Feliz Ano Novo! Rosh Hashana 5777

Celebra-se hoje o novo ano judaico.

De acordo com o calendário hebreu, comemora-se hoje o novo ano de 5777. Desde o pôr-do-sol de ontem à noite, estamos no primeiro dia do mês de Tishrei, que apesar de ser o sétimo mês no calendário religioso, é o primeiro mês no calendário civil.

Tocando um shofar, feito de chifre de carneiro, anuncia-se o sacrifício de pessach

Tocando um shofar, feito de chifre de carneiro, anuncia-se o ano novo.

Conhecido como Rosh Hashana, que significa “começo do ano” (ou “cabeça do ano”), esse dia era conhecido no Torá (os 5 primeiros livros da Bíblia Hebraica, vulgarmente chamada de “velho testamento”) como Yom Teruah, ou “dia do julgamento”:

Disse o Senhor a Moisés: “Diga também aos israelitas: No primeiro dia do sétimo mês vocês terão um dia de descanso, uma reunião sagrada, celebrada com toques de trombeta. Não realizem trabalho algum, mas apresentem ao Senhor uma oferta preparada no fogo”.” (Levítico 23:23-25)

Tradicionalmente, toca-se a trombeta de carneiro chamada shofar, e como o calendário hebreu é pontuado por festas sazonais, a data também é conhecida como Festa das Trombetas ou Dia dos Shofars. Hebreus comemoram essa data como o aniversário tradicional da criação de Adão e Eva.

Ademais, o calendário hebraico é inteiramente construído a partir de eventos agrícolas específicos ao ciclo agrário da Palestina, e o primeiro dia do mês de Tishrei marca o início das plantações:

“No primeiro dia do sétimo mês convoquem uma santa assembléia e não façam trabalho algum. Nesse dia vocês tocarão as trombetas. Como aroma agradável ao Senhor, ofereçam um holocausto de um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos sem defeito. Para o novilho preparem uma oferta de cereal de três jarros da melhor farinha amassada com óleo; para o carneiro, dois jarros; e para cada um dos sete cordeiros, um jarro.  Ofereçam também um bode como sacrifício pelo pecado, para fazer propiciação por vocês, além dos holocaustos mensais e diários com as ofertas de cereal e com as ofertas derramadas, conforme prescritas. São ofertas preparadas no fogo, de aroma agradável ao Senhor.” (Números 9:1-6)

As tradições rabínicas incluem preces para o Rosh Hashanah, lidas em quaisquer machzorim, cujos temas centrais são os da coroação de Deus como Rei do Universo em preparação para o julgamento a ser efetuado no segundo dia, e portanto inicia-se nesse dia o período de arrependimento pelos pecados do ano que se passou por 10 dias, até o Dia da Expiação (Yom Kippur), quando os hebreus peticionam pela remissão de seus pecados.

Feliz 5777. Shanah tovah u’metukah (“um ano novo doce e feliz”) a todos.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s