John Dehlin excomungado

john dehlinJohn Dehlin, fundador do site Mormon Stories Podcast e ativista LGBT, recebeu hoje sua carta de excomunhão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O conselho disciplinar ocorreu no último domingo (08/02) na cidade de Logan, em Utah, quando Dehlin foi acusado de apostasia.

Psicólogo, Dehlin escreveu uma tese de mestrado sobre o tratamento de desordem obsessiva-compulsiva acerca de questões religiosas, e atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado sobre as experiência pessoais de mórmons e ex-mórmons gays, lésbicas e transexuais com terapias para mudança de orientação sexual.

Dehlin afirma sobre suas crenças:

Acredito em muitos ensinamentos morais centrais, não-distintivos no mormonismo (por ex., amor, bondade, perdão, fé, esperança), mas  tenho sérias dúvidas ou não mais acredito em muitos das reivindicações de verdade da igreja SUD (por ex., Deus antropomórfico, “uma igreja com autoridade exclusiva”, que o atual profeta da igreja  SUD recebe comunicações privilegiadas de Deus, que o Livro de Mórmon e o Livro de Abraão são traduções, poligamia, ensinamentos racistas no Livro de Mórmon, que ordenanças são necessárias para salvação, obra vicária pelos mortos).

De acordo com o presidente de estaca Bryan King, que presidiu o conselho disciplinar, Dehlin não foi excomungado por suas dúvidas, mas por “afirmações categóricas se opondo às doutrinas da igreja, e sua ampla disseminação pela sua presença na internet, a qual afastou outros da igreja”. A carta da presidência de estava pode ser encontrada aqui.

Seu site Mormon Stories traz entrevistas sobre variados temas relacionados ao mormonismo, contando com a participação de um amplo espectro de membros sud, com diferentes posições.

Dehlin havia sido notificado do processo disciplinar em junho. A ativista Kate Kelly, fundadora do movimento Ordain Women, havia sido notificada um dia depois de Dehlin e excomungada no mesmo mês.

24 comentários sobre “John Dehlin excomungado

  1. Fiquei pensando nas dúvidas deste irmão e comparando meu conhecimento que tenho delas:

    Deus antropomórfico: Ora essa crença apenas reflete o que diz em Gênesis sobre a criação do homem criado a imagem e semelhança de Deus.Corrobora a crença que somos filhos de Deus e recebemos um corpo espiritual,de matéria refinada graças ao Pai Celestial.Esse corpo tem forma semelhante ao Criador.O Pai revelou sua forma nas escrituras, ele senta , tem boca , está tudo nas escrituras bem claro!

    Uma igreja com autoridade exclusiva: A autoridade é sinônimo de chaves, que no cristianismo reflete em servir.Todos temos autoridade dentro de alguma esfera e recebemos revelação diretamente do Pai por influência do Espirito Santo para assuntos de nossa autoridade.Na igreja não se pode cobiçar autoridade.Temos exclusividade de autoridade sobre certos assuntos. Se for conveniente posso pedir ajuda a uma outra autoridade maior.Na Bíblia e nas outras escrituras jamais ouve luz e revelações passando por cima dos profetas, é um método administrativo divino, que o Pai Celestial acha que é a melhor forma de administração do seu reino.Algo que fortalece o meu testemunho e esse conceito foi a “quase demissão de Joseph Smith como profeta em D&C Seção 5″Que o atual profeta da igreja SUD recebe comunicações privilegiadas de Deus: Conforme o item acima,se o profeta Thomas S.Monson não estiver andando na linha vai “ser expulso” da cadeira de profeta.Enquanto ele estiver lá ele vai receber revelação de acordo com as chaves que possui, assim como recebo as minhas revelações que não são piores que a dele.Nós também podemos receber super comunicações privilegiadas de Deus!!!

    O Livro de Mórmon e o Livro de Abraão são traduções:Toda tradução tem seu estilo, Nefi usava as escrituras de acordo com a circunstância, a tradução deve refletir ideia verdadeira e ter o poder de recebermos mais luz e conhecimento do espírito , se a tradução for errônea é dever dos Profetas corrigirem e aclarar as escrituras antigas.Estes livros citados estão dirigindo o povo para receber mais luz e conhecimento? Estes livros estão expandindo a alma e revelando verdades eternas? Então, estão bem traduzidos.Talvez alguma coisa ou outra possa ser melhorada por limitações de linguagem e gramática.

    Poligamia:Prática citada na Bíblia e culturalmente comum no Oriente Médio.Isso não torna uma igreja falsa ou anula as outras mensagens reveladas por Deus,nem anula nossas próprias revelações.Como as vezes penso de Joseph Smith É ELE LÁ E EU AQUI! Juntos no mesmo barco,servindo o mesmo Deus com nossos desafios pessoais e sociais.

