A Arca de Noé

300 côvados por 50 côvados por 30 côvados.

Ao ler o conto bíblico do dilúvio e da arca que Noé teria construído para resgatar todos os seres animais terrestres da destruição apocalíptica, quem nunca se frustrou ao tentar imaginar o tamanho desse barco?

Afinal, o que é um côvado? E como caberiam todos os animais em um barco? 2 de todos os animais, 14 de todos os animais “puros”, e comida para todos eles por mais de 6 meses? Quão enorme teria que ser tal barco?

Se você é uma dessas pessoas, seus problemas acabaram. Eis um belo vídeo de uma tomada aérea de uma reconstrução fiel da arca de Nóe, incluindo carros, ônibus, e pessoinhas para oferecer amplo contexto de dimensões.O “encontro da arca” é um parque temático no estado do Kentucy, cuja peça central é uma reconstrução imaginativa da bíblica arca de Noé baseando-se em suas maiores dimensões possíveis. [Veja lindas fotos dela aqui]

Existem dúzias de medidas diferentes para o côvado na Antiguidade, porém o consenso acadêmico estima que o côvado utilizado pelos hebreus entre 45 e 52 cm. Essa arca norte-americana foi desenha com a medida 51 cm em mente, e portanto mede 155 m por 26 m por 16 m.

Agora que você assistiu o vídeo, você sente que consegue ter uma ideia melhor das dimensões descritas no conto bíblico?

“Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas, e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.

Então disse o Senhor: “Por causa da perversidade do homem, meu Espírito não contenderá com ele para sempre; ele só viverá cento e vinte anos”.

Naqueles dias havia gigantes na terra, e também posteriormente, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Eles foram os heróis do passado, homens famosos.

O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração.

Disse o Senhor: “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os grandes animais e os pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito”.

A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência.

 

(…)

Deus disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei com a terra. Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Faça-a com trezentos côvados em comprimento, e com cinquenta côvados a sua largura, e com trinta côvados a sua altura. Faça-lhe um teto com um vão de um côvado entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior.

Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos. E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento”.

Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.

Então o Senhor disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração. Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea, e leve também sete casais de aves de cada espécie, macho e fêmea, a fim de preservá-las em toda a terra. Daqui a sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e farei desaparecer da face da terra todos os seres vivos que fiz”.

E Noé fez tudo como o Senhor lhe tinha ordenado. Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra. Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos entraram na arca, por causa das águas do Dilúvio. Casais de animais grandes, puros e impuros, de aves e de todos os animais pequenos que se movem rente ao chão vieram a Noé e entraram na arca, como Deus tinha ordenado a Noé. E depois dos sete dias, as águas do Dilúvio vieram sobre a terra.

No dia em que Noé completou seiscentos anos, um mês e dezessete dias, nesse mesmo dia todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram. E a chuva caiu sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

Naquele mesmo dia, Noé e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, com sua mulher e com as mulheres de seus três filhos, entraram na arca. Com eles entraram todos os animais de acordo com as suas espécies: todos os animais selvagens, todos os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos que se movem rente ao chão e todas as criaturas que têm asas: todas as aves e todos os outros animais que voam. Casais de todas as criaturas que tinham fôlego de vida vieram a Noé e entraram na arca. Os animais que entraram foram um macho e uma fêmea de cada ser vivo, conforme Deus ordenara a Noé. Então o Senhor fechou a porta.”

É interessante notar como o texto bíblico ora anota Deus ordenando Noé a juntar um casal de cada animal, ora 7 casais de puros e 1 casal de impuros, e que Noé e tropa adentraram na arca uma semana antes do dilúvio ou no exato dia quando o dilúvio começou. Há um motivo claro que acadêmicos descobriram para explicar ou justificar essas divergências. Você já ouviu falar na Hipótese de Wellhausen (ou hipótese documentária)?

