Mãos que Ajudam a Copa

Cartaz CopaL3Durante a Copa do Mundo da Fifa, voluntários do programa Mãos que Ajudam estarão auxiliando visitantes nas cidades-sede do evento esportivo. Como anunciado pelo site oficial da Igreja sud,

Motivados pelos desafios de receber um evento tão grandioso no país, o programa Mãos Que Ajudam será oficialmente um apoio para o Brasil Voluntário, programa do Ministério dos Esportes, durante a Copa do Mundo. [1]

Através de conversas informais, notei haver entre mórmons brasileiros certo constrangimento quanto a essa ação do Mãos que Ajudam. Afinal, a insatisfação com os gastos públicos na Copa, aliada ao descontentamento geral com a economia e a política nacionais atinge a maioria dos brasileiros.

O trabalho voluntário sud para o evento da Fifa, julgam alguns, estaria em desacordo com seus objetivos humanitários e de ajuda a comunidades locais. No site oficial do programa, o Mãos que Ajudam é definido da seguinte forma:

Um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Brasil, estendendo a mão a quem precisa.

Em parceria com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, órgãos governamentais ou organizações assistenciais, levamos alento aos menos favorecidos em asilos, orfanatos, creches, ruas e onde houver necessidade. Por meio de serviço altruísta, doamos parte do nosso tempo para levar esperança onde existe aflição, alívio onde há dor e amor onde há desprezo. (Ênfase nossa) [2]

Pintura de Paulo Ito

Pintura de Paulo Ito

Em um país de grandes contrastes sociais, cabe perguntar se não haveria pessoas mais necessitadas de alento, esperança, alívio e amor do que os turistas que podem assistir aos jogos da Copa.

Dado o uso publicitário do Mãos que Ajudam feito pela Igreja, há ainda o risco do proverbial tiro no pé: com a rejeição popular no “país do futebol” aos gastos públicos com a Copa, entre outros fatores econômicos e políticos, o trabalho voluntário junto ao Ministério dos Esportes afetaria negativamente a imagem da Igreja.

Atualização – O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro entrou com ação civil pública para suspender o trabalho voluntário para a Copa do Mundo. A ação pede que os voluntários sejam contratados com carteira de trabalho assinada, uma vez que a Fifa obterá “lucros astronômicos” com o trabalho prestado. A ação está na 59ª Vara do Trabalho do RJ. Leia sobre os detalhes aqui e aqui.

Qual a sua opinião?

 

24 comentários sobre “Mãos que Ajudam a Copa

  1. Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mateus 6:1-2 Minha impressão a respeito disto é que o principal objetivo é o marketing, é divulgar o nome da Igreja. Seria muito mais útil fazer um projeto voluntário e sem alardes beneficiando alguns dos indivíduos que foram prejudicados com a realização da COPA. Quantas famílias estão desabrigadas, desempregadas e quantas pessoas morreram já por causa da COPA? Para mim a igreja está fazendo política e marketing, apenas isto.

  2. Concordo com você Davi, não só sua opinião é a pura verdade.
    Isto foge dos anseios eclesiásticos da Igreja e parece ter um cunho mais político e nada de humanitário, dando lucro para corrupta FIFA, se juntando a um governo que mais se preocupa mais com circo do que com milhares de pessoas morrendo em hospitais ou com a violência urbana que cada vez mais aumenta no país, sem falar do resto, além de ser contraditório com a doutrina da igreja, pois é um uma atividade de domingos! então como fica o Dia do Senhor? Ou para este ditos “inspirados líderes” da Igreja isto só é conveniência? Servir nos mãos que ajudam ou ir para as reuniões dominicais? Infelizmente isto mostra que não podemos confiar totalmente nas tão ditas ” inspiradas” autoridades da igreja sem ponderar e ver se as coisas são coerentes.
    Infelizmente nas ditas inspiradas lideranças igreja há muita coisas que é opinião dos homens, até mesmo em escolhas de cargos.
    Mané quem for trabalhar de graça para uma milionária FIFA ter ainda mais lucros nas costas dos burros.

  3. Além da alienação clara por parte dos membros, oportunismo por parte da Igreja, por
    usar esta oportunidade para fazer propaganda publicitária, cada vez mais a Igreja Sud, se torna uma empresa que precisa vender seu produto em nossa sociedade capitalista! Hoje em dia está difícil saber onde começa a Empresa e termina a Igreja…

  4. Acredito que um dos objetivos seria a propaganda da igreja mesmo. Uma oportunidade de fazerem-se vistos, mas nada ver. Com certeza poderiam preencher melhor o tempo e empregar energia em outras causas nobres.

  5. A placa de ouro é nossa!
    Com esses Mórmons, não há quem possa.
    Êh-eta, esquadrão de ouro!
    É bom no samba, é bom no couro!

    A placa de ouro é nossa!
    Com esses Mórmons, não há quem possa.
    Êh-eta, esquadrão de ouro!
    É bom no samba, é bom no couro!

    O brasileiro viu o estrangeiro,
    Mostrou a direção como é que é,
    Chegar no estádio certinho,
    Enquanto ele fica a pé!

