Filantropia: tire os filhos indignos do seu testamento

Se seus filhos não forem bons membros da Igreja, eles não devem receber nenhuma herança sua. Nesse caso, seu dinheiro e bens podem ser doados à Igreja. Isso é o que sugere um vídeo da LDS Philanthropies (Filatropias SUD), organização oficial d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

De acordo com seu site, “LDS Philanthropies é um departamento do Escritório do Bispado Presidente, responsável por doações para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e suas instituições de caridade afiliadas”.

Em seu canal no YouTube,  o vídeo intitulado Journey to Become (Jornada para Tornar-se, em tradução livre) mostra a família Mellor. O casal e seus dois filhos circulam numa elegante pick-up, socorrem uma motorista em apuros, constroem um fogão em um vilarejo pobre da América Latina, vão ao México ajudar os necessitados.

[Atualização: em 05/09/2015, nosso leitor Gomes notou que o vídeo havia sido removido pela LDS Philantropies.]

LDS PhilantropiesO pai, Reed Mellor, nos fala de suas preocupações com o futuro dos filhos e o destino de seu dinheiro após a morte:

Eu não finjo ser como meu Pai Celestial, mas para os meus filhos… para eles herdarem meus bens, eles precisarão se tornar o que eu estou tentando me tornar. [6:48]

Engenheiro aficcionado em caça, Reed não é o tipo de homem que vive de mês a mês. No entanto, ele enfatiza que seus filhos não herdarão o que ele possui a não ser que sejam dignos e estejam frequentando a Igreja:

O dinheiro pode ser um um grande benefício para o mundo, mas ele também pode destruir a salvação eterna.  Em determinado ponto em nossa vida, dois dos nossos filhos estavam cometendo alguns erros e estavam um pouco ao contrário do que acreditamos como família. E pensei: “Puxa . O que acontece se alguém recebe uma pilha de dinheiro mas não está vivendo os princípios do evangelho?”. Eu não sei quanto a vocês, mas eu nunca ouvi ninguém dizer “Nossa. Herdei um monte de dinheiro, então decidi voltar à igreja e mudar minha vida”.

Costumava me preocupar sobre se eu morresse hoje o que aconteceria com os meus filhos. E como dinheiro ou prosperidade afetariam suas escolhas e ambições e objetivos de vida. E isso causou muito estresse.

É então que Reed nos fala de outro possível destino para sua riqueza:

Na verdade, em certo momento eu estava pronto para transferir tudo o que tinha para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ao invés de arriscar que eles façam escolhas que seriam difíceis para eles com uma grande soma de dinheiro. [8:49]

Conversando sobre a ideia com amigos que recebiam doações para a Igreja SUD, ele acabou mudando de ideia e decidiu organizar uma instituição de caridade, na qual ele e seus filhos trabalhariam juntos. Mas a possibilidade de doar tudo à Igreja permanece:

E desse modo dá a oportunidade a eles de aprenderem princípios corretos, crescerem e se desenvolverem. E se forem dignos do seu sacerdócio então poderão herdar [bens] e continuar a fazer o bem.

Se eles exercerem seu arbítrio de forma contrária às minhas crenças, então a opção é que toda a herança poderá ainda ir para a Igreja. 

Você concorda com a posição desse pai? Você excluiria do seu testamento filhos que considera moralmente indignos e/ou que não frequentam a Igreja? Você os ameaçaria com essa possibilidade?

Você já tinha visto alguma referência a tal ideia na Igreja SUD? Por que, na sua opinião, a Igreja divulgou em um de seus canais oficiais uma visão tão fanática?

35 comentários sobre “Filantropia: tire os filhos indignos do seu testamento

  1. Respondendo as questões

    (1) Você concorda com a posição desse pai?
    (2) Você excluiria do seu testamento filhos que considera moralmente indignos e/ou que não frequentam a Igreja?
    (3) Você os ameaçaria com essa possibilidade?
    (4) Você já tinha visto alguma referência a tal ideia na Igreja SUD?
    (5) Por que, na sua opinião, a Igreja divulgou em um de seus canais oficiais uma visão tão fanática?

    (1) Não concordo… É só pensar um pouco e ver que, por exemplo, D’us faz chover sobre justos e injustos. Se Ele fizesse este tipo de seleção estaríamos perdidos.
    (2) De forma alguma, isso é fruto algum tipo de retardamento mental gerada onde o cara fica o dia inteiro copulando consigo mesmo e inventando estas bobagens pensando que algum retardado vai seguir seu exemplo.
    (3) De forma alguma, Livre arbítrio, o que citei em (1) está nas escrituras… Ele faz chover sobre bons e sobre maus.
    (4) Não vi, mas não estou surpreso, vamos passar a ver muitas coisas esquisitas daqui para frente…
    (5) Porque de um lado esta um grupo de lideres que pode manipular como bem entender seus seguidores e do outro há uma profusão de carneiros prontos para seguir cegamente tudo que cuspirem dizendo ser revelação…

    Lehitraot

  2. Interessante historia.
    Referente ao pai creio que ele tem o direito de fazer o que bem endenter com dinheiro conquistado. Ele tomou uma decisão inteligente em ajudar a quem precisa.Porém jamais entregaria toda a herança para mega corporação”Sud”.
    Minha opinião a igreja publicou para que outros membros fiéis aejam inspirados a fazer a doação de todos os bens e ela enriqueça cada vez mais

    • Pri, seu comentário seria como o meu, cada um faz o que quer com seu próprio $$ mas, eu NUNCA daria um só centavo para essa “empresa sud”, ultimamente estão enlouquecendo mesmo para ter o $$ dos fiéis ainda mais, tamanho desespero, e depois falam mal do Edir Macedo!

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.