Aqui vai nossa pergunta neste sete de setembro. No hinário de língua inglesa, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias encontram os hinos nacionais dos EUA e do Reino Unido. Não estão incluídos hinos nacionais de outros países onde o inglês é língua oficial. No hinário de língua portuguesa, não há nenhum único hino nacional.
Incluir hinos nacionais num hinário religioso faz sentido? Deveríamos ter os hinos brasileiro e português no hinário sud? Por quê?
Ainda sobre os hinários…
Na minha ala hoje notei que temos dois tipos de hinários ambos datados de 1985. Os distribuídos na Inglaterra e os americanos. Pude observar que nos americanos existem os dois hinos nacionais, tanto o americano quanto o britânico sob os números 340 e 341 respectivamente, ‘The Star-Spangled Banner’ e ‘God Save the King’. Já no Britânico existe apenas o ‘God Save the King’.
Como o irmão Polito já mencionou, de fato, antigamente o hino nacional brasileiro estava lá, mas não sabemos na edição de que ano foi descontinuado e o porque.
Sobre a Bandeira Brasileira, minha ala possuía duas e com um mastro para três bandeiras. Me lembro de ter visto o mastro presente em várias capelas, mas raramente com a bandeira hasteada.
“E eis que” hoje foi cantado na minha ala o Hino Nacional Brasileiro. Isso já havia acontecido antes, mas não todos os anos.