John Dehlin excomungado

john dehlinJohn Dehlin, fundador do site Mormon Stories Podcast e ativista LGBT, recebeu hoje sua carta de excomunhão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O conselho disciplinar ocorreu no último domingo (08/02) na cidade de Logan, em Utah, quando Dehlin foi acusado de apostasia.

Psicólogo, Dehlin escreveu uma tese de mestrado sobre o tratamento de desordem obsessiva-compulsiva acerca de questões religiosas, e atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado sobre as experiência pessoais de mórmons e ex-mórmons gays, lésbicas e transexuais com terapias para mudança de orientação sexual.

Dehlin afirma sobre suas crenças:

Acredito em muitos ensinamentos morais centrais, não-distintivos no mormonismo (por ex., amor, bondade, perdão, fé, esperança), mas  tenho sérias dúvidas ou não mais acredito em muitos das reivindicações de verdade da igreja SUD (por ex., Deus antropomórfico, “uma igreja com autoridade exclusiva”, que o atual profeta da igreja  SUD recebe comunicações privilegiadas de Deus, que o Livro de Mórmon e o Livro de Abraão são traduções, poligamia, ensinamentos racistas no Livro de Mórmon, que ordenanças são necessárias para salvação, obra vicária pelos mortos).

De acordo com o presidente de estaca Bryan King, que presidiu o conselho disciplinar, Dehlin não foi excomungado por suas dúvidas, mas por “afirmações categóricas se opondo às doutrinas da igreja, e sua ampla disseminação pela sua presença na internet, a qual afastou outros da igreja”. A carta da presidência de estava pode ser encontrada aqui.

Seu site Mormon Stories traz entrevistas sobre variados temas relacionados ao mormonismo, contando com a participação de um amplo espectro de membros sud, com diferentes posições.

Dehlin havia sido notificado do processo disciplinar em junho. A ativista Kate Kelly, fundadora do movimento Ordain Women, havia sido notificada um dia depois de Dehlin e excomungada no mesmo mês.

24 comentários sobre “John Dehlin excomungado

  1. Fiquei pensando nas dúvidas deste irmão e comparando meu conhecimento que tenho delas:

    Deus antropomórfico: Ora essa crença apenas reflete o que diz em Gênesis sobre a criação do homem criado a imagem e semelhança de Deus.Corrobora a crença que somos filhos de Deus e recebemos um corpo espiritual,de matéria refinada graças ao Pai Celestial.Esse corpo tem forma semelhante ao Criador.O Pai revelou sua forma nas escrituras, ele senta , tem boca , está tudo nas escrituras bem claro!

    Uma igreja com autoridade exclusiva: A autoridade é sinônimo de chaves, que no cristianismo reflete em servir.Todos temos autoridade dentro de alguma esfera e recebemos revelação diretamente do Pai por influência do Espirito Santo para assuntos de nossa autoridade.Na igreja não se pode cobiçar autoridade.Temos exclusividade de autoridade sobre certos assuntos. Se for conveniente posso pedir ajuda a uma outra autoridade maior.Na Bíblia e nas outras escrituras jamais ouve luz e revelações passando por cima dos profetas, é um método administrativo divino, que o Pai Celestial acha que é a melhor forma de administração do seu reino.Algo que fortalece o meu testemunho e esse conceito foi a “quase demissão de Joseph Smith como profeta em D&C Seção 5″Que o atual profeta da igreja SUD recebe comunicações privilegiadas de Deus: Conforme o item acima,se o profeta Thomas S.Monson não estiver andando na linha vai “ser expulso” da cadeira de profeta.Enquanto ele estiver lá ele vai receber revelação de acordo com as chaves que possui, assim como recebo as minhas revelações que não são piores que a dele.Nós também podemos receber super comunicações privilegiadas de Deus!!!

    O Livro de Mórmon e o Livro de Abraão são traduções:Toda tradução tem seu estilo, Nefi usava as escrituras de acordo com a circunstância, a tradução deve refletir ideia verdadeira e ter o poder de recebermos mais luz e conhecimento do espírito , se a tradução for errônea é dever dos Profetas corrigirem e aclarar as escrituras antigas.Estes livros citados estão dirigindo o povo para receber mais luz e conhecimento? Estes livros estão expandindo a alma e revelando verdades eternas? Então, estão bem traduzidos.Talvez alguma coisa ou outra possa ser melhorada por limitações de linguagem e gramática.

