Relatos da Primeira Visão disponíveis em 10 idiomas

joseph-smith-papers-300x279O projeto Joseph Smith Papers acaba de publicar em dez idiomas relatos da Primeira Visão pelo próprio Joseph Smith. É a primeira que o projeto publica traduções.

As traduções ao português podem ser encontradas aqui. Além do texto incluído em Joseph Smith – História 1:05-20, de 1838, o qual faz parte de obras-padrão SUD, o site traz os relatos escritos em 1832, 1835 e 1842, que não fazem parte do cânon oficial mórmon e pouco conhecidos entre os membros SUD. Há links para fotos dos manuscritos ao lado das transcrições em inglês.

Desde o último dia 25/03,  o mesmo conteúdo também está disponível online em chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, russo e espanhol.

Reproduzimos abaixo um trecho do relato de Joseph Smith em 1832, o único que inclui sua própria caligrafia. [Leia todos os relatos contemporâneos aqui]

E o Senhor ouviu meus clamores no deserto e, ao invocá-Lo, no décimo sexto ano de minha vida, vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol ao meio-dia, que desceu do céu e repousou sobre mim. Fiquei cheio do Espírito de Deus. E o Senhor abriu os céus para mim e eu vi o Senhor. Ele falou-me, dizendo: “Joseph, meu filho, teus pecados te são perdoados. Segue teu caminho, anda em meus estatutos e guarda os meus mandamentos. Eis que sou o Senhor da glória. Fui crucificado pelo mundo a fim de que todos os que crerem em meu nome tenham a vida eterna. Eis que o mundo se acha em pecado nesta época, e não há sequer um homem que faça o bem. Desviaram-se todos do evangelho e não guardam meus mandamentos. Aproximam-se de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim. E minha ira está acesa contra os habitantes da Terra para visitá-los segundo sua iniquidade e cumprir o que foi anunciado pela boca dos profetas e apóstolos. E eis que depressa venho, como foi escrito a meu respeito, nas nuvens do céu, revestido da glória de meu Pai”.

E minha alma encheu-se de amor e por muitos dias regozijei-me com grande alegria. O Senhor permaneceu comigo, mas não encontrei ninguém que acreditasse em minha visão celestial. Não obstante, refleti sobre essas coisas em meu coração.

13 comentários sobre “Relatos da Primeira Visão disponíveis em 10 idiomas

  1. OBRIGADA POR PUBLICAR !! MAS UMA PERGUNTA ,ELE VIU O FILHO ??O SALVADOR JESUS CRISTO ? NÃO FOI O PAI E O FILHO ? BEM PELO QUE SEI A IGREJA SEMPRE ENSINOU QUE VIU OS DOIS !!SE PUDER ALGUÉM EXPLICAR FICO GRATA !!!

    • Eleonora, a primeira vez que Joseph Smith relatou a estória que hoje nós chamamos de Primeira Visão foi em 1832, aos 26 anos de idade. Neste relato, Smith narra a visão de apenas um personagem aos 15 anos de idade. O relato de que ele teria visto dois personagens, junto com muitos anjos, aos 14 anos só surgiu em 1835. Relatos contando a famosa pergunta (“qual igreja é verdadeira”) com sua famosa resposta (“todas são abominações”) só surgiram em 1838. Saiba mais aqui.

      • Com muito cuidado eu li! Mas, sinceramente, não é necessário, pois fica claro de primeira que ele só viu um, que também fica claro que é o Filho Jesus Cristo! Mas é muito difícil mesmo para muitos entender! Obrigada.

    • Carlson, a primeira vez que Joseph Smith relatou a estória que hoje nós chamamos de Primeira Visão foi em 1832, aos 26 anos de idade. Neste relato, Smith narra a visão de apenas um personagem aos 15 anos de idade. O relato de que ele teria visto dois personagens, junto com muitos anjos, aos 14 anos só surgiu em 1835. Relatos contando a famosa pergunta (“qual igreja é verdadeira”) com sua famosa resposta (“todas são abominações”) só surgiram em 1838. Saiba mais aqui.

