M. Russell Ballard, presidente interino do Quórum dos Doze Apóstolos, faleceu no último domingo à noite, em sua residência, aos 95 anos de idade. Ballard havia sido hospitalizado em outubro por problemas respiratórios.
Melvin Russell Ballard Jr. nasceu em 08 de outubro de 1928, em Salt Lake City, Utah. Pelo lado materno de sua família, ele era um descendente de Hyrum Smith e de Joseph F. Smith. Ambos seus avós, Hyrum Mack Smith e Melvin J. Ballard, foram membros do Quórum dos Doze.
Após elogiar a fidelidade dos membros em pagar o dízimos, Joseph F. Smith afirmou que era um imperativo moral e meta última da Igreja descontinuar essa cobrança tão logo tivesse a situação financeira para se sustentar sem dízimos:
antecipamos ver o dia em que não precisaremos pedir de vocês um dólar de doação para qualquer finalidade, exceto o que vocês quiserem oferecer por suas próprias vontades, porque teremos dízimos suficientes no armazém do Senhor para pagar tudo o que for necessário para o avanço do reino de Deus.
Os principais líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias lançaram uma bomba em Junho de 2023, dizendo ao seu rebanho para votar nos democratas. Bem, quase isso.
Numa carta lida por líderes locais durante as reuniões de adoração em todo o país, o presidente da igreja e os seus dois conselheiros instruíram os membros a não votarem em um único partido político. Santos dos últimos dias, muitas vezes conhecidos como mórmons, têm apoiado esmagadoramente os republicanos nas últimas décadas.
Lavina Fielding Anderson sabia que estava entregando uma bomba. Anderson, mórmon dedicada que havia anteriormente editado revistas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também era uma acadêmica, escritora e feminista. E naquele dia em agosto de 1992, ela estava fazendo uma apresentação de conferência detalhando como autoridades santos dos últimos dias silenciaram repetidamente congregantes dissidentes. Ela pontuou seus comentários com a revelação de que a igreja havia criado arquivos sobre membros que a criticaram publicamente – arquivos que um porta-voz mais tarde admitiu existirem.
Treze meses depois, em setembro de 1993, seis intelectuais foram excomungados ou desassociados da fé, incluindo Anderson. O episódio em torno dos “Seis de Setembro”, como ficaram conhecidos, continua a ser um tema controverso nas comunidades SUD, especialmente porque muitas das tensões subjacentes permanecem até hoje.
Conforme havia anunciado há dois dias, Russel M. Nelson nāo se fez presente nesta 193a Conferência Geral Semianual d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, assistindo o evento virtualmente.
Nelson, que havia completado 99 anos no último dia 09 de setembro, afirmou ter sofrido uma queda dois dias após seu aniversário, e que, por isso, nāo se faria presente neste fim-de-semana no Centro de Conferências em Salt Lake City. O anúncio foi feito no dia 28 de setembro, apenas dois dias antes do início da Conferência.
Anunciamos o falecimento de Wallace B. Smith, 94 anos, presidente emérito da Comunidade de Cristo, ocorrido no dia 22 de agosto, em Lee’s Summit, estado americano do Missouri.
Bisneto de Joseph Smith Jr. e Emma Smith, ele foi o último de cinco descendentes do Profeta fundador do mormonismo a liderar a Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, como a denominação era conhecida entre 1872 e 2001.
Em 1823, o equinócio de outono traria a Joseph Smith, de 21 anos, um visitante singular: de acordo com seu relato, uma mensageiro celestial aparecera em seu quarto, dando-lhe instruções sobre seu futuro papel como tradutor de um registro sagrado ancestral, O Livro de Mórmon.
Em contraste com seu relato sobre sua Primeira Visão, situada pela primeira vez na narrativa oficial de 1838 como tendo ocorrido “no início da primavera de mil oitocentos e vinte”, o relato da visitação posterior possui uma data precisa.
Como alguém que pesquisa a escravidão no mundo mediterrâneo antigo, especialmente na Bíblia, muitas vezes ouço comentários como: “A escravidão era totalmente diferente naquela época, certo?”; “Bem, não poderia ter sido tão ruim assim.”; “Os escravos não podiam comprar sua liberdade?”.
A maioria das pessoas nos Estados Unidos ou na Europa no século 21 tem melhor conhecimento sobre o comércio transatlântico de escravos e vive em sociedades profundamente moldadas por ele. Elas podem ver os efeitos da escravidão moderna em todos os lugares, desde o encarceramento em massa e a segregação habitacional até os hábitos de votação.
Pelo terceiro ano consecutivo, o estado de Utah tem a pior disparidade entre homens e mulheres, de acordo com estudo norte-americano que avalia as condições de vida de homens e mulheres nos 50 estados do país.
O estudo publicado ontem pelo site de finanças WalletHub utilizou 17 métricas, avaliando três dimensões principais: ambiente de trabalho, educação e saúde, e empoderamento político. O Havaí é o estado americano com o tratamento mais igualitário das mulheres, seguido por Alaska, Maine, Delaware, Vermont e Califórnia.
