O projeto Joseph Smith Papers acaba de publicar em dez idiomas relatos da Primeira Visão pelo próprio Joseph Smith. É a primeira que o projeto publica traduções.
As traduções ao português podem ser encontradas aqui. Além do texto incluído em Joseph Smith – História 1:05-20, de 1838, o qual faz parte de obras-padrão SUD, o site traz os relatos escritos em 1832, 1835 e 1842, que não fazem parte do cânon oficial mórmon e pouco conhecidos entre os membros SUD. Há links para fotos dos manuscritos ao lado das transcrições em inglês.
Desde o último dia 25/03, o mesmo conteúdo também está disponível online em chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, russo e espanhol.
Reproduzimos abaixo um trecho do relato de Joseph Smith em 1832, o único que inclui sua própria caligrafia. [Leia todos os relatos contemporâneos aqui]
E o Senhor ouviu meus clamores no deserto e, ao invocá-Lo, no décimo sexto ano de minha vida, vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol ao meio-dia, que desceu do céu e repousou sobre mim. Fiquei cheio do Espírito de Deus. E o Senhor abriu os céus para mim e eu vi o Senhor. Ele falou-me, dizendo: “Joseph, meu filho, teus pecados te são perdoados. Segue teu caminho, anda em meus estatutos e guarda os meus mandamentos. Eis que sou o Senhor da glória. Fui crucificado pelo mundo a fim de que todos os que crerem em meu nome tenham a vida eterna. Eis que o mundo se acha em pecado nesta época, e não há sequer um homem que faça o bem. Desviaram-se todos do evangelho e não guardam meus mandamentos. Aproximam-se de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim. E minha ira está acesa contra os habitantes da Terra para visitá-los segundo sua iniquidade e cumprir o que foi anunciado pela boca dos profetas e apóstolos. E eis que depressa venho, como foi escrito a meu respeito, nas nuvens do céu, revestido da glória de meu Pai”.
E minha alma encheu-se de amor e por muitos dias regozijei-me com grande alegria. O Senhor permaneceu comigo, mas não encontrei ninguém que acreditasse em minha visão celestial. Não obstante, refleti sobre essas coisas em meu coração.
Perfeito, obrigado por compartilhar tão boa notícia.
OBRIGADA POR PUBLICAR !! MAS UMA PERGUNTA ,ELE VIU O FILHO ??O SALVADOR JESUS CRISTO ? NÃO FOI O PAI E O FILHO ? BEM PELO QUE SEI A IGREJA SEMPRE ENSINOU QUE VIU OS DOIS !!SE PUDER ALGUÉM EXPLICAR FICO GRATA !!!
Eleonora, a primeira vez que Joseph Smith relatou a estória que hoje nós chamamos de Primeira Visão foi em 1832, aos 26 anos de idade. Neste relato, Smith narra a visão de apenas um personagem aos 15 anos de idade. O relato de que ele teria visto dois personagens, junto com muitos anjos, aos 14 anos só surgiu em 1835. Relatos contando a famosa pergunta (“qual igreja é verdadeira”) com sua famosa resposta (“todas são abominações”) só surgiram em 1838. Saiba mais aqui.
Seria muito que vc leia o texto com mais cuidado e verá que ele viu os dois.
Nilton, se você ler “o texto com mais cuidado” verá que não, Smith não mencionou “os dois” nesse texto.
Com muito cuidado eu li! Mas, sinceramente, não é necessário, pois fica claro de primeira que ele só viu um, que também fica claro que é o Filho Jesus Cristo! Mas é muito difícil mesmo para muitos entender! Obrigada.