O (des)Valor do Real

Há três anos e meio atrás nós publicamos um artigo anunciando a inauguração do Shopping Center de luxo d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

city creekEstimativas de mercado na época colocavam os custos totais do empreendimento em 5 bilhões de dólares. Na data da publicação desse artigo calculamos a conversão desses custos para Reais, a título de contextualização:

R$ 9.118.396.169,16 no câmbio de então.

No câmbio de hoje, os custos de construção desse shopping seriam aproximados R$ 19.068.890.372,81.

Essa comparação realmente não nos diz nada sobre o shopping de luxo da Igreja, ou sobre a Igreja, mas sim um pouco sobre nós, brasileiros, e nossa atual conjuntura econômica, contrastando-a com a de meros três anos e meio atrás. Cada um tire suas próprias conclusões do que se passou e o que se está passando conosco, mas essa diferença é, no mínimo, significativa.

Enquanto isso, o shopping Mórmon segue financeiramente bem sucedido, embora não esteja cumprindo a função anunciada pela Igreja na época de seu anúncio original.

Saiba mais sobre o Shopping da Igreja aqui.

Saiba mais sobre as finanças da Igreja aqui.

Saiba mais sobre o que o Jesus dos Evangelhos diria sobre um shopping de luxo.

8 comentários sobre “O (des)Valor do Real

  1. Por sorte saí do Brasil antes do início dessas novas eleições, consegui transferir uma boa parte do dinheiro que tinha no BB para o Wells Fargo e aos trancos e barrancos vou me mantendo aqui em Utah…

    Apesar de não esperar voltar tão cedo não nego que toda hora tenho um choque cultural imenso e que mesmo tendo a pele bem branca e sendo mórmon, ainda sofro preconceito por parte de alguns irmãos.

    Enfim a vida não é fácil, mas assim como eu, creio que qualquer um possa e deva seguir seus sonhos. O meu, era estudar em uma universidade de renome e sair do Brasil, e aos poucos estou conquistando-o.

  2. Fariseus hipócritas dinheiristas! O fiel mórmon iludido paga muito caro pela sua “salvação” que na verdade é perdição! A Verdadeira salvação em Cristo Jesus é totalmente gratuíta e não é comprada com dinheiro e muito menos com boas obras e cerimônias e rituais feitos em templos construídos or mãos humanas que exigem pagamentos integrais dos dízimos para participar deles. A redenção dos mortos é feita gratuítamente pela misericórdia de Deus e não por causa de cerimônias batismais em templos feitos por homens. Dai de graça o que de graça recebeste !

  3. O texto é sobre a cotação do dolar? Ou apenas uma provocação a Igreja mormon por conta do Shopping?

    Se sobre dolar, não seria mais digno do autor simplesmente fazer a conta? E se apenas uma provocação a Igreja mormon, também não seria mais honesto simplesmente fazê-la?

    Com todo respeito, o nivel desse post é muito baixo.

    • Você ainda não aprendeu a usar a internet, não é, Fernando? Sabe onde está escrito “Saiba mais” seguidos por umas palavras de azul? Se você passar o seu mouse (geralmente é uma setinha) em cima das palavras em azul e apertar o botão esquerdo do seu mouse (esse aparelho que mexe a setinha), uma outra página se abrirá magicamente. Se você fizer isso onde está escrito “Saiba mais sobre o Shopping da Igreja aqui”, abrirá uma página contendo um artigo discutindo o shopping Mórmon.

      Você ainda não aprendeu a ler com muita atenção, não é? Sim, certamente é mais “digno… simplesmente fazer a conta”. Justamente por isso a conta foi feita e encontra-se inclusa no texto do artigo. De maneira simples e proeminente, onde apenas analfabetos seriam incapazes de conseguir achar e ler. Ou assim pensávamos.

      Não lhe conhecemos e não sabemos a sua idade cronológica, porém apenas crianças e adolescentes “provocam” outras pessoas, não adultos. Se você tivesse lido a página de descrição do nosso site, que também está exposta de maneira simples e proeminente onde apenas analfabetos seriam incapazes de conseguir achar e ler, saberia que nós nos dedicamos à “produção de conhecimento pela qual a tradição mórmon possa ser lida, debatida, interpretada, e analisada de maneira aberta, honesta, e diversificada, além de criar um espaço para compartilhar essa produção dentro de uma comunidade de aprendizado e produção intelectual”. Não nos ocupamos com “provoca[ções]” infantis ou pueris.

      Com todo respeito, pedimos que aprenda a ler textos (e a clicar em links) antes de criticar os “níveis” dos posts. Sabe como é, aprender a engatinhar antes de andar, etc.

  4. Pra mim já era! Me batizei em 20 de setembro e estou saindo fora!

    Me sinto enganado! E os missionarios que ás vezes nem comem, e a “igreja verdadeira” tem shoppings? Não vou dar 1 Real pra essa igreja! Já não me bastou os anos que eu peguei “donativos voluntários” nas portas para as TJ’s agora dar dinheiro para mais uma seita americana?! Não!!! Tô fora!

    • Thiago, parabéns sua vida será mais feliz do lado de fora do mormonismo,a igreja pode dar almoço para missionários todo dia em restaurante se quiser mas ela prefere economizar para fazer um shopping!

      • Tô muito magoado Magnólia. Uma das razões de eu me desligar de forma oficial da Torre de Vigia em 2010, foi saber de suas ações no mercado americano e outros negócios.
        Estou arrazado.
        A igreja SUD e a Watchtower (das TJ) deveriam se juntar, já que a maneira de se organuzar são idênticas. Até conferência anual as duas tem, além do proselitismo super organizado.
        Viva os USA! 🙂

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s