    • Olá Marcello.
      Você saberia me informar o custo com esta brincadeira na copa.Eu pergunto por que afinal de contas o que sempre ouço nas reuniões da Igreja é que o dinheiro é sagrado e devemos usa-lo a maneira do Senhor e se for desta forma devemos entender que então Deus gosta mesmo de futebol.Agora me diga o que se fazer quando um membro precisa de ajuda e o caso é levado ao bispo que se reuni com seus conselheiros e julgam que o irmão não é digno de receber ajuda e que o mesmo deve se esforçar e ser auto suficiente e que deve procurar a ajuda dos familiares e por último a Igreja. Sabe amigo, estas coisas cansam.Mas que venha o hexa e resto discutimos depois, viva o Brasil, viva o samba, viva o , sei lá o que!!!

      • Sim, vamos ser oportunistas( tem um livro sagrado em algum canto que dizia sobre “abrir uma cova para seu vizinho”, mas não me lembro onde…) vamos usar a grande massa de “Burros de carga”…quero dizer irmãozinhos… da igreja para prestigiar a e enaltecer a copa no Brasil !! O slogan, deveria mudar deveria sera assim: MÃOS QUE AJUDAM A ROUBAR O NOSSO PAÍS ! PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM !!!

    • O problema maior do que serem vistos por visitantes é o impacto econômico. Esses ajudantes impactam três grupos distintos: 1) O pessoal que seria pago para fazer o mesmo serviço, 2) A empresa para qual essas pessoas trabalhariam diminuirá em produtividade (embora que essa caia de qualquer forma por causa da Copa) e 3) A própria voluntária que deixou de ganhar a renda normal ou adicional pelos dois dias. Enquanto isto, nossos governantes gozam do dinheiro roubado dessas pessoas e de outros. Ridículo! A liderança mandou muito mal nessa escolha.

  6. Claramente é uma jogada oportunista de tentar promover o nome da Igreja nos meios de comunicação. Só não contavam com a alta rejeição dos brasileiros em relação ao evento, o ódio demonstrado nas manifestações pelo país, o repúdio à FIFA e ao mau uso do dinheiro público, reações que já repercutiram pelos quatro cantos do mundo. Por esta não esperavam. Existem muitas manifestações, greves, atos sociais organizados em locais estratégicos, e os membros da Igreja que estiverem envolvidos com esta sujeira que é a Copa do Mundo no Brasil correm o risco de serem hostilizados e de apanhar muito. Com isso, a imagem da Igreja será prejudicada certamente, pois o que uma instituição que se diz cristã faria ao lado de organizadores e governo que roubam, matam e deixam morrer, desviam verbas extratosféricas, tratam o povo como lixo e varrem a pobreza para debaixo do tapete para que o mundo não veja? É bom repensarem isso aí e rápido. Ajuda humanitária e serviço comunitário não tem nada a ver com bajular estrangeiros, os quais vêm para o Brasil com dinheiro para gastar, e que aproveitam, muitos deles, para conhecer a tão famosa prostituição brasileira. Será que todos os fins justificam os meios, minha gente? Passou da hora desse povo acordar. Mas já vou avisando: a alienação é forte e deveras difícil de quebrar. Quanto a mim, não importa quem esteja apoiando, onde esteja escrito, quem tenha organizado, estou fora. Minhas convicções religiosas, éticas, morais, ideológicas e políticas não me permitem participar e promover coisas deste tipo.

  7. Primeira vez que tenho que concordar com vozes Mórmons pois é verdade não ficará bem para a igreja usar mãos que ajudam na questão da copa, mas tem certos conceitos a tratarem ainda mas é verdade discordo nesta questão sem dúvida.

  8. Percebo o quanto as pessoas não sabem diferencias uma coisa da outra.A igreja não está apoiando ou sendo contra a copa.A ideia é orientar as pessoas que veem de fora e que estarão deslocadas dentro do país.Acredito que está ideia não possui nenhuma concepção política ou de apoio á copa mais apenas ajudar as pessoas que se deslocarão por nosso país.Não podemos achar que tudo é dendenciso.

      • Imá SUD,realmente peço desculpas pelos erros de digitação,digitei de uma maneira um pouco apresada.Porém é esta minha opinião,não retiro uma palavra das quais mencionei.
        Um grande abraço.Agradeço seu ponto de vista.

    • Acredito que você deva ser um tanto ingênuo,será que a grande quantidade de pessoas que saíram as ruas e protestaram contra os gastos abusivos na copa estão erradas?. Se de fato o propósito é orientar as pessoas estrangeiras no evento mais caro do mundo, então cabe a FIFA ou ao estado brasileiro pagar por esse serviço publico. Me perdoem os bonzinhos de plantão, mas acho que a Igreja tem mais o que fazer em vez de se preocupar em ser guia turístico ela deveria sim, em melhora as casa dos missionários, ensinar aos bispos a não ser tão muquirana com os membros necessitados.

      • Prezado irmão Nilton

        Pode ter certeza que não se trata de ingenuidade ou algo parecido,estava apenas colocando uma análise de um determinado ponto de vista meu.Porém agradeço por ter postado suas opinião,o diálogo INTELIGENTE também nos edifica.
        Um grande abraço

  9. Só não vê que a Igreja está caindo em apostasia quem não quer. Há algum tempo que Igreja deixou de lado os verdadeiros ensinamentos de Cristo, tão puramente ensinados no LM, para buscar fins lucrativos e publicitários.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s