Vazam Vídeos de Reuniões de Apóstolos Mórmons

Um membro da Igreja SUD anônimo vazou diversas gravações em vídeo e áudio de reuniões privadas dos Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Apóstolos Boyd Packer e Tom Perry

Apóstolos Boyd Packer e Tom Perry em reunião privada do Quórum dos Doze (Fonte: Print do YouTube)

As reuniões documentadas nos 15 vídeos publicados ontem mostram os Apóstolos recebendo briefings ou instruções sobre atualidades (e.g., política, economia, tendências sociais, noticiário, etc.), tecendo comentários ou fazendo perguntas em um ambiente mais íntimo e informal. A Autoridade Geral Gerrit W. Gong, atualmente servindo como Presidente dos Setenta, é o apresentador que mais aparece nesses vídeos filmados entre 2007 e 2011.

Assista os vídeos aqui. Alguns comentários iniciais acompanham-nos abaixo, porém discussões mais criteriosas virão durante a semana. Não deixem de comentar quais trechos e temas discutidos nos vídeos lhes chamaram atenção.

Neste vídeo, Gerrit Gong faz uma apresentação para explicar aos Apóstolos o site WikiLeaks, fundado por Julian Assange como uma organização sem fins lucrativos dedicado ao jornalismo aberto a expor segredos, à delação de crimes contra o bem público por agentes de estado, e à transparência. Gong discorre sobre a possibilidade de sites como WikiLeaks publicarem informações sigilosas ou secretas da Igreja SUD e como medidas de segurança podem reduzir esse risco.

Durante a discussão, Gong menciona o caso de ex-soldado americano Bradley Manning (atualmente Chelsea Manning, após sua transição transexual), que em 2010 vazou informações secretas do exército americano para o WikiLeaks, expondo inúmeros casos de crimes de guerra e atrocidades cometidas pelas forças americanas no Iraque que estavam sendo acobertados sob a guisa de segredos de estado. Estranhamente, os Apóstolos Packer e Oaks fixaram repetidas vezes na orientação sexual de Manning (na época, antes de transicionar, homossexual) e Assange (não homossexual) ao invés de comentar nos crimes de guerra e atrocidades contra civis expostos por ambos. Oaks, inclusive, demonstra-se vítima da teoria de conspiração de “agenda homossexual” que “controla a mídia”.

Neste vídeo, Gerrit Gong faz uma apresentação para explicar aos Apóstolos estórias sobre queda na taxa de casamentos civis e dados estatísticos sugerindo que membros da Igreja, como a sociedade em geral, tendem a casar-se mais velhos na geração atual.

Neste vídeo, Gerrit Gong faz uma apresentação para explicar aos Apóstolos a crise de 2007-2008 do sistema financeiro norte-americano em termos muito simples e simplistas.

Neste vídeo, Gerrit Gong faz uma apresentação aos Apóstolos sobre avanços médico-científicos com relação a pesquisas neurocognitivas e genéticas e como esses novos avanços devem ser considerados em correlação com a Palavra de Sabedoria. Imediatamente, o Apóstolo Packer se posiciona contra avanços científicos se não correlacionarem com crenças religiosas pré-estabelecidas. O brasileiro Claudio Costa faz uma ponta parecendo concordar em silêncio com uma colocação do Apóstolo Oaks sobre o Bispo decidir quando “batizar ou ordenar crianças com retardo mental”.

Neste vídeo, Gerrit Gong faz uma apresentação para explicar aos Apóstolos os processos nos vários estados americanos para legalizar o uso de maconha medicinal e descriminalizar o uso de maconha recreacional. Gong posiciona-se contra os fatos estatísticos e médicos expostos pelos defensores dessas medidas sem quaisquer menções a contra-fatos ou contra-argumentos exceto chamá-los de “mitos sem fundamento” e “lobos em pele de cordeiros”. Estranhamente, o Apóstolo Packer achou que incluir uma discussão sobre metanfetamina incluir-se-ia numa discussão sobre maconha medicinal, apesar de parecer ser o consenso que a Igreja não possuía uma posição oficial sobre seu uso medicinal.

Neste vídeo, Gerrit Gong faz uma apresentação para explicar aos Apóstolos a crise de 2007-2008 do sistema financeiro norte-americano, enquanto o Apóstolo Oaks demonstra profunda e surpreendente ignorância do que estava ocorrendo. Todos os Apóstolos demonstraram não compreender, ou não se importar, com a gravidade da crise que arruinou dezenas de milhões de famílias, considerando as piadas e o tom jocoso e irreverente da conversa.

Neste vídeo, Gerrit Gong faz uma apresentação para explicar aos Apóstolos o aumento de pirataria marítima na costa leste da África, e para ilustrar o problema, crê ser apropriado assistir um clipe do filme da Disney Piratas do Caribe.

