John Dehlin excomungado

john dehlinJohn Dehlin, fundador do site Mormon Stories Podcast e ativista LGBT, recebeu hoje sua carta de excomunhão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O conselho disciplinar ocorreu no último domingo (08/02) na cidade de Logan, em Utah, quando Dehlin foi acusado de apostasia.

Psicólogo, Dehlin escreveu uma tese de mestrado sobre o tratamento de desordem obsessiva-compulsiva acerca de questões religiosas, e atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado sobre as experiência pessoais de mórmons e ex-mórmons gays, lésbicas e transexuais com terapias para mudança de orientação sexual.

Dehlin afirma sobre suas crenças:

Acredito em muitos ensinamentos morais centrais, não-distintivos no mormonismo (por ex., amor, bondade, perdão, fé, esperança), mas  tenho sérias dúvidas ou não mais acredito em muitos das reivindicações de verdade da igreja SUD (por ex., Deus antropomórfico, “uma igreja com autoridade exclusiva”, que o atual profeta da igreja  SUD recebe comunicações privilegiadas de Deus, que o Livro de Mórmon e o Livro de Abraão são traduções, poligamia, ensinamentos racistas no Livro de Mórmon, que ordenanças são necessárias para salvação, obra vicária pelos mortos).

De acordo com o presidente de estaca Bryan King, que presidiu o conselho disciplinar, Dehlin não foi excomungado por suas dúvidas, mas por “afirmações categóricas se opondo às doutrinas da igreja, e sua ampla disseminação pela sua presença na internet, a qual afastou outros da igreja”. A carta da presidência de estava pode ser encontrada aqui.

Seu site Mormon Stories traz entrevistas sobre variados temas relacionados ao mormonismo, contando com a participação de um amplo espectro de membros sud, com diferentes posições.

Dehlin havia sido notificado do processo disciplinar em junho. A ativista Kate Kelly, fundadora do movimento Ordain Women, havia sido notificada um dia depois de Dehlin e excomungada no mesmo mês.

24 comentários sobre “John Dehlin excomungado

  1. Prezado irmão Otavio Augusto peço que me perdoe e antecipadamente também por tê-lo chamado de tolo no outro debate encabeçado pelo artigo do Marcelo Jun, apesar que em minha opinião você foi reducionista ao julgar a questão de Dehlin quando diz: “Onde está o defeito desta doutrina? É preguiça? Má Vontade?Falta de amor ao próximo? Essa doutrina revela uma amostra de como é a sociedade após a morte, não é interessante? É de mal gosto ? Núcleos familiares não são uma forma social correta para o futuro pós-morte?”

    Todas as pessoas (inclusive você e eu tb) merecem respeito, merecem compreensão, neste sentido minha filha certa vez colocou um painel muito interessante no FB que dizia: “Não me julgue só porque meu pecado é diferente do seu”… Veja i. Otavio eu vou debater com você se estabelecermos 2 condições, na primeira necessito saber se já é experimentado na fé… No sentido que nossa conversa não venha conotar que sou apóstata ou por outro lado que você perca sua fé por ser novo nela… Apesar de pensar que estou certo de minhas convicções se eu estiver errado não quero ser pego lutando contra os santos ou contra D’us ou afastando um inocente daquilo que ele acredita… A segunda condição é que isto não se torne algo pessoal, estou dizendo isso porque debati sobre outro assunto com um irmão aqui e ele ao final prestou o testemunho e perguntou se eu era cristão…

    Por enquanto sou Cristão e membro ativo da igreja, frequento a 34 anos, fiquei 10 anos nos seminários e instituto e nunca abri mão da busca da verdade e devido a isso me tornei judeu, se você se desarmar e observar mais atentamente verá que fazem sentido algumas questões levantadas por Dehlin, aqui costumo debater 3 temas, qualquer tema que se choque com a Torah, poligamia e agora Livro de Abrão… Poderia debater o LM mas minha cota de rebeldia só permitem estes 3 citados…

    Elogio-o pela oração e estudo e a combinação dos dois é o que mais aconselho, é necessário “rezar” antes de ler a Torah e também após ler… Isso é da tradição judaica… Cada escritura que o irmão citou possui uma exegese explicativa de porque aquilo não representa um antropomorfismo de D’us… Para algumas escrituras o Rambam inclusive cita consequências por até mesmo alguns judeus direcionarem para este antropomorfismo… No livro o “Guia dos Perplexos” este assunto ocupa umas 60 paginas eu vou digitaliza-las e adicionar aos meus próximos posts… Aceite por enquanto minhas desculpas e peço paciência porque farei as postagens somente em casa. Dedicarei parte do feriado em atenção a você e aos leitores deste blog para este tema… Oro para que nossa comunicação seja com um bom espírito apesar de discordarmos em alguns pontos…
    Shalom!

Deixe um comentário abaixo:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.