Quantos Mórmons São Ativos?

Os Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias receberam dados estatísticos levantados pelo professor da BYU Alan Wilkins em reunião privada em novembro de 2008.

Jovens SUD

Jovens SUD

Os dados secretos sagrados demonstrados aos Apóstolos vazaram, junto com a apresentação inteira, em formato de vídeo recentemente. Apesar da Igreja não publicar informações demográficas negativas e insistir na fantasia de que há mais de 15 milhões de membros “fortes” (de acordo com Thomas Monson em Conferência Geral), essa informação oficial de 2008 agora pode ser confirmada e é de domínio público.

De acordo com o levantamento que Wilkins apresentou aos Apóstolos:

  • Taxas de participação (i.e., “atividade”) caem entre 15 e 20 anos de idade, e caem vertiginosamente entre 20 e 25 anos de idade;
  • 72% de todos os jovens ficam inativos antes dos 20 anos de idade;
  • Apenas 30% dos jovens adultos são ativos na Igreja nos EUA;
  • Apenas 20% dos jovens adultos são ativos na Igreja fora dos EUA;
  • Apenas 6% dos jovens fora dos EUA se casam no templo até os 30 anos de idade;
  • Taxas de casamentos no templo vêm caindo nas últimas décadas, especialmente entre jovens fora dos EUA;
  • A maioria dos membros inativos são desconhecidos de seus respectivos bispos;
  • A idade média para primeiro casamento fora do templo é 27 anos para homens e 25 anos para mulheres; para casamentos no templo a idade é menor, 24 para homens e 23 para mulheres;
  • A idade média para primeiro casamento entre membros da Igreja vem subindo paulatinamente, causando preocupações entre os líderes;
  • Jovens casados apresentam uma taxa de atividade 2 vezes maior que jovens solteiros;
  • Jovens solteiros sentem-se ignorados e descartados pela Igreja;
  • Internacionalmente, há 7 homens ativos na Igreja para cada 10 mulheres;
  • O nível educacional médio é maior entre as mulheres que entre homens;
  • 85% dos jovens adultos solteiros são “invisíveis aos seus líderes”.

Esses dados estatísticos negativos certamente não surpreenderão nossos leitores assíduos [veja artigos nossos sobre isso aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui], porém é interessante notar que dados internos da Igreja confirmam nossas análises prévias.

Assista a apresentação aqui:

Amanhã discutiremos o debate de mais de meia-hora entre os Apóstolos em resposta à apresentação de Wilkins. Aos que decidirem assistir essa segunda parte do vídeo acima, deixe-nos suas impressões de como eles reagem a essas informações e suas opiniões sobre suas ideias e sugestões nos comentários abaixo.

21 comentários sobre “Quantos Mórmons São Ativos?

  1. Interessante observar que os líderes locais ainda insistem que a igreja cresce. Nao vemos isso acontecer. Quando entramos nas capelas, aparecem sempre as mesmas caras, aqueles membros “antigos” se achando os donos da ala. As pessoas mais “fortes” e perfeitas da face da terra. Os que se afastaram sao vistos como nao tendo fe ou nao oraram o suficiente. Pura alienação.

    • Isso é verdade JR, minha mãe sempre me perguntava porque não tinha ninguém na igreja, só quatro pessoas, e os líderes inventando tanta besteira e os pobres membros cegos não conseguem ver algo tão óbvio.

      • Sião prospera,não como a igreja do diabo que cresce abundantemente.
        mas a igreja de Cristo cresce aos poucos,essa é uma obra maravilhosa e um assombro.
        as experiências que tive com Cristo foram magnificas,
        Ele vive e voltara e sera um grande dia
        ou terrível (para apóstatas ).
        agora atingimos o numero de 4 mil missionários Brasileiros em campo,um numero nunca atingido antes,isso é maravilhoso.
        não importa se talvez muitos de meus batismos iram se afastar,o importante é que eu vou continuar firme ,e os batismos que continuarem firmes trarão mais frutos,
        eu sou um fruto dessa corrente.
        boa noite amiguinhos.
        desejo tudo de bom pra vocês!
        sem ressentimento e ira em pessoal!

    • Talves no seu lugar não está crescendo, porque tem membros como você,fraco na fé,não ora…….
      A minha estaca e ala está crescendo mais do que nunca.
      Faz menos de um mês que voltei da missão, e neste domingo tive o privilégio de ver 6 jovens só da minha ala,abrindo o chamado no mesmo dia.
      Está obra é maravilhosa,ela cresce.

      • Antes de mais nada, Elison Carneiro, pedimos a gentileza de se abster de ofensas pessoais e xingamentos. Se você não sabe como se comportar num fórum público de debates, eis as nossas regras para o nosso fórum. Leia-nas com cuidado e atenção, por favor.

        Com relação ao seu argumento: Embora a sua experiência pessoal seja interessante, ela é irrelevante como critério de evidência no sentido de apresentar apenas evidência anedotal. Os dados estatísticos demográficos, oficiais e objetivos, demonstram um quadro marcadamente diferente do descrito pela experiência pessoal. Leia-os aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, ou mesmo nos dados apresentados na reunião dos Apóstolos citados no artigo acima.

        Não que duvidemos da sua palavra ou da sua experiência, certamente é possível que a sua estaca esteja passando por um período de crescimento (aliás, diga-nos qual é a sua estaca e vamos investigar os dados dela objetivamente para checar suas afirmações). Contudo, não é isso que está acontecendo no Brasil ou mesmo no mundo em geral.

      • Não julgueis para que não sejais julgados… quem é vc pra dizer isso rapaz? Deixa de se muleque!!! E daí que 6 foram pra missão? Qualquer um vai pra missão!!! Vc acabou de chegar da missão? Há possibilidade que dentro de 5 anos nenhum de seus batismos estarão na igreja .. é oq acontece com a maioria!!! Deixa de ser babaca, abra sua mente e vai se instruir, vai ler, vai aprender sobre a igreja! A minoria fica na igreja, isso é fato, e crescimento de ala e estaca não tem nada a ver com fé!!! Utilize sua fé e vai visitar um asilo, orfanato, vai doar uma sexta básica…. deixa de ser idiota rapaz e respeite os mais velhos!

      • Eu moro aqui no estado de Pernambuco, na cidade do Recife, onde há um templo. Há dez anos que nenhuma estaca foi criada. A última estaca a ser criada foi a minha, no segundo semestre de 2006. Em relação ao que você fala sobre jovens abrindo o chamado para a missão, isso é fato. Mas isso não indica crescimento da Igreja, até porque o número de missionários no campo não resultou em maior número de batismos. Preste atenção à Igreja no mundo e não use sua ala como exemplo mundial.

        Na Suíça não existem mais missões. O governo do país fechou as missões. Na Alemanha o número de missões baixou para três. Na Espanha reduziu-se o número de missionários em mais de 200. Okay? Dê uma olhada geral.

        A análise tem que ser geral e não específica. Os locais onde a Igreja mais cresce é na América Latina e principalmente África mas isso não resulta em retenção e atividade. Pegue as Liahonas antigas de Conferência Geral e veja o quanto a Igreja perde em número de membros. Abra sempre na página de relatório da Igreja e veja o número de batismos e número de membros e faça dados comparativos ano a ano e você vai verificar que estamos perdendo membros. O crescimento da Igreja atingiu seu ponto mais baixo desde o ano de 1937 e também não se esqueça que o número de missionários no campo diminuiu. Isso são fatos. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.