John Dehlin, fundador do site Mormon Stories Podcast e ativista LGBT, recebeu hoje sua carta de excomunhão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O conselho disciplinar ocorreu no último domingo (08/02) na cidade de Logan, em Utah, quando Dehlin foi acusado de apostasia.
Psicólogo, Dehlin escreveu uma tese de mestrado sobre o tratamento de desordem obsessiva-compulsiva acerca de questões religiosas, e atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado sobre as experiência pessoais de mórmons e ex-mórmons gays, lésbicas e transexuais com terapias para mudança de orientação sexual.
Dehlin afirma sobre suas crenças:
Acredito em muitos ensinamentos morais centrais, não-distintivos no mormonismo (por ex., amor, bondade, perdão, fé, esperança), mas tenho sérias dúvidas ou não mais acredito em muitos das reivindicações de verdade da igreja SUD (por ex., Deus antropomórfico, “uma igreja com autoridade exclusiva”, que o atual profeta da igreja SUD recebe comunicações privilegiadas de Deus, que o Livro de Mórmon e o Livro de Abraão são traduções, poligamia, ensinamentos racistas no Livro de Mórmon, que ordenanças são necessárias para salvação, obra vicária pelos mortos).
De acordo com o presidente de estaca Bryan King, que presidiu o conselho disciplinar, Dehlin não foi excomungado por suas dúvidas, mas por “afirmações categóricas se opondo às doutrinas da igreja, e sua ampla disseminação pela sua presença na internet, a qual afastou outros da igreja”. A carta da presidência de estava pode ser encontrada aqui.
Seu site Mormon Stories traz entrevistas sobre variados temas relacionados ao mormonismo, contando com a participação de um amplo espectro de membros sud, com diferentes posições.
Dehlin havia sido notificado do processo disciplinar em junho. A ativista Kate Kelly, fundadora do movimento Ordain Women, havia sido notificada um dia depois de Dehlin e excomungada no mesmo mês.
Por que sempre julgamos as pessoas? Por que sempre “narramos” o outro e queremos impor nossas verdades, nossas crenças ou o ponto de vista como o correto? As discussões acima são inúteis! John Dehlin foi excomungado depois que o conselho e a presidência da estaca dele o julgaram, mas ele ainda continua sendo julgado pelos irmãos só que de outra instância!! Ele duvida de determinados ensinamentos, de determinadas verdades, de determinados dogmas e está no seu direito pessoal de duvidar e declarar isso para quem ele quiser. Não cabe-nos “narrar” se ele está certo ou errado e defender com unhas e dentes aquilo que consideramos correto, verdadeiro, incontestável, pois repito, a dúvida é dele, é pessoal e é direito dele sentir-se em dúvida quando a dúvida aparecer na sua mente, no seu coração. Logo, é inútil trazer uma gama de conhecimento, que na realidade, só vem reforçar os dogmas e as verdades de quem as defende.
Fui excomungado da igreja por me acidentei dentro do templo e o corpo de bombeiro tiveram que entrar pra me socorrer no caso profanando o templo!