Dallin Oaks: Evite Pesquisar a História da Igreja

O Presidente Dallin H Oaks ofereceu conselho a jovens casados em Chicago sobre como lidar com perguntas que ameaçam a fé.

Dallin Oaks

Dallin Harris Oaks, Primeiro Conselheiro da Primeira Presidência e Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD, ao lado de Russell Nelson (à direita)

Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência e Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD, Oaks afirmou em devocional nesse 2 de fevereiro p.p. que a melhor estratégia para se manter a fé intacta na era das “informações” é se esforçar para permanecer ignorante dos fatos.

Oaks, de acordo com o relatório publicado pelo jornal da Igreja SUD The Church News, sugere que a melhor maneira para evitar “dúvidas” e manter “a fé” é nunca estudar os fatos históricos, evitar pesquisas, simplesmente acreditar no que os líderes da Igreja falam ou publicam no site oficial da Igreja, e dedicar-se com afinco às atividades da Igreja (ênfases nossas):

“Sua geração cresceu com uma avalanche de informações sobre a história da Igreja que é nova para muitos e preocupante para alguns”, disse ele. “Os princípios consagrados pelo tempo de depender de, e confiar, no Senhor e em Seus servos são questionados por alguns”.

Além disso, muitos membros – “e vocês certamente estão entre eles” – vivem em áreas onde são uma pequena minoria. Cada dia eles se associam e às vezes são governados por pessoas que têm crenças e padrões “radicalmente diferentes”.

“Somos ensinados a amar nossos vizinhos, mas não é fácil amar e viver com aqueles que têm padrões diferentes e, às vezes, desafiam-nos e nossos padrões de maneira persuasiva ou ameaçadora”, disse ele.

(…)

Ele reconheceu que alguns casais [de Santos dos Últimos Dias] enfrentam conflitos sobre valores e prioridades importantes. Assuntos sobre a história da Igreja e questões doutrinárias levaram alguns cônjuges à inatividade. Alguns cônjuges se perguntam sobre a melhor maneira de pesquisar e responder a essas questões.

“Eu sugiro que pesquisa não seja a resposta”, disse ele.

A Igreja oferece respostas a muitas perguntas familiares através dos Ensaios dos Tópicos do Evangelho, encontrados em lds.org.

“Mas a melhor resposta para qualquer pergunta que ameace a fé é trabalhar para aumentar a fé no Senhor Jesus Cristo”, disse ele. “A conversão ao Senhor precede a conversão à Igreja. E a conversão ao Senhor vem através da oração e estudo e serviço, promovida pela paciência amorosa da parte do cônjuge e de outros membros da família envolvidos”.

(…)

Quando lhe for feita uma pergunta difícil, do tipo que quebra a cabeça sobre a história da Igreja, seja honesto e, se necessário, diga que não sabe. Mas então não se esqueça de dizer o que você sabe: “Eu sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus”.

20 comentários sobre “Dallin Oaks: Evite Pesquisar a História da Igreja

  1. Eles, verdadeiramente, ainda pensam que os membros são burros, que patético. Pesquisem sim, e quando descobrirem que é tudo farsa, saiam!

  2. “Quando lhe for feita uma pergunta difícil, do tipo que quebra a cabeça sobre a história da Igreja, seja honesto e, se necessário, diga que não sabe.”
    Tá, mas….e se eu souber? Devo ser honesta também e dizer o que sei?
    Acho que a errada sou eu, então, por saber.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.