A Arca de Noé

300 côvados por 50 côvados por 30 côvados.

Ao ler o conto bíblico do dilúvio e da arca que Noé teria construído para resgatar todos os seres animais terrestres da destruição apocalíptica, quem nunca se frustrou ao tentar imaginar o tamanho desse barco?

Afinal, o que é um côvado? E como caberiam todos os animais em um barco? 2 de todos os animais, 14 de todos os animais “puros”, e comida para todos eles por mais de 6 meses? Quão enorme teria que ser tal barco?

Se você é uma dessas pessoas, seus problemas acabaram. Eis um belo vídeo de uma tomada aérea de uma reconstrução fiel da arca de Nóe, incluindo carros, ônibus, e pessoinhas para oferecer amplo contexto de dimensões.O “encontro da arca” é um parque temático no estado do Kentucy, cuja peça central é uma reconstrução imaginativa da bíblica arca de Noé baseando-se em suas maiores dimensões possíveis. [Veja lindas fotos dela aqui]

Existem dúzias de medidas diferentes para o côvado na Antiguidade, porém o consenso acadêmico estima que o côvado utilizado pelos hebreus entre 45 e 52 cm. Essa arca norte-americana foi desenha com a medida 51 cm em mente, e portanto mede 155 m por 26 m por 16 m.

Agora que você assistiu o vídeo, você sente que consegue ter uma ideia melhor das dimensões descritas no conto bíblico?

“Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.

Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos”.

Naqueles dias havia gigantes na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.

O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração.

Disse o Senhor: “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os grandes animais e os pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito”.

A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência.

 

(…)

Deus disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei com a terra. Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Faça-a com trezentos côvados em comprimento, e com cinquenta côvados a sua largura, e com trinta côvados a sua altura. Faça-lhe um teto com um vão de um côvado entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior.

Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos. E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento”.

Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.

Então o Senhor disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração. Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea, e leve também sete casais de aves de cada espécie, macho e fêmea, a fim de preservá-las em toda a terra. Daqui a sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e farei desaparecer da face da terra todos os seres vivos que fiz”.

E Noé fez tudo como o Senhor lhe tinha ordenado. Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra. Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos entraram na arca, por causa das águas do Dilúvio. Casais de animais grandes, puros e impuros, de aves e de todos os animais pequenos que se movem rente ao chão vieram a Noé e entraram na arca, como Deus tinha ordenado a Noé. E depois dos sete dias, as águas do Dilúvio vieram sobre a terra.

No dia em que Noé completou seiscentos anos, um mês e dezessete dias, nesse mesmo dia todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram. E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

Naquele mesmo dia, Noé e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, com sua mulher e com as mulheres de seus três filhos, entraram na arca. Com eles entraram todos os animais de acordo com as suas espécies: todos os animais selvagens, todos os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos que se movem rente ao chão e todas as criaturas que têm asas: todas as aves e todos os outros animais que voam. Casais de todas as criaturas que tinham fôlego de vida vieram a Noé e entraram na arca. Os animais que entraram foram um macho e uma fêmea de cada ser vivo, conforme Deus ordenara a Noé. Então o Senhor fechou a porta.”

É interessante notar como o texto bíblico ora anota Deus ordenando Noé a juntar um casal de cada animal, ora 7 casais de puros e 1 casal de impuros, e que Noé e tropa adentraram na arca uma semana antes do dilúvio ou no exato dia quando o dilúvio começou. Há um motivo claro que acadêmicos descobriram para explicar ou justificar essas divergências. Você já ouviu falar na Hipótese de Wellhausen (ou hipótese documentária)?

De qualquer modo, fala-se de um barco de imensas proporções. Apenas a título de comparação, a maior embarcação de cruzeiro no início do século 21 é o Harmony of the Seas, cujas próprias dimensões (362m x 66m x 22m) a situam em pouco maior que o dobro da famosa arca:

E, agora que você assistiu uma réplica da arca e viu suas reais dimensões, ainda sente que é racional achar que 2 ou 14 de todos os animais do mundo caberiam num barco dessas dimensões e coexistiriam nele por 6 meses?

15 comentários sobre “A Arca de Noé

  1. Claro que não. A Arca de Noé sempre foi para mim o episódio bíblico mais difícil de crer. Creio em todos os milagres, abertura do mar vermelho, água em vinho, andar sobre as águas, cura de cegos e paralíticos. Mas a arca eu creio ser realmente difícil. Para mim foi um evento regional, e os acontecimentos todos em escala local. Era o mundo deles. O mundo que eles conheciam. Mas daí já bate de frente com outras doutrinas relacionadas, como o “batismo literal da Terra” etc. Como lidar?

      • “… e no espírito foi e pregou aos espíritos que estavam presos. Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água. Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que foi para o céu e está do lado direito de Deus, governando os anjos, as autoridades e os poderes do céu.” (1 Pedro 3:19-22)

      • Essa comparação do apóstolo Pedro não dá o entendimento do batismo da Terra global, mas da purificação por meio da água e não da necessidade do batismo do planeta Terra.

      • Não estaria na hora de você começar acrescentar algo construtivo nos comentários? Todos seus comentários são ” Eu não creio nisso ou eu não creio naquilo” respeito sua opinião mas acho que você seja uma pessoa inteligente o suficiente para acrescentar algo. Aprendo muito aqui com os artigos e também com os comentários de várias pessoas. Vamos tentar compartilhar nosso conhecimento uns com os outros mesmo não concordando em tudo!

    • Oi, tudo bem? Não foi você que quase exaltou-se afirmando que tudo que estava na Bíblia era real e de fato tudo aconteceu?
      Mudar de opinião faz parte, né…
      Eu também confio muito no Vozes.

  2. Parece meio óbvio, para mim, que trata-se de uma simbologia. Faz poucos dias, eu curti um vídeo onde o Presidente Monson dizia que a fé precede o milagre. Ainda acrescentou que quando Noé foi ordenado a construir a arca nem chovendo estava…
    Eu achei lindo, para mim faz muito sentido. Cada um interprete, aceite ou não da forma que quiser. 🙂

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.