Mãos que Ajudam a Copa

Cartaz CopaL3Durante a Copa do Mundo da Fifa, voluntários do programa Mãos que Ajudam estarão auxiliando visitantes nas cidades-sede do evento esportivo. Como anunciado pelo site oficial da Igreja sud,

Motivados pelos desafios de receber um evento tão grandioso no país, o programa Mãos Que Ajudam será oficialmente um apoio para o Brasil Voluntário, programa do Ministério dos Esportes, durante a Copa do Mundo. [1]

Através de conversas informais, notei haver entre mórmons brasileiros certo constrangimento quanto a essa ação do Mãos que Ajudam. Afinal, a insatisfação com os gastos públicos na Copa, aliada ao descontentamento geral com a economia e a política nacionais atinge a maioria dos brasileiros.

O trabalho voluntário sud para o evento da Fifa, julgam alguns, estaria em desacordo com seus objetivos humanitários e de ajuda a comunidades locais. No site oficial do programa, o Mãos que Ajudam é definido da seguinte forma:

Um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Brasil, estendendo a mão a quem precisa.

Em parceria com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, órgãos governamentais ou organizações assistenciais, levamos alento aos menos favorecidos em asilos, orfanatos, creches, ruas e onde houver necessidade. Por meio de serviço altruísta, doamos parte do nosso tempo para levar esperança onde existe aflição, alívio onde há dor e amor onde há desprezo. (Ênfase nossa) [2]

Pintura de Paulo Ito

Pintura de Paulo Ito

Em um país de grandes contrastes sociais, cabe perguntar se não haveria pessoas mais necessitadas de alento, esperança, alívio e amor do que os turistas que podem assistir aos jogos da Copa.

Dado o uso publicitário do Mãos que Ajudam feito pela Igreja, há ainda o risco do proverbial tiro no pé: com a rejeição popular no “país do futebol” aos gastos públicos com a Copa, entre outros fatores econômicos e políticos, o trabalho voluntário junto ao Ministério dos Esportes afetaria negativamente a imagem da Igreja.

Atualização – O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro entrou com ação civil pública para suspender o trabalho voluntário para a Copa do Mundo. A ação pede que os voluntários sejam contratados com carteira de trabalho assinada, uma vez que a Fifa obterá “lucros astronômicos” com o trabalho prestado. A ação está na 59ª Vara do Trabalho do RJ. Leia sobre os detalhes aqui e aqui.

Qual a sua opinião?

 

24 comentários sobre “Mãos que Ajudam a Copa

  1. Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mateus 6:1-2 Minha impressão a respeito disto é que o principal objetivo é o marketing, é divulgar o nome da Igreja. Seria muito mais útil fazer um projeto voluntário e sem alardes beneficiando alguns dos indivíduos que foram prejudicados com a realização da COPA. Quantas famílias estão desabrigadas, desempregadas e quantas pessoas morreram já por causa da COPA? Para mim a igreja está fazendo política e marketing, apenas isto.

  2. Concordo com você Davi, não só sua opinião é a pura verdade.
    Isto foge dos anseios eclesiásticos da Igreja e parece ter um cunho mais político e nada de humanitário, dando lucro para corrupta FIFA, se juntando a um governo que mais se preocupa mais com circo do que com milhares de pessoas morrendo em hospitais ou com a violência urbana que cada vez mais aumenta no país, sem falar do resto, além de ser contraditório com a doutrina da igreja, pois é um uma atividade de domingos! então como fica o Dia do Senhor? Ou para este ditos “inspirados líderes” da Igreja isto só é conveniência? Servir nos mãos que ajudam ou ir para as reuniões dominicais? Infelizmente isto mostra que não podemos confiar totalmente nas tão ditas ” inspiradas” autoridades da igreja sem ponderar e ver se as coisas são coerentes.
    Infelizmente nas ditas inspiradas lideranças igreja há muita coisas que é opinião dos homens, até mesmo em escolhas de cargos.
    Mané quem for trabalhar de graça para uma milionária FIFA ter ainda mais lucros nas costas dos burros.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.