    Ensinamentos racistas no Livro de Mórmon: A raça é advinda da genética, quando os nefitas chegaram nas Américas, já tinha vários povos de pele escura como os Maias, Astecas,Incas e índios brasileiros,se eu me caso com uma índia brasileira é muito provável que meus filhos nasçam com uma cor mais escura.A Separação referida no Livro de Mórmon era advinda do abandono do povo Lamã e Lemuel para se unir com os outros índios de outras tribos de pele mais escura que eram pagãos. Onde está o racismo? Eu só vejo uma separação cultural e religiosa de povos distintos com origens diferentes.

    Ordenanças são necessárias para salvação: As escrituras são repletas de ordenanças seja no Velho Testamento com rituais mosaicos, seja no novo com batismo,imposição de mãos e etc…Negar isso é negar as escrituras,praticamente viver em rebelião contra Deus,criar seu próprio Deus que age conforme um estado de conforto e facilidade para viver neste mundo, buscando agradar a carne e cauterizar a conciencia com doutrinas individuais e inventadas.

    Obra vicária pelos mortos:Obra de amor e mostra a eternidade do espírito,um elo de ligação com o Eterno e fortalece as relações familiares na eternidade.Onde está o defeito desta doutrina? É preguiça? Má Vontade?Falta de amor ao próximo? Essa doutrina revela uma amostra de como é a sociedade após a morte, não é interessante? É de mal gosto ? Núcleos familiares não são uma forma social correta para o futuro pós-morte?

    • Só sobre a obra vicária. Doutrina baseada num único versículo da Bíblia e interpretada por Joe, quem nem mesmo é confirmada pelo livro de mórmon. Ué! O livro de mórmon não devia apoiar e confirmar a Bíblia? O livro de mórmon não devia conter a plenitude do evangelho eterno? A obra vicária não faz parte do evangelho eterno? Para quem não sabe, plenitude significa – aquilo que é PLENO; CHEIO ; COMPLETO. E ainda, se o livro de mórmon é o mais correto, por que alguém que acredita nisso também acredita no batismo pelos mortos? Ah se os mórmons seguissem o livro de mórmon! Não seriam SUD’s, só mórmons.

      • A escritura que eles usam para ensinar o suposto batismo vicário nada mais é do que uma escritura que na verdade fala de ressurreição e como todas as outras partes da bíblia, eles apenas interpretam da maneira errada e quando vc mostra isso a eles, só mandam vc orar, por isso dizem que a bíblia é falsa, ela só é falsa onde contradiz o mormonismo.

      • O texto na Bíblia sobre o batismo pelos mortos é 1 Coríntios 15:29. No capítulo 15 Paulo fala sobre a ressurreição,como seriam o corpo dos ressuscitados ,a diferença entre um corpo físico e o espiritual e em que se baseia a fé na ressurreição. No versículo 29 fala sobre os que “se batizam pelos mortos”. No grego ( idioma que originalmente foi escrito o Novo Testamento) a palavra hy-pér traduzida em muitas Bíblias como “pelos”,também tem o sentido de “sobre”, “a favor de”, “em vez de”, “COM O OBJETIVO DE”, etc. Mas que sentido tem neste texto? Bem,as únicas outras passagens bíblicas que mencionam a morte em conexão com o batismo referem-se ao batismo que a própria pessoa recebe,não um batismo a favor de outra pessoa,de alguém que está morto. Romanos 6:3 diz: “Não sabeis que todos nós,os que fomos batizados em Cristo Jesus,fomos batizados na sua morte?”(também Marcos 10:38,39) – Tradução Almeida. Agora Colossenses 2:12 que diz: “Pois fostes [os membros VIVOS da da igreja em Colossos] enterrado com ele ele [ Jesus ] no seu batismo,e, pela relação com ele,fostes também levantados junto por intermédio da vossa fé na operação de Deus,o qual o levantou dentre os mortos”. – Tradução Almeida. Vejam uma versão desse versículo que está gramaticalmente correto é de acordo com os outros textos bíblicos referente à morte em conexão com o batismo. “Se não,que se farão os que estão sendo batizados COM O OBJETIVO de serem mortos? Se os mortos absolutamente não hão de ser levantados,por que estão sendo batizados COM O OBJETIVO de serem tais?” ( Portanto,são “mortos” ou batizados,imersos,num proceder de vida que conduzirá a uma morte de integridade,tal como a de Cristo,e daí serem ressuscitados para vida espiritual no céu como ele foi.)

