Durante o mês de agosto, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou uma pesquisa de opinião sobre a ordenação de mulheres ao sacerdócio, entre outros temas. A pesquisa foi enviada por e-mail a mil membros ativos, nos EUA, de ambos os sexos, escolhidos aleatoriamente, de acordo com a afirmação de Dale Jones, porta-voz da Igreja. Várias perguntas fazem alusão aos processos disciplinares iniciados em junho passado e à posterior excomunhão de Kate Kelly, ainda que seu nome não seja citado.
Algumas perguntas da pesquisa:
» Conforme seu entendimento, qual a definição da igreja de “apostasia”?
» A discussão pública desses conselhos disciplinares noticiados afetou seu pensamento sobre quaisquer questões? Se sim, que questões e como?
» O quão preocupado(a) você está pessoalmente sobre os papéis, responsabilidade ou tratamento das mulheres na igreja?
» Nos últimos seis meses, você viu, ouviu ou leu algo sobre do debate público sobre o desejo de alguns de ordenar mulheres ao sacerdócio na igreja?
» Qual seria sua principal fonte de informação acerca da ordenação de mulheres ao sacerdócio?
» Na sua opinião, o quão bem as autoridades gerais entendem as preocupações dos seguintes tipos de membros? (membros que estão preocupados sobre a igualdade de gênero na igreja; membros que se sentem desconfortáveis expressando dúvidas ou perguntas sobre doutrinas ou crenças essenciais SUD; membros que estão preocupados com a disciplina da igreja)
Qual foi o resultado das pesquisas?
Cris,
os dados da pesquisa não são divulgados pela Igreja.
Ótimo começo, notícia surpreendente. Talvez signifique que não ignoram totalmente a possibilidade. Também entendo como certo respeito às mulheres e homens que reivindicam tais direitos. Muito bom saber isso.