  2. É muito intrigante haver declarações diferentes sobre o mesmo evento, tendo sido escrito no diário pessoal do próprio Joseph.
    Como eu não cheguei a ler todo o contexto de cada visão em particular, não posso dizer se ele se refere a visões diferentes, mas ao que parece nesses textos, é referente a primeira primeira visão dele.
    Me faz lembrar dos textos diferentes dos evangelhos sinóticos, mas a diferença de Joseph é que é quem escreve essas versões
    Gostaria da opinião de vocês sobre isso

  3. Que brincadeira é esta,este relato não tem nada a ver com o que eu sei e sempre soube. o relato que aprendi na missão é mais o menos assim: E vi uma coluna de luz acima de minha cabeça,mais brilhante que o sol e no meio da luz dois personagem cujo o resplendor e gloria desafiavam qualquer descrição acima de mim em pé,um deles chamando-me pelo nome disse apontando para o outro este é meu filho amado houve-o.
    Ta complicando mais, pra mim que ja estava frio a respeito ficou ainda pior, pois agora sabendo que nada procede como realmente aconteceu,nem o próprio sabe relatar ou estão escondendo algo que não querem relatar quero ouvir do profeta atua um testemunho a este respeito,alias tenho sentido falta de mais testemunhos a respeito deste relatos (sagrados).

    • Nilton, esse é o diário de Joseph. Antes da famosa primeira visão pregada hoje, temos várias outras versões proferidas por Joseph. Documentos traduzidos pela própria igreja. Precisamos aceitar que houve mudanças e aprender a conviver com isso.

  4. Nilton, uma coisa dessa não é pra abalar a fé de ninguém, pra mim o que importa é que eu sei que Joseph Smith viu Deus e Jesus Cristo e podem botar milhões desses textos e fazer cada vez mais pesquisas sobre isso e se aprofundar o quanto quiserem sobre isso. A resposta que eu recebi não veio das escrituras, mas do Espírito Santo. Eu penso que existem coisas que não vamos entender nessa terra, mas tudo um dia vai ser explicado, o próprio Deus vai nos explicar. O importante é continuar confiando nos servos que o Senhor escolheu para nos guiar, ainda eles com seus erros ,porque todos temos. Eles mesmo nos dizem que tem erros como todo mundo. Eu já vi um que foi bispo e se afastou e com certeza fez mutas coisas que é problema dele, o único que ele tem que prestar contas é pra Deus. Esse ex-bispo voltou pra igreja e isso é maravilhoso. Teve outro que é excomungado, mas vai pra igreja e eu conheci ele quando fui missionária e a história dele é muito triste, mas eu vi ele enquanto tava na área 2 vezes na igreja. Eu acredito que ninguém tá na igreja por tá, é porque alguma coisa nos tocou e sentimos vontade de estar lá. Isso que nos toca é o testemunho que recebemos do Espírito e o testemunho pode ficar fraco, mas não desaparece completamente, no fundo todos aqueles que se afastaram sabem da veracidade da igreja, só alguma coisa os irritou ou algo não foi explicado bem, ou alguma que eles não concordam, ou simplesmente querem podem fazer tudo, sem regras, ou nada os impedindo. Quantos já não se afastaram por causa disso e por muito outros motivos. Eu sempre me sinto fraca pelos meus erros, mas a confirmação que eu recebi que isso é verdade tá sempre comigo. E quanto mais eu leio sobre essas coisas e sobre pessoas falando mal sobre a igreja, mas meu testemunho se fortalece. Nem dentro da igreja e entro os membros que eu vejo fazer tanta merda, isso não me abala, (e eu tô entre esses que fazem merda tbm), essas coisas que eu leio aqui é que não me balam de jeito nenhum.

  5. Pingback: A Primeira Visão: Relatos Contemporâneos | Vozes Mórmons

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s