Igreja Mórmon Decide Não Romper com Escoteiros

(Imagem: CNN)

(Imagem: CNN)

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou hoje que dará continuidade ao seu programa de escotismo, filiado à  Boys Scouts of America. Há cerca de um mês, a Igreja havia ameaçado romper a cooperação existente nos Estados Unidos, devido à decisão da entidade escoteira de aceitar homossexuais entre seus líderes, mesmo permitindo que organizações religiosas usassem seus próprios critérios – incluindo de sexualidade – para selecioná-los.

A nota oficial de hoje, assinada em conjunto pela primeira Presidência e o Quórum dos Doze, afirma:

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias agradece as contribuições positivas que o Escotismo tem feito ao longo dos anos para milhares de seus rapazes e meninos e milhares de outros jovens. Como líderes da Igreja, queremos que a Boy Scouts of America (BSA)  tenha êxito em sua missão histórica de infundir habilidades de liderança e elevados padrões morais na juventude de todas as fés e circunstâncias, equipando-os assim para maior sucesso na vida e valoroso serviço a seu país.

Na resolução adotada em 27 de julho de 2015, e em  garantias verbais subsequentes, a BSA reiterou que espera que aqueles que patrocinam unidades de Escotismo (como a Igreja) indiquem líderes escoteiros de acordo com seus valores morais e religiosos “em palavras e ações que melhor expressarão os valores da organização através do programa escoteiro”. Neste momento, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias seguirá como organização patrocinadora da BSA e, como até aqui, indicará líderes e voluntários escoteiros que sustentam e exemplificam as doutrinas, valores e padrões da Igreja.

Em contraste como a nota do mês passado, a Igreja desta vez não mencionou explicitamente nada com relação à sexualidade.

14 comentários sobre “Igreja Mórmon Decide Não Romper com Escoteiros

  1. Desta vez tenho que concordar com a Presidência da Igreja. A BSA nos Estados Unidos, assim como a UEB no Brasil, são organizações abertas a todos, independentemente de suas crenças e filiações morais. No entanto, e obviamente, a IJCSUD tem o direito (e o dever!) de selecionar líderes que sejam concordantes com os padrões comportamentais por ela cultivados. Como ex-escoteiro e chefe escoteiro, primeiramente fora da Igreja, senti-me honrado quando fui chamado a organizar grupos escoteiros também entre jovens mórmons. Acho que o mundo nos oferece muitas chances de nos afastarmos de uma rota segura, mas igualmente algumas poucas chances de seguirmos uma vida reta. Tenho a satisfação de dizer que o Escotismo está entre estas últimas.

  2. Não sei porque a Igreja entrou nessa questão.Lideres homossexuais sempre existiram no escotismo,pelo menos aqui no Brasil,Fui Chefe Escoteiro por muitos anos pois meu filho mais velho foi escoteiro e eu como Bispo resolvi entrar no Escotismo para acompanhar os jovens da Organização dos Rapazes.O problema deve ser menor nos USA pois cada estaca tem seu grupo e os lideres são sempre os lideres da OR. Aqui sim pois nem os pais nem os lideres querem responsabilidades de serem escotistas.Tivemos por anos um grande grupo na Estaca Campo Grande Brasil no Mato Grosso do Sul.Ate que a liderança resolveu trocar pelos Vanguardas criação da Areá Brasileira que foi um fracasso total.Tudo por não concordar coma União Brasileira de Escoteiros.Que fazia atividades nos domingos.
    Agora quanto aos homossexuais a igreja esta cheia dentro e fora do armário,lideres de jovens e de adultos.Tanto aqui como nos USA.

    • Lideres homossexuais podem até ter aqui no Brasil e no mundo a fora, mas não são aprovados pela presidência da Igreja de Cristo. Como posso não ficar preocupado ao saber que um chefe de grupo de escoteiros, que declaradamente sente atração por pessoas do mesmo sexo, vai passar quatro ou cinco dias acampado com meu ou seu filho adolescentes? O que ele vai ensinar ou insinuar aos nossos jovens? Devemos ser realistas. A igreja só aceita certas imposições do mundo, para não perder membros. Se não agir assim, será muito perseguida pela sociedade e principalmente pela justiça e grupos defensores das classes. As “revelações” são para nossa geração.

      • Com todo respeito, tua opinião é muito ingênua e preconceituosa quanto aos homossexuais ao pensar que vai haver insinuações durante os acampamentos ou mesmo ensinamentos inadequados. Se fosse assim, não haveria homossexuais professores, médicos, advogados, odontólogos, etc. Quando você conseguir tirar o argueiro do preconceito, verá que não é assim que as coisas funcionam. Pois se fosse assim, então poderíamos presumir que líderes desonestos, por exemplo, também iriam ensinar os adolescentes a serem desonestos.

    • E eu vi todo esse processo. Os vanguardas realmente foram um fracasso. O pessoal de Campo Grande era bem forte no escotismo. Também não entendi o porquê de arrumar polêmica agora, depois de tantos anos.

  3. Jose, me desculpe mas, ser gay NÃO é sinônimo de ser pedófilo, pervertido ou seja lá o que vc pensa de ruim…………..

  4. É só uma fatia grande de consumidores no mercado. Por isso tanto alarde em relação à homossexualidade. Quem quer perder essa clientela? Me canso de tanta gente se doendo por eles. O respeito às opções sexuais de cada um é o que me basta, todo ser humano merece respeito independente de qualquer coisa, mas ficar o tempo todo alardeando, é não querer perder o lucro.

  5. O que Deus pensa sobre a homossexualidade? É o héterossexual igual ao homossexual aos olhos de Deus? Não deveria existir esta discussão em meio a estas coisas, se verdadeiramente acreditassemos em Deus e em Sua vontade. Claro que devemos respeitar o direito de escolha de cada individuo. Claro que devemos respeitar as leis do país em que vivemos. Mas, tambem tenho meus filhos e independente de haver médicos, politicos, dentre outros profissionais e inclusive professores, é um direito meu querer ou não suas companhias para meus filhos. Eles podem não ensinar, mas, podem influenciar.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.