    Poligamia:Prática citada na Bíblia e culturalmente comum no Oriente Médio.Isso não torna uma igreja falsa ou anula as outras mensagens reveladas por Deus,nem anula nossas próprias revelações.Como as vezes penso de Joseph Smith É ELE LÁ E EU AQUI! Juntos no mesmo barco,servindo o mesmo Deus com nossos desafios pessoais e sociais.

    Ensinamentos racistas no Livro de Mórmon: A raça é advinda da genética, quando os nefitas chegaram nas Américas, já tinha vários povos de pele escura como os Maias, Astecas,Incas e índios brasileiros,se eu me caso com uma índia brasileira é muito provável que meus filhos nasçam com uma cor mais escura.A Separação referida no Livro de Mórmon era advinda do abandono do povo Lamã e Lemuel para se unir com os outros índios de outras tribos de pele mais escura que eram pagãos. Onde está o racismo? Eu só vejo uma separação cultural e religiosa de povos distintos com origens diferentes.

    Ordenanças são necessárias para salvação: As escrituras são repletas de ordenanças seja no Velho Testamento com rituais mosaicos, seja no novo com batismo,imposição de mãos e etc…Negar isso é negar as escrituras,praticamente viver em rebelião contra Deus,criar seu próprio Deus que age conforme um estado de conforto e facilidade para viver neste mundo, buscando agradar a carne e cauterizar a conciencia com doutrinas individuais e inventadas.

    Obra vicária pelos mortos:Obra de amor e mostra a eternidade do espírito,um elo de ligação com o Eterno e fortalece as relações familiares na eternidade.Onde está o defeito desta doutrina? É preguiça? Má Vontade?Falta de amor ao próximo? Essa doutrina revela uma amostra de como é a sociedade após a morte, não é interessante? É de mal gosto ? Núcleos familiares não são uma forma social correta para o futuro pós-morte?

    • Só sobre a obra vicária. Doutrina baseada num único versículo da Bíblia e interpretada por Joe, quem nem mesmo é confirmada pelo livro de mórmon. Ué! O livro de mórmon não devia apoiar e confirmar a Bíblia? O livro de mórmon não devia conter a plenitude do evangelho eterno? A obra vicária não faz parte do evangelho eterno? Para quem não sabe, plenitude significa – aquilo que é PLENO; CHEIO ; COMPLETO. E ainda, se o livro de mórmon é o mais correto, por que alguém que acredita nisso também acredita no batismo pelos mortos? Ah se os mórmons seguissem o livro de mórmon! Não seriam SUD’s, só mórmons.

      • A escritura que eles usam para ensinar o suposto batismo vicário nada mais é do que uma escritura que na verdade fala de ressurreição e como todas as outras partes da bíblia, eles apenas interpretam da maneira errada e quando vc mostra isso a eles, só mandam vc orar, por isso dizem que a bíblia é falsa, ela só é falsa onde contradiz o mormonismo.

      • O texto na Bíblia sobre o batismo pelos mortos é 1 Coríntios 15:29. No capítulo 15 Paulo fala sobre a ressurreição,como seriam o corpo dos ressuscitados ,a diferença entre um corpo físico e o espiritual e em que se baseia a fé na ressurreição. No versículo 29 fala sobre os que “se batizam pelos mortos”. No grego ( idioma que originalmente foi escrito o Novo Testamento) a palavra hy-pér traduzida em muitas Bíblias como “pelos”,também tem o sentido de “sobre”, “a favor de”, “em vez de”, “COM O OBJETIVO DE”, etc. Mas que sentido tem neste texto? Bem,as únicas outras passagens bíblicas que mencionam a morte em conexão com o batismo referem-se ao batismo que a própria pessoa recebe,não um batismo a favor de outra pessoa,de alguém que está morto. Romanos 6:3 diz: “Não sabeis que todos nós,os que fomos batizados em Cristo Jesus,fomos batizados na sua morte?”(também Marcos 10:38,39) – Tradução Almeida. Agora Colossenses 2:12 que diz: “Pois fostes [os membros VIVOS da da igreja em Colossos] enterrado com ele ele [ Jesus ] no seu batismo,e, pela relação com ele,fostes também levantados junto por intermédio da vossa fé na operação de Deus,o qual o levantou dentre os mortos”. – Tradução Almeida. Vejam uma versão desse versículo que está gramaticalmente correto é de acordo com os outros textos bíblicos referente à morte em conexão com o batismo. “Se não,que se farão os que estão sendo batizados COM O OBJETIVO de serem mortos? Se os mortos absolutamente não hão de ser levantados,por que estão sendo batizados COM O OBJETIVO de serem tais?” ( Portanto,são “mortos” ou batizados,imersos,num proceder de vida que conduzirá a uma morte de integridade,tal como a de Cristo,e daí serem ressuscitados para vida espiritual no céu como ele foi.)