    • Tradução? Estilo? Poderíamos saber se a tradução está correta se ao menos tivéssemos os originais ou as cópias no idioma original do LM,o que convenientemente foram levadas pelo suposto anjo Morôni. Não é o caso da Bíblia ,que existe milhares de manuscritos nos idiomas originais e são acessíveis para escrutínio. E o fato de existirem milhares de manuscritos da Bíblia ( em especial do Novo Testamento), possibilita a detecção de erros dos copistas,tradutores bem como a detecção de acréscimos e superações às escrituras divinamente inspiradas.

    • Poligamia. Realmente um aspecto cultural mas que era tolerado por Deus. A Bíblia menciona o primeiro a ter mais de uma esposa no capítulo 4 de Gênesis . O tataraneto de Caim,Lamaque que como seu antepassado ,matou um homem. Daí pra frente a Bíblia relata vários casos de bigamia e poligamia, mas esses relatos mostram o quanto essa cultura trazia tristeza,choro,ciúmes e brigas. Na lei moisaca essa pratica recebeu regras bem definidas para minimizar os problemas de quem resolvesse segui-la. Os servos de Deus tiveram muitos problemas com essa pratica,como as desavenças entre Sara e Agar,o espírito de competição de Léia pelo amor de Jacó que amava mesmo era Raquel,e ainda gerou ciúmes e conflito entre seus muitos filhos. Ainda temos Ana e Penina,onde havia competição e zombaria da parte de Penina o que trazia tristeza e choro a Ana. Davi e suas muitas esposas com o desprezo de Milca,o adultério com Bate-‘seba e as brigas por poder dos filhos de Davi. E finalmente Salomão ,suas muitas esposas o desviaram de Deus na sua velhice. O próprio Jesus em Mateus 19:2-6,deixou clara a regra original para o casamento quando o assunto era o divórcio ,repetiu Gênesis 2:24. O apóstolo Paulo a mesma coisa em Efésios 5:31 e ainda fica mais claro quando em 1 Timóteo 3:2 descreve as qualificações de quem pretende o “episcopado”( referente ao “bispo”,do grego: “aquele que zela por”; “administrador”;”superintendente”),”marido de uma só esposa”. Portanto, dada a luz desfavorável que a Bíblia dá ao casamento plural em contraste dos benefícios de ser uma só carne,um homem com uma mulher,fica claro o erro de tal doutrina ,que é um sonho celestial de todo varão mórmon fiel. Em tempo – Não acham incoerência ser uma só carne com mais de 30 esposas?

    • Racismo. Vejam que no livro de mórmon o termo pele escura se relaciona com: dolorosa maldição, iniquidade, sujo, preguiçosos, repugnantes. Já o termo branco com: formosos, agradáveis , atraentes, não se misturar. – 2 Nefi capítulo 5. Bem,ou o deus mórmon é racista ou contava com o racismo de Nefi e seus irmãos para que não se misturassem com os laminadas. Mas que é racismo, lá isso é! Eu li toda a Bíblia e nunca encontrei nela que características físicas fossem resultado de ser ou não ser obediente a Deus. Até hoje não entendo por que o deus mórmon não retirou a medição dolorosa e repugnante das pessoas negras e indígenas que se tornaram membros da igreja. Em tempo.. Sou branco descendente de alemães e minha esposa descendente de indígenas com traços bem característicos indígena, incluído sua pele.( minha esposa é mexicana) Pela lógica do LM, eu deveria ter me “misturado” com ela? Pense!

    • irmão Otávio muito bom os comentário eu só fique em duvida da chegada de Lei as Américas por que o senhor tinha um povo aqui da torre de babel que foi os jareditas que por sinal foram todos dizimados só sobrou Coriantumr que desmaiou como se estiver morto e Eter que ocultou os registros desse povo.o livro de mórmon não fala de outro povo de pele escuro elem dos lamanitas marcado pelo senho por isso estou em duvidas! os Incas,Maias e Astecas estavam antes de Lei ?ou os Incas,Maias e Astecas são descendentes dos Lamanitas?