Todo dia 24 de julho, o estado de Utah celebra o “Dia dos Pioneiros”. Há desfiles, rodeios, fogos de artifício, maratona, caminhadas e trajes históricos, além de muito vermelho, branco e azul – semelhante ao 04 de julho e outros eventos patrióticos nos Estados Unidos.
O Dia dos Pioneiros, no entanto, comemora algo único: o dia em que migrantes mórmons chegaram ao Vale do Lago Salgado. O rótulo “mórmon” refere-se a qualquer igreja com raízes nos ensinamentos do fundador Joseph Smith, embora a maior delas, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tenha rejeitado o nome em anos recentes.
Em 17 de julho de 1972, Leonard Arrington registrava em seu diário um relato de Thomas Edgar Lyon sobre sua interação com o Apóstolo Joseph Fielding, ocorrida vinte anos antes. O tema da conversa era a dúvida de um jovem membro da Igreja que, tendo descoberto sua genealogia africana, não sabia se deveria contar a sua noiva, com quem se casaria no templo, e a seu bispo.
Thomas Edgar Lyon, a quem Arrington chama de Ed, servira como missionário na Holanda e para lá retornara como Presidente de Missão na década de 1930. Nos anos 1940 e 50, Lyon lecionou no Instituto de Religião da Universidade de Utah, onde transcorreu o evento narrado abaixo.
Todo mês de novembro, desde 2002, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realiza uma apresentaçāo anual chamada “Luz de las Naciones” ou “Luz das Nações”. Com um elenco de mais de 500 pessoas, a maioria das quais são membros latinos da igreja, o programa incorpora música, dança e mensagens espirituais em uma celebração da identidade latina em todas as culturas.
O tema para 2022 foi “Juntos es Mejor”, que significa “Melhor Juntos”. O programa gratuito é realizado no Centro de Conferências SUD Conference Center, ao norte da famosa Praça do Templo em Salt Lake City, Utah: sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecida historicamente como Igreja Mórmon ou SUD. Luz de las Naciones é a única celebração anual multilíngue e multicultural televisionada patrocinada pela sede da igreja.
“Bom samaritano” é um rótulo frequentemente usado para descrever alguém agindo desinteressadamente em benefícios de outros, mesmo que seja um completo estranho.
Alguns podem reconhecer que a expressāo tem sua origem em uma estória bíblica, uma das parábolas de Jesus contadas no livro de Lucas, capítulo 10. Nela, um viajante da comunidade samaritana, um grupo étnico e religioso do Oriente Médio, encontra um homem que tinha sido roubado e espancado à beira da estrada.
O ferido foi ignorado por dois homens que passavam, ambos pertencentes a grupos que eram religiosamente respeitados na comunidade judaica de Jesus: um sacerdote e um levita, uma tribo com responsabilidades religiosas especiais. Em contraste, o samaritano dá os primeiros socorros à vítima, coloca-a sobre o seu jumento e transporta-a para uma estalagem onde o espancado recebe alojamento, cuidados e alimentaçāo – com todas as despesas pagas pelo viajante samaritano.
Com pesar, noticiamos o falecimento da historiadora Kate Holbrook, ocorrido no sábado passado (20/8), em Salt Lake City. Ela foi autora e/ou editora de diversos artigos, livros e apresentações relacionados à história das mulheres mórmons e à relação entre comida e comunidades religiosas.
Em 2011, Holbrook tornou-se a primeira historiadora gerente da História da Mulher no Departamento de História d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A posição inovadora conquistada por Holbrook gerou publicações que buscaram integrar a história das mulheres mórmons à narrativa oficial da maior denominação oriunda do movimento mórmon.
Em 2016, a Editora do Historiador da Igreja – uma das editoras oficiais da Igreja, até então dedicada exclusivamente ao Projeto Joseph Smith Papers – publicou o livro e o site coeditados por Kate Holbrook The First Fifty Years of Relief Society: Key Documents in Latter-Day Saint Women’s History (Os Primeiros Cinquenta Anos da Sociedade de Socorro: Documentos-chave na História das Mulheres Santos dos Últimos Dias), o qual permanece infelizmente sem tradução ao português.
Há muitos termos para se referir a pessoas que frequentam as reuniões d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias mas dizem nāo acreditar em todos seus ensinamentos. “Mórmon cultural” é um deles. “Hipócrita” é outro. Em ambos os casos, porém, a suposição é que participar sem crer requer adendos. Ou, em outras palavras, supõe-se que crer seja a verdadeira essência do que significa ser religioso.
De certa forma, os membros da Igreja foram ensinados essa lição pela Suprema Corte dos EUA. Em 1879, o tribunal proferiu uma decisão no caso George Reynolds. Ele era secretário de Brigham Young e o homem que os líderes da Igreja escolheram para ser o caso teste para ver se o tribunal concordaria que a Primeira Emenda protegia a prática da poligamia.