Salvação ou Felicidade?

Durante os últimos anos, tenho notado que com menos frequência se usa “plano de salvação” na Conferência Geral, e mais frequentemente ouvimos “plano de felicidade.”

Alguém sabe por quê?

O Pres. Boyd K. Packer disse (em um discurso do SEI em 1993), que esses termos significam a mesma coisa. Ele também enumera outros 12 termos que também têm o mesmo significado.

Não há nada de incomum ver muitos termos para o mesmo conceito. Basta olhar para algumas das compilações de termos que se referem a Cristo (Redentor, Salvador, Messias, etc.). O que é interessante é a preferência crescente por este termo, além de “plano de salvação.”

Eu procurei no Corpus of LDS General Conference Talks (Corpus de Discursos da Conferência Geral SUD – discursos em inglês), e encontrei apenas 3 usos de “plano de felicidade” antes de 1980—geralmente citações de Alma 42, o único lugar em que se encontra o termo nas escrituras. Em contrapartida, desde 2000, ocorre mais frequentemente que “plano de salvação.” Aqui são os dados:

[“Plan of Happiness” = “plano de felicidade”; “Plan of Salvation” = “plano de salvação”]

Suponho que “plano de felicidade” soa um pouco mais feliz do que “plano de salvação.” Mas, para mim, ainda soa um pouco estranho cada vez que eu o escuto, em contraste com “plano de salvação”, que eu estou acostumado a ouvir desde a minha mocidade.

Pode ser que o uso de “plano de felicidade” é apenas uma preferência de algumas autoridades gerais ao invés de uma decisão de mudar de terminologia. Mas também pode ser que as autoridades gerais tem razão para preferir essa nova terminologia. Quando escrevi em inglês sobre esse assunto há alguns anos, os comentários surgiram algumas motivações possíveis:

  • O termo “salvação” pode dar confusão. Nos países protestantes, é ligado à doutrina do pecado original (em que não acreditamos) e salvação pela graça. E nos países não-cristãos, é um conceito pouco conhecido.
  • Usar “plano de felicidade” acentua a ideia que o plano tem o propósito de levar felicidade verdadeira e duradoura. Essa felicidade é, na doutrina atual da Igreja, o propósito da vida.

Eu sei que isto não é nada importantíssimo, mas tenho um interesse no uso da linguagem, e eu estou muito curioso sobre mudanças como esta.

Então, o que vocês acham? Há mais algo por trás dessa mudança? É melhor ou uma mania do momento? Perdemos algo por essa mudança?

7 comentários sobre “Salvação ou Felicidade?

  1. Mania! Acho que é apenas mania. Sabe, alguém da primeira presidência usa um termo, o pessoal acha legal e sai usando. Eu não sou membro da Igreja há tanto tempo assim, mas acredito que isso aconteça com certa frequência. Acho também que é mais fácil de digerir, porque muitos não-membros assistem à conferência e, como você mesmo disse, podem não saber entender o termo “plano de salvação”. Acho que a intenção da Primeira Presidência agora é “quanto menos confusão gerar, melhor”.

    • rsrrsrs Evistar conflito e confusão é bom… kkkk

      Estou estudando a liahona (MAI/2012) da última conferência geral (ABR/2012), e no discurso do Elder Oaks sobre sacrifício ele citou pelo-menos duas vezes o termo “Plano de Salvação” em vez de citar “plano de felicidade” como abordado no post…

      Embora eu aceite que Alma foi muitíssimamente feliz em definir o “plano de salvação” como um “plano de felicidade” e por isso outros líderes massissamente tenham se sentido inspirados a repetir diversas vezes este bom ensinamento, vemos que não é limitado a, e sim, uma questão de ser um bom ensinamento, aplicáveis a quase todos os temas de discussão, e que orador visando seu objetivo e argumentos, opta por um ou por outro, tal como fez Alma.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.