  2. Acho que só falou bobagens! Começa afirmando que a crença em um D’us antropomórfico é suportada pela Gênesis (Bereshit) quando verdadeiramente não o é… A tora (5 primeiros livros da bíblia escritos por Moises entre eles a Bereshit) não corrobora em momento algum com a crença de um D’us antropomórfico. Maimonides em seu famoso livro “O Guia dos Perplexos” escreve a primeira exclusivamente para explicar a aplicação dos verbos aparentemente antropomórficos usados para Divindade na Tora… Por exemplo, inclusive no tocante ao exemplo de ter sido criado a imagem e semelhança de D’us que o irmão usa como argumento mais forte… As palavras usadas no hebraico para imagem e semelhança são respectivamente “tsélem” e “demut” que NÃO têm a conotação nem o significado de aspecto ou aparência… Ou seja, pra resumir, porque estou registrando aqui, mas você não vai entender… Se D’us quisesse dizer que o homem teria sua aparência física (se houvesse uma parte física para poder resultar em aparência) ter-se-ia usado a palavra TOAR não a palavra “Tsélem”… Isso é exegese pura do texto que está no original em hebraico… Eu estou citando apenas dois termos mal interpretados dentre muitos que erroneamente levam a acreditar em um D’us antropomórfico… D’us não tem um corpo dotado de contorno… O livro de Maimônides explica todos os outros termos que levam a suposta e errônea ideia de um D’us antropomórfico. Então não é bem assim, a gênesis corrobora com esta ideia… A Bereshit e a tora NUNCA corroboraram com esta ideia. Shalom.

    • Caro Silvio , não diga que falei besteira depois de tanto estudo e oração.Vamos compartilhar conhecimento e veja que sou tão obsecado pela verdade que até li sobre o profeta que vc tanto segue suas pregações e guia sua verdade pessoal através dele.A Biografia é até interessante.Eu adoro estudar as escrituras e busquei saber mais sobre o assunto de Deus ter semelhanças com o ser humano, por isso gosto desse blog, pelos desafios doutrinários que ele propicia.Sinceramente presto meu testemunho que a visão de Joseph Smith revelou mais verdades sobre Deus que os estudos de Maimonides. Quem será que está mais próximo das escrituras JOSEPH SMITH ou Maimonides?
      Vejamos
      Maimonides: Nascido em uma família judaica de Al-Andalus (a Península Ibérica sob domínio mouro), Rambam teve de fugir aos treze anos, devido à expulsão dos judeus que não haviam se convertido ao islamismo radical do Califado Almóada que haviam tomado Córdoba em 1148. Durante doze anos sua família vagou pelo sul da Península Ibérica até se estabelecer em Fez, Marrocos.Rambam estudou Medicina e os estudos tradicionais judaicos com seu pai, juiz e erudito da jurisprudência legal judaica. Escreveu alguns de seus trabalhos durante os cinco anos que permaneceu em Fez. Após esse período, foi para Fostat (antiga capital do Egito) em 1168. Seu irmão Davi, comerciante, mantinha economicamente a família, e Maimon dedicava-se aos estudos. Após o trágico naufrágio que matou o seu irmão, passou a exercer medicina para sustentar a família. Já era então um importante membro da comunidade judaica local.Em 1177 Maimônides era reconhecido como líder, e entre suas ocupações somavam-se a de juiz e administrador. Tornou-se médico e conselheiro do vizir al-Fadil, a quem Saladino deixou a cargo quando conquistou o Egito, tendo sua reputação ganho reconhecimento internacional. Comunidades judaicas de várias partes do mundo lhe escreviam em busca de sua opinião acerca da lei judaica.Maimônides escreveu dez trabalhos de medicina em árabe e vários trabalhos de teor religioso, onde reflete sua visão filosófica sobre o judaísmo. É o codificador dos treze princípios fundamentais do judaísmo. Morreu em 1204 3 em Fostat (ou Cairo) e foi enterrado em Tiberíades em Israel. Sua grande popularidade lhe rendeu a frase elogiosa que diz: “De Moshê (o Legislador) até Moshê (ben Maimon) não há outro como Moshê”.

      GOSTARIA DE PEDIR AJUDA AOS SEGUIDORES DE Maimonides !!! PARA CADA ESCRITURA QUE ESTUDEI NA BÍBLIA COMPARANDO DEUS A FORMA HUMANA QUERO UMA EXPLICAÇÃO UMA POR UMA.Não é possível que as escrituras sejam tão cheias de erros e o Maimonides não tenha lido
      todos esses versiculos. Debater um versículo é facil ! Agora dezenas é outra história.Lembremos que a verdade é um grande todo, um somatório de vários fatos e escritos inspirados.

