Anteontem, durante a terceira sessão da 186a Conferência Geral Semi-Anual d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos, membros da Igreja assistiram o Presidente Thomas S. Monson, encerrar as sessões de sábado com uma breve mensagem.

Thomas Monson, discursando na Sessão do Sacerdócio da 186a Conferência Geral Semi-anual, ajudado por um senhor escondido (Fonte: Trent Nelson, Salt Lake Tribune)
Contudo, havia algo escondido da vista dos membros em geral, visível apenas ao mais astuto observador, junto com o Profeta durante seu discurso.
Algo não, alguém.
Ajoelhado atrás do Profeta Monson havia um homem, segurando-o em pé ou ajudando-o a manter-se em pé.
Certamente, não há nada de surpreendente que um idoso de 89 anos de idade necessite de ajuda para permanecer em pé durante um discurso, mesmo que tenha apenas alguns breves minutos de duração. Até o seu falecimento no ano passado, o Apóstolo Boyd Packer lia os seus discursos sentados do púlpito.
Contudo, é notável que a transmissão televisiva da Igreja fez de tudo para esconder o senhor auxiliando Monson a parecer mais saudável do que realmente é. Assista o discurso em sua íntegra aqui, e tente visualizá-lo. Possivelmente, apenas um brevíssimo relance de uma sombra numa tomada de longe nos últimos milisegundos da transmissão permitem suspeitar que Monson não havia discursado sem auxílio físico.

Thomas Monson na Sessão do Sacerdócio da 186a Conferência Geral Semi-anual, com o auxiliar levantando-se e saindo de trás dele ao final do discurso (Fonte: Print do vídeo da transmissão oficial)
É mister notar que o enquadramento da câmera auxilia na ilusão de saúde, permitindo ao membro comum crer que Monson goza de força e energia muito além do que ocorre na realidade. Mantido em ângulo fechado e cuidadosamente evitando capturar imagem de seu auxiliar atrás dele, é possível acreditar que Monson está discursando sem qualquer ajuda.

Thomas Monson, discursando na Sessão do Sacerdócio da 186a Conferência Geral Semi-anual (Fonte: Print do vídeo da transmissão oficial)
Essa não seria a primeira vez em que líderes da Igreja usam de tais truques visuais para fingir que o Profeta é ativo, saudável, ou mesmo lúcido. Neto mais velho do Profeta Ezra Taft Benson, cartunista vencedor do Prêmio Pulitzer Steve Benson, publicamente denunciou Gordon Hinckley e, ironicamente, Thomas Monson por maus tratos contra seu avô. Hickley e Monson teriam forçado-lhe poses manipuladas e alteradas para sair em fotos oficiais, escondendo-lhe cateteres de oxigênio e/ou de alimentação para não aparecerem ao público, apoiando-lhe para lhes dar a impressão que Benson conseguia sentar-se sozinho, e além disso, falsificando-lhe a assinatura em documentos oficiais para dar a impressão que ele ainda participava do comando da Igreja. Benson relata que, ao vociferar suas queixas diretamente a alguns Apóstolos, descobriu que o mesmo havia sido feito com Spencer Kimball e Joseph Fielding Smith em seus anos finais.
Com rumores de debilidade física e senilidade avançada rodeando mórmons em Utah sobre seu Profeta atual, é possível que haja uma preocupação renovada para passar a aparência de força e saúde ao seu moribundo (e senil?) líder máximo para os membros da Igreja? A dificuldade para se visualizar o homem atrás de Monson durante a transmissão foi intencional, no sentido de esconder uma manipulação para passar uma impressão inexistente de vigor, ou meramente acidental e coincidente? Caso esteja se repetindo história com Monson do mesmo que fizera ele mesmo com Benson, até que ponto é uma postura saudável do ponto de vista institucional?
Ei, qual o problema do Presidente Monson estar debilitado? Ele já está idoso, normal as limitações do corpo! Será que vocês, ao chegarem a idade dele estarão correndo e jogando futebol? Que sensacionalismo sem sentido! Desnecessário!
Novamente, João da Cruz, solicitamo-lhe que leia os artigos antes de comentá-los. Se você ler os artigos antes de tentar comentar sobre eles, evitará equívocos como esse.
Leia o artigo e procure algum trecho que diga que há um “problema do Presidente Monson estar debilitado”. Depois, leia-o novamente e pergunte-se a si mesmo qual o ponto central do artigo. Se estiver tendo dificuldades para compreender o ponto central do artigo, faça anotações numa folha de papel de uma ou duas palavras-chaves para cada parágrafo. Se ainda assim não tiver entendido, pergunte-se qual é a relação da história recontada sobre Ezra Benson e o que ela tem a ver com o que se discute no artigo sobre Thomas Monson. Caso ainda assim não tenha compreendido, você pode nos perguntar diretamente, ou então pedir para que algum amigo seu de confiança leia o artigo e discuta-o com você.
Essa é a segunda vez hoje que você comenta sem ao menos tentar ler o artigo em questão. Para a maioria das pessoas, é impossível compreender um texto sem lê-lo. Para muitas pessoas, leituras cuidadosas são necessárias.
Boa noite.
Acredito que o Presidente Monson e outros lideres oficiais da Igreja jamais manipulariam algo tipo.
O que acontece, e se rever o angulo, a pessoa parece nao estar segurando nada e sim apenas ali para auxiliar caso haja fraqueza fisica ou outra situacao. E obvio que os lideres gerais da Igreja sao idosos e nao ha problema algum em alguem ajuda-los. E os demais fatos como sempre sao infundados, ou sao fofocas de pessoas que gostam de falar mal e dai vai passando ate parecer verdade. Bom, os que isso fazem vao se entender um dia com o Pai.
Fizeram com Ezra Taft Benson, Felipe. Por que não fariam com Thomas Monson?
E sobre “manipul[ar] algo tipo”, essa é uma tradição SUD de longa data. Veja aqui para um exemplo de Joseph Smith, ou aqui para outros exemplos históricos.
O ponto principal é a constante preocupação da igreja com a imagem dela, com a publicidade. A igreja funciona como uma empresa, como uma marca a ser vendida, falhar em perceber isso demonstra tamanha falta de intelecto!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas todo mundo do Auditório estava vendo, isso não foi escondido. Para de inventar coisa. kkkk
Concordo plenamente.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… cara… vc viaja demais… essa foi realmente ridicula… e por favor… gostaria de fontes da denuncia dos cateteres…
Você sabe o que não é “kkkkkkk”, Jean? Links? Sabe o que são? Sabe para que servem? Sabe identifica-los? Sabe como funcionam?