O Esfinge Joseph Smith

Ontem eu visitei o jardim Gilgal, um sítio Mórmon em Salt Lake City de que eu gosto muito. Gilgal é um jardim de esculturas, criado por um bispo SUD, Thomas Battersby Child, Jr. (1888-1963) durante os últimos 17 anos da sua vida. Este é a melhor conhecida escultura no jardim:

O Esfinge Joseph Smith, no Jardim Gilgal, Salt Lake City

Não sei como os membros da Igreja no Brasil reagirão para tal coisa. Sei que muitos dos membros nos EUA ficam confusos com tal expressão artística; acham estranho mesmo. Mas ainda assim, é uma expressão como poucos que temos — um homem que empregou o pouco que tinha em fazer uma homenagem a sua fé, mesmo sem treinamento artístico.

Tal expressão mostra tanto esforço e fé que penso:

Será que a minha oferta ao Senhor mostrará tanta devoção?

25 comentários sobre “O Esfinge Joseph Smith

  1. Acho isso “abominável” pois, o egito é inimigo de Ysrael. Sempre foi contrário aos mandamentos de Deus construir estátuas. Lembrando que a idolatria entrou no mundo após o povo construir uma estatua em homenagem a um grande governador e logo depois “adorar”. A questão é, para que construir imagens? E pior, colocar o rosto de Joseph em um esfinge? Isto mostra uma completa falta de conhecimento das escrituras e do próprio evangelho em si…

    • Verdade, Heber?

      Você já notou que a Igreja compra, mostra e promova estátuas?

      Por exemplo, o centro de visitantes na praça do templo em Salt Lake City tem essa:

      http://www.lightplanet.com/mormons/art/christus.html

      Acho que os mandamentos dizem que não devemos _adorar_ estátuas. Construir não é adorar.

      Quanto ao esfinge, pelo menos em inglês, ele é um símbolo de sabedoria, portanto acho que o artista do Esfinge Joseph Smith está comunicando algo sobre a sabedoria de Joseph Smith.

      • Bom, não sei quanto outras pessoas. Mas eu tenho minha opnião formada, não aprovo tudo apenas porque a igreja ou seja quem for aprova! A escritura é clara. o exemplo de estatuas é mais do que utilizado no antigo testamento como simbolo de idolatria. Sou contra! Esta é minha opnião, para mim imagem é idolatria! Uma vez que somos todos iguais perante o criador não há motivos para criar uma imagem e destacar personagens, mostre-me uma escritura onde Cristo ou Deus tenha dito para criar uma imagem simbolica de alguém eu eu certamente mudarei de opnião. Sou contra! Acho inútil , e contrário ao que o Senhor sempre falou nas escrituras. Outra coisa, eu não sigo homens, eu sigo as escrituras e Deus. Nem um homem neste planeta vai virar para mim e me dizer que algo que é contrario o que o Senhor disse nas escrituras é verdadeiro agora… espero que compreendas, que isto é uma opinão pessoal, por isso eu escrevi “eu acho… que é…” pois é a minha opnião. Sou contra qualquer forma de imagem , busto, estatua seja o que for… Não apoio isto seja que for que faça…

      • Ah, então você também não tira fotografias? Pois são imagens….

        E se tira fotografias, pode-me dizer aonde está a linha entre o que é aceitável e o que não é aceitável?

        Mas posso tb dizer que concordo nesse ponto: “não aprovo tudo apenas porque a igreja ou seja quem for aprova.”

      • Acho que agora, você está começando a “evadir” por exemplo: A escritura diz -“Não faceis imagens do que há no céu e na terra. etc… etc..” fotografias não é fazer imagens. acho que tem que correlacionar com o contexto: Agora responda minha pergunta, pois como disse é uma opnião minha baseada no verdadeiro “deus” do velho testamento “Yaho” e também, “jeova” agora, me diga uma escritura onde estes Deuses, ao contactar com o homem desde o princípio ordenou a construção de alguma estatua? Não conheço tal escritura, mas pense,,, qualquer pessoa é livre para adorar o que quiser onde quiser como quiser. Sendo assim, não retiro o direito de alguns pseudo “cristãos” adorarem, construirem ou seja o que fora até mesmo que sejam bustos ou imagens, é um diretio, mas eu apenas me questiono porque uma igreja Cristã assumiria tal prática, uma vez que aceite a ‘biblia’ (se assim quiseres chamar) como escritura , e nesta tal prática é condenada inumeras vezes? não seriam atitudes como estas que desqualificam nossa crença diante de outras? precisamos mesmo, praticar tal ato? somos uma relgião, uma empresa? o oque? eu tiro fotografias daquilo que é criação de Deus sobre a terra, ou criação do homem, mas não crio fotografias! de deus ou seja o que for sou contra… até que alguém me prove o contrário! é livre o direito né? agora, pegunto o mesmo a voce que perguntei e continuo perguntando a todos… qual escritura Deus mandou construir uma imagem de algum servo dele?