      (DEUS TEM FACE?)
      E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.Êxodo 33:11 Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.João 6:46E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;Deuteronômio 34:10 Pois o Senhor é justo, e ama a justiça; os retos verão a sua face.Salmos 11:7MQuanto a mim, feita a justiça, verei a tua face; quando despertar ficarei satisfeito ao ver a tua semelhança.Salmos 17:15 Já não haverá maldição nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os seus servos o servirão.Eles verão a sua face, e o seu nome estará em suas testas.Apocalipse 22:3-4 Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim, se rebelando gravemente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e cortarei dela homens e animais.(MÃO) E porei o meu rosto contra o tal homem, e o assolarei para que sirva de sinal e provérbio, e arrancá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor.Ezequiel 14:8 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.Êxodo 3:4 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.Êxodo 6:3 Êxodo 3:6
      E por cima do firmamento, que estava por cima das suas cabeças, havia algo semelhante a um trono que parecia de pedra de safira; e sobre esta espécie de trono havia uma figura semelhante a de um homem, na parte de cima, sobre ele.Ezequiel 1:26-28 Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou.Números 12:8-9 e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.Números 12:6

      (CRISTO DEU UMA PISTA! DE COMO É DEUS)
      E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.João 12:45

      (SENTIMENTOS,COMPORTAMENTOS HUMANOS)
      Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, Romanos 15:5.Pois em Horebe provocastes à ira o Senhor, tanto que o Senhor se indignou contra vós para vos destruir. Deuteronômio 9:8 Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus. Deuteronômio 8:5 Pelo sopro de Deus se dá a geada, e as largas águas se congelam. Jó 37:10 E Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo,porém não estava com ela eu marido Manoá.Juízes 13:9
      Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;Hebreus 6 (DEUS FAZ CONVÊNIOS, PRECISA?)

      (ELE SENTA)
      Deus reina sobre os gentios; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade. Salmos 47:8
      E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
      O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.Salmos 11:4Mateus 23:22 O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 2 Tessalonicenses 2:4
      Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, Romanos 15:5.Pois em Horebe provocastes à ira o Senhor, tanto que o Senhor se indignou contra vós para vos destruir. Deuteronômio 9:8

      (LOCALIZAÇÃO,REFERENCIAL)
      Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Marcos 16:19 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Colossenses 3:1E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. 2 Reis 19:15
      E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus, Apocalipse 11:16Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Apocalipse 7:15 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;Atos 7:55

      Presto testemunho que as verdades são simples e obtidas por revelação, o estudo é essencial para exercer a fé necessária para alcança-la. Maimonides estudou muito e deve ter ensinados muitas verdades,se for um bom homem que ama a verdade, no mundo espiritual ele vai descobrir mais verdades e quem sabe ter até uma boa conversa com Joseph Smith e compartilhar idéias.