Neste vídeo, o Setenta Paul Pieper faz uma apresentação para explicar aos Apóstolos a etnia curda. Os Apóstolos demonstram-se surpreendentemente ignorantes sobre fatos básicos políticos, religiosos, e históricos na região do Oriente Médio, e a apresentação estimula-os a ponderar como abordar curdos refugiados nos EUA para fins missionários.

 

Neste vídeo, o recémchamado Autoridade de Área (Sexto Quórum dos Setenta) e então Senador da República Gordon H. Smith (1997-2009) discutem a influência política da Igreja SUD, como Smith votava no Senado Federal de acordo com as ordens ou sugestões da liderança da Igreja, e como ele votou a favor da invasão do Iraque em 2003 para poder ajudar a entrada da Igreja na região.

 

Neste vídeo, os Apóstolos discutem como realizar proselitismo mórmon entre muçulmanos. Conheça a “Força-tarefa para Trabalhar com o Islã” da Igreja SUD:

Neste vídeo, o cientista político da Brigham Young University, David Magleby, explica aos Apóstolos as eleições presidenciais de 2008, quando Barack Obama se elegeu pela primeira vez como Presidente dos Estados Unidos.

Interessantemente, o foco da discussão nunca foi sobre os assuntos em debate, sobre a eleição de um presidente negro, ou sobre ideologias políticas, mas sobre detalhes técnicos eleitorais como marketing político, comunicação pública, e relações públicas.

Novamente, um Apóstolo (dessa vez, Boyd Packer) levanta a teoria de conspiração de “agenda homossexual” agindo “por trás dos panos”, apesar de ser corrigido pelo palestrante.

Neste vídeo, Apóstolos e demais líderes discutem suas preocupações com jovens membros (como já havíamos demonstrado antes). Aprendemos aqui as estatísticas internas que apenas 30% dos jovens adultos são ativos na Igreja nos EUA, apenas 20% fora dos EUA, 72% de todos jovens ficam inativos antes dos 20 anos de idade, e apenas 6% dos jovens fora dos EUA se casam no templo até os 30 anos de idade, com taxas declinando progressivamente nas últimas décadas. Internacionalmente, há 7 homens ativos na Igreja para cada 10 mulheres, e o nível educacional é usualmente maior entre as mulheres, o que também dificulta tais casamentos.

 

Neste vídeo os Apóstolos discutem como “liberdade religiosa” é apenas um codinome para a luta da Igreja contra direitos civis de homossexuais e passam uma hora debatendo como a Igreja (e a então-possível presidência de Mitt Romney) pode combater os direitos básicos de pessoas LGBT.

O ex-governador de Utah e então chefe-de-gabinete do candidato Mitt Romney, Mike Levitt, explica “leis de liberdade religiosa” propostas em vários estados nos EUA, designadas para proteger instituições que desejam discriminar contra pessoas LGBT, aos Apóstolos. O debate ainda inclui o então-líder do reconhecido grupo de ódio National Organization for Marriage, Robert George, que sequer é SUD, explicando como a Igreja SUD pode ainda trabalhar com outras organizações para combater direitos civis de homossexuais.

 

Reunião interna do Departamento de História da Igreja (sem presença dos Apóstolos), discutindo vários projetos futuros e reorganizações administrativas.

 

Neste vídeo, o então Bispo Presidente H. David Burton apresenta aos Apóstolos considerações sobre os programas de bem-estar da Igreja:

Solicitamos a todos que assistam e ouçam os vídeos atentamente, os que puderem, e envie-nos pontos de discussão ou ponderação interessantes para compilarmo-nos nos próximos artigos durante a semana. Estamos trabalhando em traduções para alguns dos trechos mais interessantes para deixarmos documentados aqui para futura consideração, então quaisquer ajudas e sugestões serão bem-vindas.

36 comentários sobre “Vazam Vídeos de Reuniões de Apóstolos Mórmons

  1. Que louco, baita achado. Outro dia conversava com outros irmãos sobre nunca haver vazamentos de vídeos, atas ou áudios desse tipo.

    Mas com certeza isso só fará reforçar a segurança e sigilo nas reuniões deles, em especial as de pautas mais polêmicas.

  2. Esses videos me deixam triste, pois confirmam o quanto conservadores e afastados da realidades os apostolos estao. Se as coisas continuarem desse jeito sem nenhuma possibilidade de evolucao vejo que a Igreja SUD esta caminhando a largos passos para um fim.

    Um detalhe que me chamou muito a atencao nesses videos sobre o YSA (ala de jovens e adultos solteiros nos US) e que 72% dos jovens ate 20 anos de idade estao inativos. Com uma mentalidade tao tacanha e politicas tao desastrosas nao vejo como isso podera mudar…

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.