Brigham Young, em discurso no famoso Tabernáculo Mórmon em 08 de junho de 1873, explica porque Adão se chamava Adão:
“O mistério é assim, como com os milagres, ou qualquer outra coisa, apenas um mistério para aqueles que são ignorantes. O Pai Adão veio até aqui, e então lhe trouxeram sua esposa. ‘Bom’, dirá alguém, ‘por que Adão foi chamado de Adão’? Ele foi o primeiro homem na Terra, e seu arquiteto e seu criador. Ele, com a ajuda de seus irmãos, a trouxe à existência.
Então Ele disse: “Eu quero que meus filhos, que estão no mundo espiritual, venham e habitem aqui. Certa vez Eu habitei uma Terra parecida com esta, num estado mortal, Eu fui fiel, Eu recebi minha coroa e minha exaltação. Eu tenho o privilégio de extender minha obra, e ao seu acréscimo não haverá fim. Eu quero que meus filhos, que me foram nascidos no mundo espiritual, venham até aqui e assumam tabernáculos de carne, para que seus espíritos possam tem um lar, um tabernáculo ou um habitáculo como o meu tem, e onde está o mistério?”
O discurso inteiro de Brigham Young merece atenção cuidadosa (publicado originalmente no Deseret News, pp.4-5, vol. 22:308, 18 Junho 1873). Seguem alguns trechos interessantes deste mesmo discurso:
“Quanta descrença existe nas mentes do Santos dos Últimos Dias com respeito à uma doutrina em particular que eu revelei a eles, e que Deus revelou-me – a saber, que Adão é nosso Pai e nosso Deus – eu não sei, eu não pergunto, eu não me importo. Nosso Pai Adão ajudou a criar esta Terra, ela foi criada expressamente para Ele, e após criada Ele e seus companheiros vieram aqui. Ele trouxe uma de suas esposas consigo, e ela foi chamada de Eva, porque fora a primeira mulher na Terra. Nosso Pai Adão é o homem que fica aos portões e possui as chaves da vida eterna e da salvação para todos os seus filhos que já vieram ou que virão a esta Terra.”
…
“Onde está o mistério nisso? Dizemos que o Pai Adão veio aqui e ajudou a criar a Terra. Quem é ele? Ele é Miguel, o grande príncipe, e foi dito a ele por Elohim: ‘Vai e Fazei uma Terra’. Onde está o grande mistério? Ele veio e formou a Terra. Geólogos dizem que ela está aqui há milhões de anos. Como é que eles sabem? Eles não sabem nada disso. Mas suponha que estivesse? Qual é o problema? Adão a achou em estado de caos, desorganizada e incompleta. Filósofos, novamente, ao falar sobre o desenvolvimento dos produtos da Terra, por exemplo, dizem que no reino vegetal as pequenas fibras cresceram primeiro e só depois a vegetação maior. Quando este estágio preparatório foi completado então vieram as várias ordens de criação animal; e finalmente apareceu o homem. Não interessa se estas noções são verdadeiras ou não, elas são mais ou menos especulativas. Adão veio até aqui e a colocou em ordem para que lhe prouvesse para começar com Seu projeto.”
…
“Eu não culpo a Mãe Eva, eu não trocaria ela partilhando do fruto proibido por nada neste mundo. Eu não daria nada se não pudesse entender a luz da escuridão. Posso entender entre o azedo e o doce, assim como você. Nisto está a inteligência, mas junte tudo e faça máquinas de seus professores, e onde estará a glória ou a exaltação? Não há nenhuma. Eles devem passar por todos os mesmos desafios que os Deuses, para que saibam distinguir o bem do mal, como confortar os tentados, cansados e fracos, e como estender a mão misericordiosa para salvar o pecador em queda.”
…
“Alguns podem dizer: ‘Mas, irmão Brigham, você parece saber tudo’. E eu digo: ‘Não, eu só sei um pouco, mas eu tenho uma eternidade de conhecimento diante de mim, e nunca imagino que chegará o dia em que não terei mais o que aprender, nunca, não nunca, mas eu espero continuar aprendendo para sempre, indo de exaltação a exaltação, de glória a glória, de poder a poder, sempre seguindo adiante para maiores e mais altas estações, como os Deuses o fazem’. Esta é uma ideia que afoga todo o mundo Cristão em um instante. Que tentem entender isso sem terra à vista e sem barco, e se tivessem barco, sem vela, compasso, ou leme. ‘O que?’ exclamam, “Não sabe o Senhor tudo?’ Bom, se Ele sabe, deve saber uma quantidade imensa. Não importa, a mente humana não pode compreender isso da mesma maneira que não pode compreender os céus além do limite do tempo e do espaço nos quais os Cristãos esperam sentar-se e cantar em felicidade eterna, ode dizem que viverão para sempre e por toda eternidade.
Se olharmos adiante, poderemos compreender um pouco da ideia do que será viver por toda eternidade e para sempre; mas olhando para trás, e tente contemplar e meditar no fato de que nunca houve um começo e estará perdido imediatamente. O presente e o futuro podemos compreender um pouco, mas o passado é o todo um branco, e é certo que assim o seja. Mas se formos fiéis nas coisas de Deus, elas se nos abrirão, abrir-se-ão, e nossas mentes se expandirão, alcançar mais adiante e receber mais e mais, e eventualmente poderemos começar a ver que os Deuses existiram para sempre e por toda eternidade.”
O discurso inteiro de Brigham Young, como publicado originalmente no jornal oficial da Igreja SUD, o Deseret Weekly News, pp.4-5 encontra-se disponível para leitura em cópia escaneada da publicação. O discurso icônico de Brigham Young elaborando na sua crença de que Adão, ou Miguel, é nosso Pai Celestial encontra-se em Journal of Discourses 1:50.
Se essa doutrina ainda fosse válida hoje em dia seria meio difícil encontrar apoio Bíblico ou mesmo no livro de Mórmon. Como seria? O pai criador expulsaria a si mesmo do paraíso? Ou talvez Adão seria mais um dos “deuses Criadores” (seria até bonito, se não filosófico! pensar em um Deus vindo pessoalmente para a terra perpetuar a espécie humana fisicamente) E jesus Cristo, orava e chamava de “Abba” a quem? Adão ou outro ser Divino maior que eles? Interessante muito interessante. Existe algum documento em que Joseph partilha desta mesma visão ? ou pelo menos dá a entender?
O que isso importa?
O que isso importa?
Importa que prova que os profetas da dita igreja verdadeira; ou são lunáticos, ou são vigaristas mentirosos. Se a raiz da arvore esta envenenada todos seus frutos também estão, como confiar nos profetas desta igreja, depois de saber destes devaneios.
no discurso dele, eu nao o vi dizer q MIGUEL é ELOHIM….seres distintos no discurso dele…ate pq BRIGHAM fala q ELOHIM o ordenou pra fazer a terra…. ADÃO É NOSSO PAI, mas nao nosso DEUS. A confusão é a opinião dele em dizer q adão é nosso deus. Mas fora isso…o discurso é fato
É tanta doutrina de B. Young hoje deixada de lado pela Igreja que fico imaginando o que aconteceria se um membro recém converso tivesse acesso a isso tudo. Seria uma completa confusão cognitiva.
Eu era recém converso quando soube dessa doutrina
Mas as estranhas interpretações existem em qualquer outras denominações por aí
Como vim de outra denominação
Já estava acostumado com “teorias”
Mas sempre fiquei no básico mesmo; Bíblia, LDA, De, Pérola