      • Bem ,o que eu sei é o que a Bíblia mostra claramente ou seja que Deus é espírito – João 4:24. O apóstolo Paulo em 1 Coríntios capítulo 15 mostra a diferença entre um corpo espiritual e um corpo físico,deixando claro que o espiritual é superior ao físico. Ainda,ninguém jamais viu a Deus,declarou o apóstolo João por duas vezes – João 1:18; 1 João 4:12. E Êxodo 33:20 esclarece o motivo de ninguém JAMAIS ter visto a Deus – ” E acrescentou: Não me poderás ver a face,porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá”. Mas como Deus conhecia e falava com Moisés face a face? A Bíblia é inspirada por Deus,portanto não pode se contradizer. Vejamos. Em João 6:46 Jesus mostra como se pode ver o pai – “Não que alguém tenha visto o pai,salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto”. E Mateus 11:27 e paralelo Lucas 10:22, mostra que Jesus revela o pai a quem ele quiser,e podia fazer isso porque conhecia plenamente seu pai. Por isso podia dizer que – ” quem vê a mim vê o pai” – João 14:9, isso porque Jesus disse que “o filho nada pode fazer de si mesmo,senão somente aquilo que vir fazer o pai,porque tudo que este fizer,o filho também semelhantemente o faz” -João 5:19. Em resumo,ver Jesus em ação era como ver o próprio Deus em ação. Mas,o que dizer de Moisés? Não esqueci dele. O apóstolo Paulo esclarece em Hebreus 11:27 mostrando que “pela FÉ [ Moisés] permaneceu firme COMO QUEM VÊ (e não literalmente vê) aquele que É INVISÍVEL”. Do mesmo modo,servos de Deus no passado “andaram com Deus – Noé e Enoque. Andaram literalmente com Deus? Miquéias 6:8 esclarece: A apóstata nação de Israel se pediu que andassem humildemente com seu Deus. Significa isso que se a nação fizesse o que é certo,Deus andaria no literalmente ao lado de cada habitante de Israel? Claro que não. Fica evidente que andar com Deus significa fazer sua vontade,mantendo assim uma boa relação com o criador. Portanto, se exercemos fé,seguir os mandamentos , conhecer e seguir os ensinamentos e o exemplo de Jesus Cristo ,com certeza vamos estar como que vendo aquele que é invisível e andando com ele – Deus.
        Quanto a imagem e semelhança,estas duas palavras em si se explicam. É uma imagem,e semelhança não é o mesmo que igual. Somos a imagem e semelhança de Deus porque podemos refletir as Suas qualidades. Somos seres inteligentes e racionais assim como Deus é. Temos a capacidade de amar porque Deus ama,Ele é amor. Ficamos indignados com a injustiça porque Deus ama à justiça.- Salmo 37:28. O que mostra que esses termos referem-se as qualidades de Deus é o fato de uma alguém ter chamado Jesus de “bom” no que ele disse que só Deus é bom. Óbvio que Jesus é bom mas só Deus é bom em sentido mais pleno da palavra. – Lucas 18:19. Mas interessante que Deus tem uma qualidade que a maioria dos seres humanos reivindica mas que só pertence ao criador – o direito de governar. Esse direito não pertence ao homem – Jeremias 10:23; Eclesiastes 8:9. Eva comprou a ideia de satanás de que podia ser IGUAL a Deus decidindo por si mesma o que era bom e o que era mau. Já Deus como tendo olhos,boca,mão etc. Bem,já mencionei sobre o corpo espiritual de 1 Coríntios capítulo 15 onde Paulo não descreve o corpo espiritual,mas só compara com o corpo físico usando para isso o contraste entre o sol,lua e estrelas pela intensidade do selo brilho nos céu,mostrando que o brilho (glória) maior se refere a superioridade do corpo espiritual. Note que são termos que nós humanos entendemos ,a diferença de brilho entre os “luzeiros” no céu . O domínio epiritual bem como o corpo dos que nele habita,não podemos entender. Veja só o que o apóstolo Paulo diz da esperança dele e de seus companheiros de viverem nos céus – “mas como está escrito: Nem os olhos viram,nem os ouvidos ouviram,nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. 1 Coríntios 2:9. São coisas que pra nós,só podem ser dicerníveis espiritualmente. A Bíblia é inspirada por Deus que usou ” secretários” humanos porque foi escrita para humanos e em termos que humanos podem entender . Por isso quando Deus age ele usa a mão ,age com força com braço forte,vê tudo com seus olhos,está de pé pronto pra agir,ouve nossas orações com seu ouvido e se sente triste no seu coração .Aliás, sobre esse último ,sim Deus tem sentimentos e é por isso que nós, a sua semelhança ,temos sentimentos. Note que Provérbios 27:11 se aplica a Deus em relação aos humanos,e depois compare com os aspectos do fruto do ESPÍRITO de Gálatas 5:22. Por fim, as visões que os profetas,apóstolos e outro tiveram do trono de Deus ,de anjos e outros aspectos dos céus,como diz a própria palavra ,são VISÕES em termos que humanos podem entender.
        A localização de Deus eu concordo, a Bíblia não deixa dúvidas.Se ele tem um corpo ( que é espiritual) ele não é onipresente ,mas Deus é sim onipresciente. – Mateus 10:29; Isaías 46:10. E Estar à direita nada mais é que é evidência de prestígio e aprovação de Deus neste caso em relação a Jesus.

    • É mesmo Sílvio…??
      …e porque as mesma palavras na Torá são também usadas para designar a relação de semelhança entre Adão e seu filho carnal Sete apenas alguns versículos adiante….???
      O comentarista bíblico Derek Kidner[1] afirma que as palavras imagem e semelhança se reforçam mutuamente, não havendo, portanto, distinção teológica entre elas]. Andrés Ibáñez Arana[2] afirma que a palavra hebraica equivalente à imagem, significa reprodução, imitação, ser igual, enquanto que a equivalente à semelhança significa cópia. Portanto, dizer que o homem é imagem e semelhança de Deus, significa dizer que o homem é como Deus, reflete a Deus. Isso é elucidado em Gênesis 5.3: “Aos 130 anos, Adão gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem; e deu-lhe o nome de Sete”. Perceba que Sete é imagem e semelhança de Adão. Ou seja, assim como um filho se parece com seu pai, o homem se parece com Deus.

      Maimônides claramente escreve tardiamente e seus trabalhos foram um esforço significativo em conciliar o pensamento grego com a Torah. Maimônides foi para o Judaísmo o que Santo Agostinho foi para o Cristianismo, os reconciliadores entre o pensamento grego que rejeitava um deus antropomórfico, jogando para o figurativo todas as escrituras judaico-cristãs cuja linguagem apontam claramente para um Deus antropomorfo.