      • “fotografias não é fazer imagens”

        Não estou tentando evadir nada. Não veja nenhuma diferença entre fotografia e pintura ou escultura. Todas essas tem uma imagem de algo. A única diferença entre fotografia e escultura é que uma é 2D e o outro é 3D.

        Repito a minha pergunta, aonde está a linha entre o que é aceitável (fotografia) e o que não é aceitável, segundo o seu ponto de vista. Muitos artistas representam o que eles veem — e podem dizer que a representação é igual a uma fotografia. Assim, ao fazerem uma escultura, eles tb não estão criando nada, mas representado o que Deus criou.

        Heber, não vou dizer que o seu ponto de vista é inválido. Estou apenas tentando compreender algo que me parece estranho. Acho que o que o velho testamento diz sobre imagens é limitada a idéia de adorar a essas imagens, e não percebo, segundo o seu ponto de vista, como a fotografia é lícito e fazer uma escultura de algo não é!

      • Bom, amigo! Vou procurar ser o mais claro possível, pois não é minha intenção discutir (sei que não está discutindo) 1) Meu português é uma DROGA! kkkk (Isto quer dizer que não sou especialista e as vezes escrevo muito mal o que passa uma ideía errada) 2) Eu errei em ser tão radical quando (ofensivo) ao ver a imagem de Joseph como Esfinge (Mas isto me deixou muito indignado porque para mim Joseph Smith é mais q

      • Errei apertando o enter, então recomeço daqui:

        Bom, amigo! Vou procurar ser o mais claro possível, pois não é minha intenção discutir (sei que não está discutindo) 1) Meu português é uma DROGA! kkkk (Isto quer dizer que não sou especialista e as vezes escrevo muito mal o que passa uma ideía errada) 2) Eu errei em ser tão radical quando (ofensivo) ao ver a imagem de Joseph como Esfinge (Mas isto me deixou muito indignado porque para mim Joseph Smith é mais que um profeta, ele é o profeta escolhido para restaurar o evangelho nos útlimos dias ele viu o Pai e o Filho. Para mim, ele é sagrado! 3) Agora vou tentar explicar meu ponto de vista. Quando tiro fotografia estou captando imagens da criação de Deus. Quando eu crio uma imagem, não estou fazendo o mesmo, pois estou representando. Uma fotografia é reflação da luz! captada, ou seja é fiel a imagem que captou Eu não posso tirar uma fotografia de deus ou de joseph seja como for eles não existem aqui neste plano. Quanto o criar, é livre … porém as escrituras dizem para não fazer imagens, usando o bomn senso, eu acredito que o senhor se referia a duas coisas A) Fazer imagem do que é sagrado ou invisivel, b) porstar-se e adorar estas imagens. Então, se uma pessoa faz uma imagem por exemplo da face de Deus isto me ofende muito, pois ele disse para não fazer… Posso estar engado? sim posso, porém, eu estou a um tempo estudando o tema que é muito do meu interesse pois fui ao templo. E até hoje não econtrei uma explicação para isso válida, apenas suposições, mas como bem sabes a crença deve estar baseada no que é “canon” e nas escrituras não encontrei paralelo. Bom, desculpa qualquer ofensa, pois minahn intenção foi criticar a idéia de construir imagens e não apessoa , mas como disse, meu portugues e uma “droga”…. vou procurar melhorar nas proximas,,, 😦

