A Primeira Presidência e os Doze Apóstolos d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias emitiram nota congratulando o presidente-eleito Donald Trump por sua vitória eleitoral e urgindo todos os americanos a orar pelo “presidente-eleito, por sua nova administração, e por líderes eleitos em todo o país e no mundo”.

O presidente-eleito Donald Trump discursa em convenção celebrando sua vitória ontem. (FOTO: Evan Vucci do Associated Press)
Apesar de haver criticado oficialmente o candidato Trump por sua posição sobre muçulmanos, a liderança da Igreja SUD exibe apoio ao presidente-eleito em sua vitória. Não obstante os repetidos escândalos de conduta pessoal e profissional, e da ideologia de ódio promulgado por Trump, a Igreja jamais repudiou o candidato e manteve-se neutra durante o pleito. Nessa nota, a Igreja também elogia a candidata Hillary Clinton por sua campanha.
A equipe editorial do jornal oficial da Igreja SUD, o Deseret News, também emitiu nota congratulando o presidente-eleito, notando com ressalva sua condenação de muito de suas condutas pessoais e ideologias e admitindo que haviam exigido publicamente sua renúncia da candidatura há menos de dois meses.
Apesar de pesquisas de opinião pública haver sugerido que Trump era impopular entre mórmons, ele venceu o estado de Utah com facilidade, recebendo 46,8% dos votos totais contra 27,8% para Clinton e 20,4% para o candidato mórmon local Evan McMullin, vencendo principalmente em distritos predominantemente mórmons. Pesquisas de boca-de-urna ainda demonstram que 61% dos mórmons votaram por Trump.
Interessante. Quando o Obama foi eleito só faltou os membros jogarem pedras no presidente eleito na época a qual culminou com xingamentos e insutos racistas em Idaho e Utah que são reduto Mormon. Não se ouviu em momento algum alguém da liderança incentivar membros a orar pelo presidente de sua nação.
Porque os mórmons só gostam de quem é como eles e isso Trump os representa muito bem!
Em ocasiões raras vc irá ver o estado de Utah votar para um candidato do partido democrata. Creio que a ultima vez que isso ocorreu foi em 1960 quando John Kennedy foi eleito presidente dos EUA.