      1] KIDNER, Derek. Gênesis: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2004, p.50.
      [2] ARANA, Andrés Ibáñez. Para compreender o livro do Gênesis.São Paulo: Paulinas, 2003, p.39.

  3. Prezado irmão Otavio Augusto peço que me perdoe e antecipadamente também por tê-lo chamado de tolo no outro debate encabeçado pelo artigo do Marcelo Jun, apesar que em minha opinião você foi reducionista ao julgar a questão de Dehlin quando diz: “Onde está o defeito desta doutrina? É preguiça? Má Vontade?Falta de amor ao próximo? Essa doutrina revela uma amostra de como é a sociedade após a morte, não é interessante? É de mal gosto ? Núcleos familiares não são uma forma social correta para o futuro pós-morte?”

    Todas as pessoas (inclusive você e eu tb) merecem respeito, merecem compreensão, neste sentido minha filha certa vez colocou um painel muito interessante no FB que dizia: “Não me julgue só porque meu pecado é diferente do seu”… Veja i. Otavio eu vou debater com você se estabelecermos 2 condições, na primeira necessito saber se já é experimentado na fé… No sentido que nossa conversa não venha conotar que sou apóstata ou por outro lado que você perca sua fé por ser novo nela… Apesar de pensar que estou certo de minhas convicções se eu estiver errado não quero ser pego lutando contra os santos ou contra D’us ou afastando um inocente daquilo que ele acredita… A segunda condição é que isto não se torne algo pessoal, estou dizendo isso porque debati sobre outro assunto com um irmão aqui e ele ao final prestou o testemunho e perguntou se eu era cristão…

    Por enquanto sou Cristão e membro ativo da igreja, frequento a 34 anos, fiquei 10 anos nos seminários e instituto e nunca abri mão da busca da verdade e devido a isso me tornei judeu, se você se desarmar e observar mais atentamente verá que fazem sentido algumas questões levantadas por Dehlin, aqui costumo debater 3 temas, qualquer tema que se choque com a Torah, poligamia e agora Livro de Abrão… Poderia debater o LM mas minha cota de rebeldia só permitem estes 3 citados…

    Elogio-o pela oração e estudo e a combinação dos dois é o que mais aconselho, é necessário “rezar” antes de ler a Torah e também após ler… Isso é da tradição judaica… Cada escritura que o irmão citou possui uma exegese explicativa de porque aquilo não representa um antropomorfismo de D’us… Para algumas escrituras o Rambam inclusive cita consequências por até mesmo alguns judeus direcionarem para este antropomorfismo… No livro o “Guia dos Perplexos” este assunto ocupa umas 60 paginas eu vou digitaliza-las e adicionar aos meus próximos posts… Aceite por enquanto minhas desculpas e peço paciência porque farei as postagens somente em casa. Dedicarei parte do feriado em atenção a você e aos leitores deste blog para este tema… Oro para que nossa comunicação seja com um bom espírito apesar de discordarmos em alguns pontos…
    Shalom!

  4. Existe tres versões sobre um mesmo fato histórico,uma a do vencedor,outra do perdedor e uma outra a do expectador.Só existe uma forma segura de se saber qual versão é a verdadeira.
    A VERDADEIRA DURA PARA SEMPRE!
    O tempo é o método de Deus pra vociferar contra as mentiras e as aluninaçoes dos homens e de satanas!!

  5. Boa noite sou cristão protestante e na verdade o que vi aqui até agora é todo mundo se debatendo sobre nada , pelo que já li a respeito dos ensinamentos de JOSEPH SMITH , cada dia que passa estão todos mais distantes de JESUS E DA SALVAÇÃO QUE ELE VEIO OFERECER A HUMANIDADE.

    O JESUS QUE A ISUD PREGA NÃO É O JESUS QUE A BÍBLIA REVELA.
    Vamos ver algumas diferenças ? QUE SÃO DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA NOSSA SALVAÇÃO ?

    1. O Mormonismo ensina que Cristo e o Diabo são irmãos.

    “?que Lúcifer, o filho da alva, é nosso irmão mais velho e o irmão de Jesus Cristo,” (Doutrina Mórmon por Bruce McConkie, páginas 163-164).

    A Bíblia diz que o diabo é um ser criado por Deus. “Perfeito eras (o diabo) nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti,” Ezequiel. 28:15.
    “Porque nele (Cristo) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele,” Col. 1:16.