      • Esqueci de dizer, que na biblia não fala apenas em adorar, fala em “Não fazeis imagem alguma do que ´há no céus ou embaixo dos céus…. e sobre elas não te prostareis etc. etc..” ou seja, fala em construir, e depois em adorar, pois o Senhor sabia que o povo logo estaria adorando… se construisse, então para previnir mandou não construir.. Não preciso de um “vidente” para me explicar o que o Senhor já me explicou claramente. ^^

      • Esqueci de dizer, que sou contra estas estatus que a igreja construiu! Isso foi o homem que fez não foi Deus. Deus não faria issso, pois nunca ordenou a construção de uma estatua nem no passado nem no presente.! Acho que são tudo desculpas! para justificar… há, pode construir, não pode adorar? Onde isto esta escrito que pode construir? Ainda não achei…

      • Olhe para o Velho Testamento e verás que Deus ordenou que se construisse dois querubins de ouro e se colocasse sobre a arca da aliança, no Templo de Salomão havia esculturas e imagens de touro e outros animais, Deus ordenou a Moises que fizesse a serpente de bronze e todo aquele que fosse picado por uma cobra e depois olhava para a serpente de bronze era curado. Esses são apenas alguns exemplos.

  2. No meu ponto de vista, a essência do mandamento de “não adorar imagens” não está no objeto de adoração mas na postura do indivíduo diante do objeto…

    Assim, fica fácil entender Deus instruindo a CONSTRUÇÃO de querubins sob a arca do concerto ou PINTAR as sentinelas na cortina que dividia o Santo dos Santos… Seja a estátua ou a pintura, ambas nunca foram repreendidas por Jeová em nenhum dos canons Cristãos e/ou Suds; daí temos o Sumo-Sacerdote que anualmente teria o privilégio de representar toda a Israel, onde poderíamos entender que simbólicamente Israel tinham acesso a essas imagens e estátuas, e o Sumo-Sacerdote ao vê-las, seria levado a profundas reflexões, elevando-o a experiências místicas indescritíveis… Ele não adorava o que via a sua frente, mas o que via levava-o a adorar a Deus de maneira mais intensa, tanto em sentimento quanto no modo de viver…

    Pra mim, este é poder dos símbolos, imagens e gravuras, estátuas, etc… Quando olhamos a eles como devem ser vistos, nossa mente e coração recebem insights e renovação intensos que aumentam nossa admiração pelo Divino… Por isto, somos instados a termos em nosso lar gravuras de Cristo, do Profeta atual e/ou da restauração, do Templo regional, estatuetas dos pioneiros, etc… Todos, quando visto da maneira certa, nos impelem a pensar mais em Cristo, e em nossa dedicação em serví-lo, bem como nos muitos princípios morais que devemos desenvolver nesta esfera mortal de clima telestial pra sermos mais felizes nesta vida e na próxima…

    Penso eu, que a esfinge de Joseph, foi uma homenagem do artista ao Profeta, bem como uma iniciativa de que valorizemos a sabedoria divina; pra que aqueles que admirassem a arte, reverenciassem a sabedoria com que Deus abençoou o jovem profeta que encabeçaria esta última dispensação! Eu, por exemplo, ao ver a foto da estátua postado pelo meu bom amigo Kent, refleti sobre a possibilidade de Deus me ajudar a desenvolver sabedoria e liderança, tal como fez com Joseph, caso eu pague o preço da dedicação, empenho e coragem, como ele e alguns poucos pagaram!

    • Bom, faz sentido tudo que você disse inclusive a citação dos “querubins”. Isto nos faz compreender porque os luteranos e católicos utilizam os simbolos da cruz, e as imagens dos santos. POis eles não adoram a imagem, apenas é uma repressentação de algo divino. A cruz o sinal da cruz é para lembrar constantemente que Cristo pagou pelos nossos pecados e que devemos lembra-lo sempre, as imagens dos santos é para lembrar que os santos existiram e que estão vivos hoje lá no céu. Bom, quanto rezar para santos nesta parte não opino pois é uma crença e é um direito deles. e nossa regra de fé diz isso. Quanto o simbolo de cruz, acho que é válido por isso os luteranos mantiveram o simbolo da cruz, e martin lutero fez a revolução e mateve o sinal da cruz. bom enfim. E o mesmo tipo de perspectiva.

Deixe um comentário abaixo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.