa verba toda para essas ideias mirabolantes, o negócio da “igreja” deveria continuar sendo no investimento de salvação das almas – principalmente a dos membros frequentes. Será que serão abertas vagas para os membros, e os salários ficaram a cargo do piso estabelecidos pelo sindicatos? América Latina – Brasil – não é U.S.A. Esses shoppings abriram no “dia do senhor”? Mesmo que todas as perguntas não sejam sanadas, ainda é um passo diferenciado que a igreja da em relação a suas concorrentes, que abrem outras instituições mais próximas das necessidades sociais, será que um dia veremos a abertura e/ou a participação ativa em orfanatos, asilos tal como fez a igreja católico durante muitos anos?
1º de Abril
Desculpa amigo mas acredito q n saiba muito da igreja p fazer esse comentário, mas caso n tenha conhecimento só p que vc entenda um pouco a igreja e sempre uma das primeiras a chegar nas grandes catástrofes para ajudar seja com mantimentos, roupas, ou simplesmente ajudar a encontrar pessoas e limpamos lugares, isso vc pose achar fácil inclusive a band fez um reportagem sobre isso falando também do nosso armazenamento q e um dos maiores e usado p ajudar pessoas em situações difíceis ou até mesmo nessas catástrofes, tendo também um enorme lugar o de tem roupas p doação q são classificadas e arrumadas quando necessário e as q não da mais p o uso são feitas cobertores que também são doados. Eu tive a oportunidade de na minha Cidade q fica no interior do Rio Grande só Sul participar d um evento em q a igreja doou muitas cadeiras para deficientes fisicos e foi lo do e emocionante a pouco também saiu d um doação da igreja p um hospital que n tinha cama adequada para pessoas obesas entre muitos outros feitos, só que a igreja n fica se promovendo, tirando foto e colocando em jornal nós membros sabemos onde vai nosso dízimo pq a nos é informado todos os meses os feitos dá igreja por uma revista chamada a liahona mas as outras pessoas só ficam sabendo se forem atrás de respostas por isso convido a vc que procure a igreja para entender melhor antes de criticar.
Há esqueci d um detalhe inportabt a igreja tem sim investime tô em educação a final tem uma faculdade nos EUA que os valor são menores do que uma escolinha no BRASIL., também nos membros temos o fundo perpétuo que nos ajuda a pagará uma faculdade ou cursos de 0 a 100% dependendo da renda da família, além disso também tem contratos com algumas agências q cursos feitos por nos membros ficam muito mais baratos e também temos um ligar o onde podemos procurar emprego basta a pessoa quere, então a igreja investe muito em estudos. E sobre orfanatos também já participei d eventos onde levamos comida, roupas e brinquedos p crianças e esses eventos são muito frequentes. Também tem o mãos que ajudam que fazem muitos serviços como limpeza, pintura, entre outros em lugares públicos como Praça, escolas e ruas, além d eventos em q doamos sangue p a comunidade. Claro q se for fala tudo n consigo.
Esse texto é uma pegadinha de 1º de abril. E o City creek mall em salt Lake City não abre aos domingos… Fique tranquilo. Eu moro em SLC. E é quase surreal ver um shopping daquele tamanho fechado aos domingos.
Ja tentaram investir em escola aqui mas infelizmente pra o Brasil não é viável, sabe porque a mensalidade aqui seria um valor apenas de 30,00 reais que equivale a 16,00 dolares la pois é esse valor da mensalidade da escola de Gordon B. Hinckley la, mas infelizmente o Brasil não autorizou.então por favor se você acha que conhece a igreja com toda certeza não sabe de nada, e não adianta ficar pesquisando avulso pois la você vai encontrar coisas boas e ruins e como sempre as pessoas só veem a parte ruim, foi assim como fizeram com cristo e com certeza não é diferente nos dias de hoje.