Dallin Oaks: Evite Pesquisar a História da Igreja

O Presidente Dallin H Oaks ofereceu conselho a jovens casados em Chicago sobre como lidar com perguntas que ameaçam a fé.

Dallin Oaks

Dallin Harris Oaks, Primeiro Conselheiro da Primeira Presidência e Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD, ao lado de Russell Nelson (à direita)

Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência e Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD, Oaks afirmou em devocional nesse 2 de fevereiro p.p. que a melhor estratégia para se manter a fé intacta na era das “informações” é se esforçar para permanecer ignorante dos fatos.

Oaks, de acordo com o relatório publicado pelo jornal da Igreja SUD The Church News, sugere que a melhor maneira para evitar “dúvidas” e manter “a fé” é nunca estudar os fatos históricos, evitar pesquisas, simplesmente acreditar no que os líderes da Igreja falam ou publicam no site oficial da Igreja, e dedicar-se com afinco às atividades da Igreja (ênfases nossas):

“Sua geração cresceu com uma avalanche de informações sobre a história da Igreja que é nova para muitos e preocupante para alguns”, disse ele. “Os princípios consagrados pelo tempo de depender de, e confiar, no Senhor e em Seus servos são questionados por alguns”.

Além disso, muitos membros – “e vocês certamente estão entre eles” – vivem em áreas onde são uma pequena minoria. Cada dia eles se associam e às vezes são governados por pessoas que têm crenças e padrões “radicalmente diferentes”.

“Somos ensinados a amar nossos vizinhos, mas não é fácil amar e viver com aqueles que têm padrões diferentes e, às vezes, desafiam-nos e nossos padrões de maneira persuasiva ou ameaçadora”, disse ele.

(…)

Ele reconheceu que alguns casais [de Santos dos Últimos Dias] enfrentam conflitos sobre valores e prioridades importantes. Assuntos sobre a história da Igreja e questões doutrinárias levaram alguns cônjuges à inatividade. Alguns cônjuges se perguntam sobre a melhor maneira de pesquisar e responder a essas questões.

“Eu sugiro que pesquisa não seja a resposta”, disse ele.

A Igreja oferece respostas a muitas perguntas familiares através dos Ensaios dos Tópicos do Evangelho, encontrados em lds.org.

“Mas a melhor resposta para qualquer pergunta que ameace a fé é trabalhar para aumentar a fé no Senhor Jesus Cristo”, disse ele. “A conversão ao Senhor precede a conversão à Igreja. E a conversão ao Senhor vem através da oração e estudo e serviço, promovida pela paciência amorosa da parte do cônjuge e de outros membros da família envolvidos”.

(…)

Quando lhe for feita uma pergunta difícil, do tipo que quebra a cabeça sobre a história da Igreja, seja honesto e, se necessário, diga que não sabe. Mas então não se esqueça de dizer o que você sabe: “Eu sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus”.

19 comentários sobre “Dallin Oaks: Evite Pesquisar a História da Igreja

  1. Tá, e como é que eu vou entender como a igreja chegou ao que é hoje (tanto para o bem quanto para o mal) se eu não souber como começou, os caminhos que percorreu, onde acertou, onde errou? Como é que a igreja pode ser melhor do que é hoje se não houver o conhecimento de sua própria história? Não, a gente tem mais é que pesquisar e encarar os fantasmas do passado de frente e de uma vez por todas, ser honestos, mesmo que seja difícil. Como ex-estudante de História, ler isso foi o mesmo que levar um tapa em cada lado da cara. Já pensei sinceramente em me tornar mórmon, porque coisas como a neutralidade política e o apreço pelo livre-arbítrio chamaram a minha atenção, mas eu só consigo me sentir mais enganada a cada dia… Mormonismo, pra mim, tem sido uma realidade cada vez mais distante.

  2. Li uns dois parágrafos e já senti náuseas.
    Esses caras se acham. Já tive respeito por eles,hj apenas repugnância.
    O legal vai ser daqui alguns anos,os líderes dessa ocasião, vão dizer para os membros que não devem estudar o que os líderes de 2000,2010,2020…falavam..pois só diziam asneiras…(falando de um futuro distante)
    Graças ao bom Deus (?) Que hj me desliguei desses dogmas e falácias.
    Não preciso de intermediários dizendo o que devo ou não fazer…
    Mas ,se os membros da igreja mórmon gostam de ser mandados em tudo,que seja assim.

  3. Vemos isso acontecer com a nova sistemática de ensino.

    Esse programa ‘Vem e Segue-me’ não fala nada da história da igreja. Até mesmo os manuais do instituto e seminário estão de difícil acesso. Os jovens são incentivados a ter o aplicativo para ir às aulas. Sabemos que as escrituras digitais são apenas para consulta. Poucos ou quase nenhum vai parar para ler a bíblia ou livro de mórmon no aplicativo. Ainda não temos essa cultura.

    Com esse baixo acesso aos livros e agora o apóstolo dizendo para não pesquisarmos a história da igreja, daqui a umas duas gerações não saberemos mais nada sobre o passado negro da IJCSUD, infelizmente.

    Ainda bem que temos o Vozes Mórmons para nos ajudar a entender a verdadeira história da igreja.

  4. Nenhum conselho pra mim é mais precioso nesses dias (com tantas informações verdadeiras e fake´s), que o conselho que o Presidente Russel M. Nelson deixou na conferencia de Abril/2018 “Nos dias que estão por vir, não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo”. Esse conselho é uma preciosidade e convém os membros da Igreja de Jesus Cristo ficarem bem atentos pois muitos, muitos mesmo se perderão pelos caminhos dos sofismas mais variados por procurar respostas que não vai ajudar em nada a alcançar o nosso objetivo. Então o concelho de não dar importância a história da igreja é válida, ela não vai influenciar em nada o desfecho final para os inocentes.
    Eu particularmente não me abalo com a história pois sigo o concelho de reter o que é bom e olhar pra Cristo somente. Gosto muito de uma citação do Emanuel Santana que diz mais ou menos assim: abre Aspas “A igreja já enfrentou muitos desafios, perseguições impiedosas, populacho enfurecido, inverno rigoroso, doenças, o exército dos Estados Unidos, temo que a igreja não consiga enfrentar sua própria história.” fecha aspas
    Aprendi que há questões primárias e secundárias quando se trata da igreja. As perguntas preliminares devem ser respondidas em primeiro lugar, porque são as mais importantes e elas são:
    Existe um Deus e Ele é nosso Pai?
    Jesus Cristo é o filho de Deus e Salvador do mundo?
    Joseph Smith foi chamado para ser o profeta restaurador do evangelho?
    A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o Reino de Deus na Terra?
    Se você obter a resposta SIM para as perguntas preliminares, as perguntas secundárias que nem irei enumera-las aqui perderão todo o significado.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.