Apóstolo Richard Scott Falece

O Apóstolo Richard G. Scott faleceu na tarde desta terça-feira, aos 86 anos. Em abril passado, Scott havia sido hospitalizado por sangramento gastrointestinal, e já não estava participando das reuniões do Quórum dos Doze devido a problema de memória, segundo reportagem do jornal Deseret News em maio.

Engenheiro nuclear, Scott foi ordenado ao Quórum dos Doze em 1988, durante a presidência de Ezra Taft Benson, aos 59 anos de idade. O Quórum dos Doze é a segunda instância máxima de autoridade d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Nascido em Pocatello, estado de Idaho, quando tinha cinco anos, mudouse para Washington, D.C., onde seu pai trabalhou no gabinete do Ministro da Agricultura Ezra Taft Benson.

Foi também em Washington que Scott estudou engenharia mecânica. Na George Washington University, conheceu sua futura esposa, Jeanene Watkins. O casal teve sete filhos. Os laços com a política também estavam presentes na família dela: seu pai, Arthur Watkins, foi senador pelo estado de Utah.

Foi a noiva que lhe deu a ideia de servir como missionário. Scott serviu uma missão de tempo integral no Uruguai. Mais tarde, ele retornaria à América Latina, desta vez para servir como presidente da Missão Norte Argentina (1965 -1969), sediada em Córdoba.

Richard G. Scott nunca gozou da mesma notoriedade que outros colegas Apóstolos mais carismáticos, como Hinckley, Monson, Parry, Nelson, Holland, Uchtdorf ou Eyring, ou mesmo como seus colegas mais influentes como Benson e Packer. Scott, contudo, ficou famoso por discursos que defendiam que algumas vítimas de abusos físicos, emocionais ou sexuais também necessitavam de arrependimento por partilhar da culpa do abuso. Scott orientou vítimas que buscassem ajuda principalmente de seus Bispos, ao invés de terapeutas e profissionais da saúde e evitassem independentemente denunciar os abusadores às autoridades, depositando as decisões sobre o caso primordialmente nas mãos dos Bispos.

Com as mortes de L. Tom PerryBoyd K. Packer e Richard G. Scott, o Quórum dos Doze fica com três posições em aberto, como já havíamos especulado ser possível em outro artigo anos atrás. A última vez que três vagas no Quórum dos Doze foram preenchidas ao mesmo tempo foi em abril de 1906. Mathias Cowley e John W. Taylor haviam renunciado (este foi excomungado e o outro desassociado) e Marriner W. Merrill tinha acabado de falecer. George F. Richards, Orson F. Whitney, e David O. McKay foram chamados para substituí-los. Será interessante ver, estando a menos de duas semanas da próxima Conferência Geral, como essa ausência prolongada de 20% da liderança da Igreja SUD impactará nas tendências futuras na convocação de novos líderes.

15 comentários sobre “Apóstolo Richard Scott Falece

  1. Não sabia de membros do quórum dos doze excomungados ou desassociados em época tão recente (depois de 1900). Qual seria o motivo, alguma relação com poligamia?

    Há outros similares em tempo ainda mais recente?

    Sabem como é, esse é o tipo de informação que não se vê na liahona, e a não ser que saiba buscar muito é o tipo de informação que não se tem.

    • É possível, se chamaram um Papa latino já tá mais do que na hora de chamarem um “brazuca” afinal a evasão da igreja é grande e só dá poucos frutos aqui na América do Sul.

      • Não creio que teremos algum dia apóstolos que não sejam norte americano, eles são muito corporativistas, e pensam que são mais dignos, melhores, mais inteligentes e que Deus os ama mais que qualquer outra raça, etnia, nação, etc….

  2. É verdade discípulo eles se acham os escolhidos, os únicos, e ainda tem tanta gente que idolatra esses gringos….

  3. Um dia essa organização terá que chamar negros e latinos para ocupar o quórum dos 12, talvez demore um pouco até nascer uma consciência mais Cristã e justa, e assim essa igreja compreenda o significado de ser uma entidade internacional. Essa idolatria que os americanos tanto amam um dia será quebrada,então surgiram lideres negros, latinos e asiáticos para dar fim a esse paradigma religioso.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s