Um site de relacionamentos direcionado ao público mórmon está enfrentando problemas legais. A Intellectual Reserve, Inc. (IRI), empresa de propriedade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está processando o site norte-americano Mormon Match pelo uso do termo “Mormon”. A IRI ainda pediu a retirada de uma imagem do templo de Salt Lake City (foto acima), o que foi feito pelo site de namoro.
O dono do Mormon Match, Jonathan Eller, 31, é um pai solteiro do estado do Texas. Ele afirma que teve a ideia de lançar o site após tentar usar outros serviços similares oferecidos para mórmons. Eller diz ainda ter pensado na necessidade de pessoas como sua mãe, viúva, na busca de um parceiro.
De acordo com o site da Igreja, a palavra inglesa para “mórmon” é uma marca registrada da IRI, da mesma forma que o nome completo da Igreja, “Liahona” e “Book of Mormon” (“Livro de Mórmon”).
A ONG Electronic Frontier Foundation, que defende liberdade civis no meio digital, está atuando em defesa de Eller, com o argumento de que o nome Mormon Match descreve o público-alvo dos serviços oferecidos. Na opinião de uma representante da ONG, Corynne McSherry, “a igreja mórmon está reclamando direitos sobre [a palavra] ‘mórmon’ para descrever um mórmon. Não acho que o Vaticano possa patentear [a palavra] ‘católico'”.
Quais outras marcas seriam registradas por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias?