A Relação Entre Mormonismo e Maçonaria

A relação histórica entre o mormonismo e a maçonaria é reconhecida por ambas as instituições e tem sido objeto de muitos estudos. Poucos, infelizmente, estão disponíveis em língua portuguesa. No próximo sábado, essa lacuna talvez se torne menor. Baseado em sua experiência pessoal e pesquisa, Luciano Lucas na apresentação A relação entre mormonismo e maçonaria, a qual pretende, nas palavras do autor, “desmistificar a relação” entre as duas organizações. Essa relação, segundo o historiador Reed C. Durham, seria “chave para o futuro entendimento de Joseph Smith e a Igreja”.

Alguns autores sud têm reduzido a iniciação de Joseph Smith na fraternidade maçônica como uma estratégia na sua busca de proteção política aos santos, enquanto críticos a interpretam como um esforço de copiar grotescamente os rituais maçônicos. Ambas as abordagens são pobres demais para apreender a complexidade e beleza dessa relação entre maçonaria e mormonismo. Como comentou um autor a respeito desses dois extremos,

Aqueles que negam qualquer relação, ou argumentam que as semelhanças entre os dois [maçonaria e mormonismo] são superficiais, estão preocupados que o uso de rituais maçônicos por Joseph Smith seja inconsistente com seu papel profético. Outros se concentram nas semelhanças para fortalecer a ideia de que Smith fez muitos empréstimos da franco-maçonaria sem o benefício de inspiração. Esta abordagem “tudo ou nada” se combina com o segredo associado aos rituais para criar uma relutância em discutir o assunto em qualquer detalhe significante. (Michael W. Homer, “Similarity of Priesthood in Masonry”: The Relationship between Freemasonry and Mormonism. Dialogue: A Journal of Mormon Thought 1994: p. 02)

Luciano Lucas falará sobre a semelhança de cerimônias e símbolos que se originaram juntamente com vários outros desenvolvimentos doutrinários no período de Nauvoo. Outro aspecto tratado em sua apresentação será os motivos para o distanciamento que ocorreu entre a Igreja e a maçonaria e seus reflexos atuais, incluindo “os preconceitos [que] estão sendo dissolvidos através da tolerância e divulgação da verdade”, escreve Luciano, “sem a influência de doutrinas espúrias e dogmas religiosos duvidosos de outros seguimentos (…) cristãos”. Luciano nos faz um convite para viajar “no tempo até a época da Restauração do Evangelho do mormonismo e voltando aos tempos de hoje”.

Os leitores estão convidados a deixar comentários ou perguntas abaixo, as quais serão encaminhadas para o Luciano Lucas.

Leia também Mórmons, maçons e anti-maçons

Patriarcas: pais para os órfãos

106 comentários sobre “A Relação Entre Mormonismo e Maçonaria

    • Negativo, os rituais da maçonaria são totalmente diferentes da Igreja Mórmon, apesar das semelhanças de procedimentos, e de semelhanças na forma de apresentar os rituais, o Ritual da Igreja Mórmon é algo religioso, focado na Exaltaçao, e o ritual maçom é focado na transformaçào moral do homem.

      • Temo em descordar com o irmao Martinelli. Os rituais do templo sao muito identicos aos da Maconaria mesmo porque Joseph Smith e principalmente Brigham Young que foi quem estabeleceu a maioria dos rituais do templo fizeram parte da Maconaria e foram grandemente influenciados por ela. Hoje em dia na Igreja existe essa hipocrisia de lideres e membros que preferem se distanciarem ao maximo da Maconaria sabendo que muitos lideres na epoca da restauracao frequentavam faziam parte da Maconaria. Eu como membro nao vejo isso como algo negativo, se acreditamos nas regras de fe onde somos instruidos a buscarmos conhecimento onde quer que for entao nao devemos ter preconceito com nada. Recentemente fui assistir um bastismo de um amigo meu na Igreja Batista, antes do batismo houve uma cerimonia com cantigos e oracoes ( e como eles oram e cantam!) durante uma parte da apresentacao pude sentir o Espirito do Senhor, pude sentir paz e calma e acima de tudo um amor genuino pelas pessoas ao meu redor, tambem sai de la edificado e surpreso com o que aprendi com os irmaos da igreja Batista. Muitos membro da Igreja acham que o Reino de Deus no milenio sera o mundo todo se convertendo ao Mormonismo. Brigham Young uma vez disse aos membros que no milenio as pessoas se curvariam perante o Senhor mas elas teriam total liberdade para continuarem suas crencas.

      • Meu caro, sou grau 14 do Rito Escocês antigo e Aceito, já pratiquei o Rito de Emulação, Rito de York, Arco Real, Rito Adonhiramita, Rito Continental, Rito Brasileiro, e não existem similaridades entre esse ritos e o ritual mórmom. Lamento informar, mas as semelhanças são apenas nos procedimentos, por exemplo: o maçom usa avental de acordo com o seu grau, já o mórmon usa um avental verde. e não tem graus. As palavras de passe, senhas e contra-senhas dos maçons são de acordo com seu grau, já os mórmons, tem uma única senha e contra senha, igual para todos. O ritual mórmom, é puramente religioso, buscando a exaltação, e em seus templos, existem salas separadas para cada ordenança, já nos templos maçons, existem apenas uma sala, sala de reuniões, ao estilo parlamento inglês. Até mesmos os rituais não tem nada haver um com o outro. Apenas semelhanças, e mais nada.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.