Manual Missionário e Ensinamentos Esquecidos

Quem serviu uma missão já leu e releu por diversas vezes a conhecida “Bíblia branca”.  Seus padrões conforme a sua introdução foram “aprovados para missionários pela Primeira Presidência e Quórum dos Doze Apóstolos”.

missionários mórmons roupas

Missionários com chapéus e óculos de sol (Imagens: lds.org)

Alguns desses padrões são para proteção física e espiritual dos missionários. Acredito que muitos deles são lembrados no campo missionário e após seu regresso. Porém, há dois ensinamentos importantes que por descuido ou rumos na vida são esquecidos.

Na página 38 temos a seguinte advertência:

“É também sua responsabilidade fortalecer os conversos na Igreja. Talvez não seja possível visitá-los, no entanto, poderá escrever-lhes ocasionalmente para fortalecê-los. (…) Quando retornar para casa, não se esqueça daqueles a quem você ensinou. Seja digno de sua confiança o tempo todo. Escreva-lhes ocasionalmente e incentive-os a permanecerem fiéis.”

Na página 57 onde fica a seção sobre a “Liderança da Missão” há uma explicação sobre designações mal compreendida entre muitos missionários e menos ainda entre os membros leigos:

“A designação de liderança nunca deve ser vista como uma forma de obter reconhecimento ou progresso pessoal, mas sim como oportunidades de servir aos outros (…) Um assistente do presidente não é mais importante que qualquer outro missionário.”

Às vezes me pergunto como estão aqueles que um dia foram missionários nessas duas questões. Vocês mantem contato com seus conversos nas redes sociais? Onde residem os membros conseguem analisar que um chamado não é sinônimo de prestígio mas, de trabalho na Obra?

14 comentários sobre “Manual Missionário e Ensinamentos Esquecidos

  1. Mudaram muitas coisas no Trabalho Missionário.

    Antes, saíamos de casa 9:30 da manhã para trabalharmos.

    Aqui na Missão Cuiabá os missionários saem 11:30 para o almoço e começam a trabalhar 14:00.

    Para mim o Trabalho Missionário era integral, esquecer das coisas do mundo e se concentrar nas coisas de nosso Deus.

    Aqui onde moro ulaguns missionários foram liberados para fazer ENEM.

    Fora que nos dias de jejum o Presidente liberou os missionários para tomarem água.

    Falta mais seriedade no Trabalho.

    Eu ainda tenho contato com membros e pesquisadores que eu conheci na época em que trabalhei na Obra Missionária.

    Faz 17 anos que voltei.

    Saímos da missão, mas a missão não sai de nossas vidas.

    Me adicione no Facebook :

    Altamir Albuquerque Botelho

  2. Realmente com a baixa da idade existe o ônus e o bônus.Tudo isso são as mudanças culturais das épocas, vejamos no tempo de BY e Elder Pratt que deixavam as esposas sozinhas para ir para missão.Lembremos da época que vendiam LDM , dos missionários de construção.Tudo isso é metamorfose ambulante! Mas a obra é do Senhor ! Que usa as coisas “fracas” do mundo para abater as fortes. Alguns acham que está “fraco” ou tem “fraqueza” demais , mas é o que o Senhor tem e possui como recurso não é mesmo? Feliz é de quem aproveita a oportunidade para crescer e evoluir. Aproveitar a missão como o grande momento de sua vida! Creio que a responsabilidade de ser um bom missionário vem mais de dentro pra fora do que de fora para dentro.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.