De qualquer modo, fala-se de um barco de imensas proporções. Apenas a título de comparação, a maior embarcação de cruzeiro no início do século 21 é o Harmony of the Seas, cujas próprias dimensões (362m x 66m x 22m) a situam em pouco maior que o dobro da famosa arca:

E, agora que você assistiu uma réplica da arca e viu suas reais dimensões, ainda sente que é racional achar que 2 ou 14 de todos os animais do mundo caberiam num barco dessas dimensões e coexistiriam nele por 6 meses?

15 comentários sobre “A Arca de Noé

  1. Claro que não. A Arca de Noé sempre foi para mim o episódio bíblico mais difícil de crer. Creio em todos os milagres, abertura do mar vermelho, água em vinho, andar sobre as águas, cura de cegos e paralíticos. Mas a arca eu creio ser realmente difícil. Para mim foi um evento regional, e os acontecimentos todos em escala local. Era o mundo deles. O mundo que eles conheciam. Mas daí já bate de frente com outras doutrinas relacionadas, como o “batismo literal da Terra” etc. Como lidar?

      • “… e no espírito foi e pregou aos espíritos que estavam presos. Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele ficou esperando com paciência nos dias em que Noé estava construindo a barca. As poucas pessoas que estavam nela, oito ao todo, foram salvas pela água. Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que foi para o céu e está do lado direito de Deus, governando os anjos, as autoridades e os poderes do céu.” (1 Pedro 3:19-22)

      • Essa comparação do apóstolo Pedro não dá o entendimento do batismo da Terra global, mas da purificação por meio da água e não da necessidade do batismo do planeta Terra.

      • Não estaria na hora de você começar acrescentar algo construtivo nos comentários? Todos seus comentários são ” Eu não creio nisso ou eu não creio naquilo” respeito sua opinião mas acho que você seja uma pessoa inteligente o suficiente para acrescentar algo. Aprendo muito aqui com os artigos e também com os comentários de várias pessoas. Vamos tentar compartilhar nosso conhecimento uns com os outros mesmo não concordando em tudo!

    • Oi, tudo bem? Não foi você que quase exaltou-se afirmando que tudo que estava na Bíblia era real e de fato tudo aconteceu?
      Mudar de opinião faz parte, né…
      Eu também confio muito no Vozes.

  2. Parece meio óbvio, para mim, que trata-se de uma simbologia. Faz poucos dias, eu curti um vídeo onde o Presidente Monson dizia que a fé precede o milagre. Ainda acrescentou que quando Noé foi ordenado a construir a arca nem chovendo estava…
    Eu achei lindo, para mim faz muito sentido. Cada um interprete, aceite ou não da forma que quiser. 🙂

  3. “O Deus bárbaro do Antigo Testamento da Idade do Bronze é talvez o personagem mais desagradável da ficção: ciumento, e com orgulho; controlador mesquinho, injusto e intransigente; genocida étnico e vingativo, sedento de sangue; perseguidor misógino, homofóbico, racista, infanticida, pestilento, megalomaníaco sadomasoquista, malévolo.”

    Arca de Noé – Encerrando o caso
    noe-encerrando-o-caso.html

  4. “O Deus bárbaro do Antigo Testamento da Idade do Bronze é talvez o personagem mais desagradável da ficção: ciumento, e com orgulho; controlador mesquinho, injusto e intransigente; genocida étnico e vingativo, sedento de sangue; perseguidor misógino, homofóbico, racista, infanticida, pestilento, megalomaníaco sadomasoquista, malévolo.”

    • Aí ele nasceu na carne e teve suas entranhas cheias de misericórdia pelos filhos dos homens. Vemos que mesmo um Deus sem corpo não possui a perfeição e o crescimento de um Deus com corpo e com a experiência da mortalidade. =) Deuses e homens evoluem. =)

      Mosias 15:9

      9 Havendo ascendido ao céu, tendo as entranhas cheias de misericórdia; estando cheio de compaixão pelos filhos dos homens; interpondo-se entre eles e a justiça; havendo rompido as ligaduras da morte, tomado sobre si as iniquidades e transgressões deles, havendo-os redimido e satisfeito as exigências da justiça.

  5. Particularmente vejo apenas como um simbolismo. Um mito como tantos outros nas escrituras. Porém, respeito quem acredite. Sempre tiro lições dessas estórias.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s