    2. O Mormonismo ensina que Jesus Cristo era casado e polígamo.

    “Cremos que o casamento em Caná da Galiléia foi o de Jesus Cristo,” (Jornal de Discurso, Vol. 2, página 80). O Mormonismo ensina que Jesus foi o filho natural de Adão e Maria. “Quando a Virgem Maria concebeu o Menino Jesus?Ela não foi gerado pelo Espírito Santo. E quem é o seu pai? Ele é o primeiro na família humana,” (Brigham Young, Jornal de Discursos, páginas 50-51).

    A Bíblia diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós?,” João 1:1, 14.
    “E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondeu o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo?,” Luc. 1:34-35.

    3.Os mórmons ensinam que Jesus foi o filho naturalmente nascido de Adão e Maria:

    “Quando a Virgem Maria concebeu o menino Jesus ele não foi gerado pelo Espírito Santo. E quem é seu pai? Ele é o primeiro da família humana” (Young, Journal of Discourses, p.50-51).

    “Jesus, nosso irmão mais velho, foi gerado na carne pelo mesmo personagem que esteve no Jardim do Éden” (Young, Journal of Discourses, p.50-51).

    A BÍBLIA MATEUS 1: 20,23
    E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
    E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
    Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;

    Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.ISAIAS 7:14 E ISAIAS 9:16
    ESTE TOPICO 3 é de suma importância meu amigo para NOSSA salvação.

    4. Os mórmons ensinam que o homem não é salvo pela obra redentora de Cristo nem pelo derramamento de seu sangue no Calvário. Crêem antes que:

    “Os próprios gérmens desses atributos divinos (do Pai e filho), sendo produzidos no homem, geração da divindade, apenas precisam ser cultivados, melhorados, desenvolvidos e elevados através de uma série de mudanças, a fim de chegar à fonte, ao padrão, ao clímax da Divina Humanidade” (Pratt, Chave da Ciência da Teologia, p.32).

    PODERIA FICAR AQUI RELATANDO TUDO QUE JÁ LI A RESPEITO E SINCERAMENTE TENHO UM AMOR MUITO GRANDE PELOS MORMONS E VEJO QUE PRECISAM DE ORIENTAÇÃO , ESTÃO SEMPRE DISCUTINDO SOBRE NADA, E AS DUVIDAS COM RELAÇÃO A CRENÇA ?
    Quantas vezes vi mormons em crise de consciência em duvida se é verdade os ensinamentos e membros que tem 30 anos de ISUD . Um dia mostrei este 3º topico para uma moça membro, casada no templo, etc ela me disse que não sabia que a igreja ensinou isto, durante muitos anos e que isto esta errado.

    Qualquer um que quiser conversar tirar alguma duvida não fique envergonhado, pode me enviar um e-mail, JESUS AMA A TODOS VOCÊS E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA TODOS.FIQUEM NA PAZ DE CRISTO. humbertoav@gmail.com

  6. Silvio,
    Gostei do debate, penso que vc esta de salto muito alto, precisa ser mais humilde, às os ignorantes se tornam muito mais sábios…

    • Bom até não é um debate, e realmente você esta certo os ignorantes se tornam muito sábios principalmente quando são confrontados com a verdade, se tornam tão sábios que fecham os olhos e o coração para verdades que são de suma importância para a salvação. COMO por exemplo crer que sem aceitação de JOSEPH SMITH é impossivel alcançar a salvação .” Diante destas afirmações, de que forma compreender que “nenhum homem que rejeita o testemunho de Joseph Smith pode entrar no reino de Deus” (Mórmons – Doutrinas da Salvação, vol. I, página 190) ”
      caro amigo isto sim é uma afronta a nossa ignorância, ou pelo menos a minha , eu prefiro crer que somente Jesus pode me dar a salvação através de seu sacrificio na cruz, mais ninguem. E outra coisa ninguem pode advogar em meu favor perante DEUS só JESUS. Creio eu que na minha ignorância que os ensinamentos de JOSEPH SMITH não vem da parte de DEUS para o homem. e que só a Bíblia mesmo sendo tão mal interpretada pelos ” sábios ” tem as respostas para vida eterna. JESUS TE AMA

      “… em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4:12). Acho que não é dificil para os sábios entender isso o versículo, é muito claro.
      me passe seu e-mail podemos conversar, eu na minha ignorância talvez possa te ajudar na sua sabedoria.
      Abraços.
      Não sou contra os mormóns nem um anti-mormón,

  7. precisamos ser fortes para conquistar fortes e fracos para conquistar os fracos em resumo Deus é amor porque tanto debate estudem a palavra amem a Deus a seu próximo guarde os mandamentos esteja sobre o poder da graça siga a lei de Deus eo espirito santo habitara em nós a tal ponto que saberemos onde a verdade está que a força de Deus esteja com todos.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s