    • Tradução? Estilo? Poderíamos saber se a tradução está correta se ao menos tivéssemos os originais ou as cópias no idioma original do LM,o que convenientemente foram levadas pelo suposto anjo Morôni. Não é o caso da Bíblia ,que existe milhares de manuscritos nos idiomas originais e são acessíveis para escrutínio. E o fato de existirem milhares de manuscritos da Bíblia ( em especial do Novo Testamento), possibilita a detecção de erros dos copistas,tradutores bem como a detecção de acréscimos e superações às escrituras divinamente inspiradas.

    • Poligamia. Realmente um aspecto cultural mas que era tolerado por Deus. A Bíblia menciona o primeiro a ter mais de uma esposa no capítulo 4 de Gênesis . O tataraneto de Caim,Lamaque que como seu antepassado ,matou um homem. Daí pra frente a Bíblia relata vários casos de bigamia e poligamia, mas esses relatos mostram o quanto essa cultura trazia tristeza,choro,ciúmes e brigas. Na lei moisaca essa pratica recebeu regras bem definidas para minimizar os problemas de quem resolvesse segui-la. Os servos de Deus tiveram muitos problemas com essa pratica,como as desavenças entre Sara e Agar,o espírito de competição de Léia pelo amor de Jacó que amava mesmo era Raquel,e ainda gerou ciúmes e conflito entre seus muitos filhos. Ainda temos Ana e Penina,onde havia competição e zombaria da parte de Penina o que trazia tristeza e choro a Ana. Davi e suas muitas esposas com o desprezo de Milca,o adultério com Bate-‘seba e as brigas por poder dos filhos de Davi. E finalmente Salomão ,suas muitas esposas o desviaram de Deus na sua velhice. O próprio Jesus em Mateus 19:2-6,deixou clara a regra original para o casamento quando o assunto era o divórcio ,repetiu Gênesis 2:24. O apóstolo Paulo a mesma coisa em Efésios 5:31 e ainda fica mais claro quando em 1 Timóteo 3:2 descreve as qualificações de quem pretende o “episcopado”( referente ao “bispo”,do grego: “aquele que zela por”; “administrador”;”superintendente”),”marido de uma só esposa”. Portanto, dada a luz desfavorável que a Bíblia dá ao casamento plural em contraste dos benefícios de ser uma só carne,um homem com uma mulher,fica claro o erro de tal doutrina ,que é um sonho celestial de todo varão mórmon fiel. Em tempo – Não acham incoerência ser uma só carne com mais de 30 esposas?

    • Racismo. Vejam que no livro de mórmon o termo pele escura se relaciona com: dolorosa maldição, iniquidade, sujo, preguiçosos, repugnantes. Já o termo branco com: formosos, agradáveis , atraentes, não se misturar. – 2 Nefi capítulo 5. Bem,ou o deus mórmon é racista ou contava com o racismo de Nefi e seus irmãos para que não se misturassem com os laminadas. Mas que é racismo, lá isso é! Eu li toda a Bíblia e nunca encontrei nela que características físicas fossem resultado de ser ou não ser obediente a Deus. Até hoje não entendo por que o deus mórmon não retirou a medição dolorosa e repugnante das pessoas negras e indígenas que se tornaram membros da igreja. Em tempo.. Sou branco descendente de alemães e minha esposa descendente de indígenas com traços bem característicos indígena, incluído sua pele.( minha esposa é mexicana) Pela lógica do LM, eu deveria ter me “misturado” com ela? Pense!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.