Dallin Oaks: Evite Pesquisar a História da Igreja

O Presidente Dallin H Oaks ofereceu conselho a jovens casados em Chicago sobre como lidar com perguntas que ameaçam a fé.

Dallin Oaks

Dallin Harris Oaks, Primeiro Conselheiro da Primeira Presidência e Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD, ao lado de Russell Nelson (à direita)

Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência e Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja SUD, Oaks afirmou em devocional nesse 2 de fevereiro p.p. que a melhor estratégia para se manter a fé intacta na era das “informações” é se esforçar para permanecer ignorante dos fatos.

Oaks, de acordo com o relatório publicado pelo jornal da Igreja SUD The Church News, sugere que a melhor maneira para evitar “dúvidas” e manter “a fé” é nunca estudar os fatos históricos, evitar pesquisas, simplesmente acreditar no que os líderes da Igreja falam ou publicam no site oficial da Igreja, e dedicar-se com afinco às atividades da Igreja (ênfases nossas):

“Sua geração cresceu com uma avalanche de informações sobre a história da Igreja que é nova para muitos e preocupante para alguns”, disse ele. “Os princípios consagrados pelo tempo de depender de, e confiar, no Senhor e em Seus servos são questionados por alguns”.

Além disso, muitos membros – “e vocês certamente estão entre eles” – vivem em áreas onde são uma pequena minoria. Cada dia eles se associam e às vezes são governados por pessoas que têm crenças e padrões “radicalmente diferentes”.

“Somos ensinados a amar nossos vizinhos, mas não é fácil amar e viver com aqueles que têm padrões diferentes e, às vezes, desafiam-nos e nossos padrões de maneira persuasiva ou ameaçadora”, disse ele.

(…)

Ele reconheceu que alguns casais [de Santos dos Últimos Dias] enfrentam conflitos sobre valores e prioridades importantes. Assuntos sobre a história da Igreja e questões doutrinárias levaram alguns cônjuges à inatividade. Alguns cônjuges se perguntam sobre a melhor maneira de pesquisar e responder a essas questões.

“Eu sugiro que pesquisa não seja a resposta”, disse ele.

A Igreja oferece respostas a muitas perguntas familiares através dos Ensaios dos Tópicos do Evangelho, encontrados em lds.org.

“Mas a melhor resposta para qualquer pergunta que ameace a fé é trabalhar para aumentar a fé no Senhor Jesus Cristo”, disse ele. “A conversão ao Senhor precede a conversão à Igreja. E a conversão ao Senhor vem através da oração e estudo e serviço, promovida pela paciência amorosa da parte do cônjuge e de outros membros da família envolvidos”.

(…)

Quando lhe for feita uma pergunta difícil, do tipo que quebra a cabeça sobre a história da Igreja, seja honesto e, se necessário, diga que não sabe. Mas então não se esqueça de dizer o que você sabe: “Eu sei que Joseph Smith foi um profeta de Deus”.

21 comentários sobre “Dallin Oaks: Evite Pesquisar a História da Igreja

  1. Nenhum conselho pra mim é mais precioso nesses dias (com tantas informações verdadeiras e fake´s), que o conselho que o Presidente Russel M. Nelson deixou na conferencia de Abril/2018 “Nos dias que estão por vir, não será possível sobreviver espiritualmente sem a orientação, a direção, o consolo e a influência constante do Espírito Santo”. Esse conselho é uma preciosidade e convém os membros da Igreja de Jesus Cristo ficarem bem atentos pois muitos, muitos mesmo se perderão pelos caminhos dos sofismas mais variados por procurar respostas que não vai ajudar em nada a alcançar o nosso objetivo. Então o concelho de não dar importância a história da igreja é válida, ela não vai influenciar em nada o desfecho final para os inocentes.
    Eu particularmente não me abalo com a história pois sigo o concelho de reter o que é bom e olhar pra Cristo somente. Gosto muito de uma citação do Emanuel Santana que diz mais ou menos assim: abre Aspas “A igreja já enfrentou muitos desafios, perseguições impiedosas, populacho enfurecido, inverno rigoroso, doenças, o exército dos Estados Unidos, temo que a igreja não consiga enfrentar sua própria história.” fecha aspas
    Aprendi que há questões primárias e secundárias quando se trata da igreja. As perguntas preliminares devem ser respondidas em primeiro lugar, porque são as mais importantes e elas são:
    Existe um Deus e Ele é nosso Pai?
    Jesus Cristo é o filho de Deus e Salvador do mundo?
    Joseph Smith foi chamado para ser o profeta restaurador do evangelho?
    A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o Reino de Deus na Terra?
    Se você obter a resposta SIM para as perguntas preliminares, as perguntas secundárias que nem irei enumera-las aqui perderão todo o significado.

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.