Quantos Mórmons há no Brasil?

Essa é uma pergunta mais complexa do que se pode imaginar.

Atualização: clique aqui para ler sobre o Censo de 2010 e a contagem atual de mórmons

A resposta mais fácil, mais tentadora, e mais comum é buscar nos dados publicados oficialmente pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. As estatísticas oficiais publicadas para o ano de 2010 contavam como membros 1 060 556.

Essa resposta não me parece suficiente por dois motivos:

1) Nem todos os mórmons são membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (doravante SUD). Há muitas outras igrejas ou grupos que se consideram mórmons, que reverenciam o Livro de Mórmon como escrituras e Joseph Smith como seu Profeta fundador!

O maior grupo mórmon, afora os SUD, pertencem à Comunidade de Cristo (doravante CDC), que era denominada A Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias até o ano 2000, e que não apenas contavam com Joseph Smith como seu Profeta fundador, mas com seu fiho Joseph Smith III como seu Profeta reorganizador!

Sua presença no Brasil não é grande, mas tampouco inexistente. Contavam com 358 membros até 2009 — os números para 2010 serão publicados ainda esse mês!

Eu ainda não consegui confirmar a presença dos demais grupos no Brasil, mas isso não significa que não existam por aqui. Entre os mais conhecidos estão a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IJCSUD) popularmente conhecida como Strangita, a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (FSUD), a Igreja Remanescente de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IRJCSUD), a Igreja Viva e Verdadeira de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IVVJCSUD), A Igreja de Jesus Cristo (AIJC), A Igreja Reorganizada de Jesus Cristo (IRJC), A Igreja de Cristo (AIDC) popularmente conhecida como Templária, A Igreja de Jesus Cristo (AIJC-C) popularmente conhecida como Cutlerita, entre outras.

Quando eu era adolescente no Rio de Janeiro, eu fiz amizade com um rapaz que era membro da FSUD. Não sei se continuou no Brasil, pois perdemos contato, e tampouco sei se conseguiu estabelecer uma congregação por aqui. Continuarei procurando.

2) As estatísticas oficias da Igreja SUD não me parecem uma medida transparente e honesta, pois inclui uma quantidade enorme de pessoas que deixaram a Igreja ou deixaram de ser considerar SUD (ou mórmons), mas não se deram o trabalho de resignar oficialmente como membros da Igreja SUD.

Além disso, a Igreja segue considerando nessas estatísticas os membros “desaparecidos” (com os quais não se tem mais contato) até a idade de 120 anos, após o que são considerados falecidos e não mais contados. 120 anos é 47 anos a mais que a taxa de expectativa de vida brasileira, o que significa que esses dados incluem muitas pessoas já falecidas.

Para se ter uma idéia da diferença estatística, para o ano de 2000 um total de 775 822 pessoas eram contadas oficialmente pela Igreja SUD como membros. Contudo, o  Censo de 2000 do IBGE publicou apenas 199 645 pessoas que se auto-denominavam SUD.

Para aqueles que já trabalharam como Bispos ou Secretários de Ala, uma taxa de “inatividade” de 75% não parece muito fora da realidade, não?

Os dados para o Censo de 2010 do IBGE só devem ser contabilizados e publicados em 2012, então teremos que aguardar um pouco para atualizar nosso conhecimento concreto sobre os nossos dados demográficos atuais.

Enquanto isso, especularemos. Quantos mórmons vocês acham que há no Brasil?

Eu vou especular: 265 139 para SUD (Censo 2010, cadê você?), 370 para CDC, para um total de 265 509!

O que vocês acham?

20 comentários sobre “Quantos Mórmons há no Brasil?

  1. Oi, Marcello,

    a discussão sobre quem é ou não mórmon valeria um outro post (ou muitos). Só queria observar que os membros da Comunidade de Cristo e outros ramos da Reorganização não se chamam geralmente de “mórmons”, designação que atribuem aos “brighamitas”. (Será ainda usada essa designação para os sud?)

    Mais curioso ainda é o fato que muitos membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias evitam a palavra “mórmon”, conforme uma política que a Primeira Presidência enfatizou em 2000 ou 2001 (hoje abandonada).

    Alguns grupos mórmons podem até ter um membro em algum lugar do Brasil, pelas mais diversas circunstâncias, mas a formação de congregações ou comunidades seria em muitos casos impossível, como no caso dos Cutleritas, que possuem uma única capela nos EUA.

    Para o meu conhecimento, além da IJCSUD e da Comunidade de Cristo, o único grupo dos mencionados acima que contava com membros no Brasil era a Igreja Remanescente.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.