Há três anos e meio atrás nós publicamos um artigo anunciando a inauguração do Shopping Center de luxo d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Estimativas de mercado na época colocavam os custos totais do empreendimento em 5 bilhões de dólares. Na data da publicação desse artigo calculamos a conversão desses custos para Reais, a título de contextualização:
R$ 9.118.396.169,16 no câmbio de então.
No câmbio de hoje, os custos de construção desse shopping seriam aproximados R$ 19.068.890.372,81.
Essa comparação realmente não nos diz nada sobre o shopping de luxo da Igreja, ou sobre a Igreja, mas sim um pouco sobre nós, brasileiros, e nossa atual conjuntura econômica, contrastando-a com a de meros três anos e meio atrás. Cada um tire suas próprias conclusões do que se passou e o que se está passando conosco, mas essa diferença é, no mínimo, significativa.
Enquanto isso, o shopping Mórmon segue financeiramente bem sucedido, embora não esteja cumprindo a função anunciada pela Igreja na época de seu anúncio original.
Saiba mais sobre o Shopping da Igreja aqui.
Saiba mais sobre as finanças da Igreja aqui.
Saiba mais sobre o que o Jesus dos Evangelhos diria sobre um shopping de luxo.
Por sorte saí do Brasil antes do início dessas novas eleições, consegui transferir uma boa parte do dinheiro que tinha no BB para o Wells Fargo e aos trancos e barrancos vou me mantendo aqui em Utah…
Apesar de não esperar voltar tão cedo não nego que toda hora tenho um choque cultural imenso e que mesmo tendo a pele bem branca e sendo mórmon, ainda sofro preconceito por parte de alguns irmãos.
Enfim a vida não é fácil, mas assim como eu, creio que qualquer um possa e deva seguir seus sonhos. O meu, era estudar em uma universidade de renome e sair do Brasil, e aos poucos estou conquistando-o.
Parabéns pelas conquistas, Fael.
Mas espezinhar seus compatriotas que ficaram pra trás no barco furado é deselegante. 😉
Aproveite bem aí, cuidado com a polícia local, e mande fotos do shopping mais luxuoso e mais verdadeiro na face da Terra!
Fariseus hipócritas dinheiristas! O fiel mórmon iludido paga muito caro pela sua “salvação” que na verdade é perdição! A Verdadeira salvação em Cristo Jesus é totalmente gratuíta e não é comprada com dinheiro e muito menos com boas obras e cerimônias e rituais feitos em templos construídos or mãos humanas que exigem pagamentos integrais dos dízimos para participar deles. A redenção dos mortos é feita gratuítamente pela misericórdia de Deus e não por causa de cerimônias batismais em templos feitos por homens. Dai de graça o que de graça recebeste !